Cotidiano
Pobreza cresce na Venezuela e já atinge 96% da população do país, diz estudo
A doença cresceu 18% no país em apenas seis dias. Neste momento, a Venezuela soma 12.774 casos e 120 mortes decorrentes da Covid-19.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – Foto: Nicolás Maduro/Twitter
Daniel Motta e Renan Fiúza, da CNN
Um estudo divulgado nesta semana pela Universidade Católica Andres Bello (UCAB) registrou que o percentual de pobreza na Venezuela cresceu e já afeta 96% da população do país. É um índice superior a todos os outros lugares do continente considerados pobres e superior também a países africanos.
O percentual é verificado quando se considera apenas a renda, de acordo com a Pesquisa Nacional de Condições de Vida (Encovi), publicada pela universidade venezuelana.
O estudo verifica que quase 65% da população empobreceu em 2019, uma alta de 14 pontos percentuais sobre os 51% registrados no ano anterior. Para 2020, os prognósticos são ainda piores, em razão da pandemia do novo coronavírus.
A doença cresceu 18% no país em apenas seis dias. Neste momento, a Venezuela soma 12.774 casos e 120 mortes decorrentes da Covid-19.
O estudo classifica que a situação encontrada pelos pesquisadores nos lares venezuelanos é de uma “pobreza multidimensional”, em que os moradores sofrem com insuficiências na renda, educação e serviços públicos.
Dolarização
Até o mês de maio deste ano, a inflação acumulada na Venezuela era de 3.684%, segundo dados do Parlamento do país, considerado o acúmulo de um ano.
No primeiro semestre deste ano, a inflação fechou em 508%, segundo o orgão. Com a hiperinflação, a moeda local, o bolívar soberano ficou ainda mais desvalorizado. Nesta quarta-feira (22), US$ 1 custava quase 246 mil bolívares. O salário mínimo, atualmente, é o equivalente a menos de US$ 2.

Dólares se tornam moeda principal entre as poucas famílias de alta renda na Venezuela, que vão reduzindo uso dos bolívares – Foto: CNN
Segundo o Índice Nacional de Preços para o Consumidor, da Assembleia Nacional, para um venezuelano comprar um par de sapatos, ele teria que desembolsar 12,6 salários mínimos. Para um quilo de queijo, dois salários mínimos.
A alta do dólar fez com que a moeda venezuelana praticamente sumisse e fosse parcialmente substituída pela americana, processo que os economistas chamam de “dolarização da economia”. Os estabelecimentos comerciais, como padarias, restaurantes e hoteis, preferem receber em dólares.
Com a dolarização, o país foi dividido em dois, uma vez que o acesso à moeda americana é privilégio de uma pequena parcela dos moradores de Caracas. A CNN esteve na capital venezuelana e constatou as dificuldades enfrentadas pela maior parte da população para conseguir dólares.
O mesmo acontece nos comércios. Muitos proprietários aceitam receber em dólar, mas não dispõem de dinheiro suficiente para devolver um eventual troco na moeda americana, dificultando a conclusão das transações.
Em outros áreas mais nobres da capital venezuelana, itens de luxo e mercadorias importadas são vendidas a preço de dólar nos hotéis mais caros. Só empresários, políticos e turistas conseguem ter acesso aos produtos. Nos bairros mais pobres, onde o dólar não chega, os moradores ainda sobrevivem dos desvalorizados bolívares.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.