Acre
Polícia Civil deflagra “Operação Remato” no combate a criminalidade na região de fronteira com a Bolívia
BRASILÉIA – A Polícia Civil, por meio da regional de polícia do Alto Acre, deflagrou, nesta quinta-feira, 21, a ‘Operação Remato’, que resultou na prisão de cinco pessoas, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas e associação, roubo, furto e receptação na região da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia).
Além das cinco prisões nesta quinta-feira, outras oito pessoas estão foragidas, com mandados em aberto em função dessa investigação, que iniciou há seis meses, todas indiciadas. Segundo o coordenador da regional de Polícia Civil do Alto Acre, delegado Cristiano Ferreira de Bastos, o nome Remato, dado à operação, foi escolhido em razão da percepção dos policiais quanto à relação direta, das ações realizadas pela Polícia Judiciária, na região, no combate aos crimes praticados na fronteira.
No início da manhã de desta quinta-feira, os policiais civis realizaram a prisão de Paulo Roberto Estevão de Carvalho, na cidade de Brasiléia. Paulo é suspeito de comandar a venda de cocaína naquele município, mantendo ponto de venda de drogas e de planejamento de crimes em uma chácara da família, localizada no quilometro 26 da Estrada do Pacífico/sentido Assis Brasil, local frequentado por um grupo de criminosos liderados por Paulo Carvalho.
Quando foi efetuada a prisão dele, foi localizado e apreendidos na chácara do suspeito, vários televisores, aparelhos de som, aparelhos DVD, celulares, dinheiro, balança de precisão e uma espingarda de pressão, na qual eram usados cartuchos calibre 22. Parte do material apreendido, pela polícia, estava na casa de cúmplices de Paulo.
Na mesma ação a Polícia Civil prendeu Franciclebio dos Santos, Maicon Cardozo Alves Feitosa, Edinho Moura Paulino e Alan dos Reis Oliveira. “Nós tiramos de circulação um grupo de pessoas que tentavam desestabilizar a paz social na região do Alto Acre, traficando droga e praticando outros delitos, como: roubos, furtos e receptação”, explica o delegado Cristiano.
Segundo as investigações, Paulo Carvalho, articulava o tráfico de drogas na cidade de Brasiléia e região juntamente com os investigados Franciclebio, Edinho e Maicon, todos presos na ‘Operação Remato’. Delegados, peritos, escrivães e agentes de polícia participaram da ação. Ao todo, 32 policiais estiveram envolvidos no cumprimento de 13 mandados de prisão e de buscas e apreensão, autorizados pela justiça.
A Polícia Civil intensificou as investigações em relação a outros delitos, quando o apuratório policial apontou que os crimes contra o patrimônio (roubos e furto) praticados no Alto e Baixo Acre, inclusive em Rio Branco, tinha o lucro repassado aos traficantes da região de fronteira. Os demais envolvidos no grupo criminoso não tiveram seus nomes revelados pela polícia. As investigações prosseguem e outros suspeitos podem ser presos a qualquer momento.
Durante o período de investigação, iniciada em agosto do ano passado, a Polícia Civil realizou diversas prisões em flagrante e apreensões de drogas e de armas de fogo, somando às provas que foram usadas para deflagrar a ‘Operação Remato’.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale









Você precisa fazer login para comentar.