Geral
PMAC recebe visita técnica do Ministério da Justiça para mapeamento estratégico
Assessoria de Comunicação da PMAC
A Polícia Militar do Acre (PMAC) recebeu nesta quarta-feira, 17, uma comitiva da Coordenação-Geral de Estratégia em Segurança Pública (CGESP), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para visita técnica. O objetivo da avaliação, que será realizada nas instituições de Segurança Pública de todos os estados da federação, é mapear as principais políticas da área, assim como os pontos de atenção em cada força de segurança dos estados.
A iniciativa faz parte do projeto Estratégia em Ação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que busca reunir informações sobre boas práticas realizadas nas unidades federativas, bem como os principais desafios em cada local, conforme as peculiaridades regionais. A ideia é traçar, no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública, uma estratégia que aproveite essas experiências em ações do governo federal, bem como identificar potenciais para o aporte de recursos da União.
Participaram do encontro o coordenador-geral da CGESP, coronel Carlos Eduardo Leão de M. Costa (RN), a coordenadora do projeto no MJSP, Priscilla Oliveira, e as também integrantes da unidade Susana de Lourdes da Silva Pinheiro (RS) e Rebeca Ludmila Vasconcelos Oliveira (RN). A comitiva foi recepcionada pelo comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes da Silva, pelo subcomandante-geral, coronel Luciano Dias Fonseca, e pelo Estado Maior da corporação.
Durante o encontro, o coronel Luciano Fonseca apresentou o planejamento estratégico da instituição, sua estrutura e organograma, e fez um balanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar em todo o estado. O comandante-geral, coronel Paulo César, agradeceu a visita e destacou a importância da troca de experiências para o Estado.
“É um privilégio receber essa comitiva no nosso quartel, e contribuir com nossas experiências que têm se mostrado eficazes na redução dos índices criminais. A Polícia Militar do Acre passa por um momento importante de reestruturação e organização, e essa troca de conhecimentos vem em momento oportuno para que possamos seguir avançando nas melhorias na prestação dos nossos serviços aos acreanos”, pontuou o comandante.
Para o coronel Carlos Eduardo Leão, coordenador geral da CGESP, a visita à PMAC foi positiva. “Eu levo uma excelente impressão. Nós vimos aqui que o Estado está tentando acertar, que a Polícia Militar do Acre apesar de ser relativamente jovem, está se reestruturando e se estruturando, buscando os recursos para fazer os investimentos nas áreas que ainda está deficitária. A gente sabe que, devido às questões regionais, a extensão do território e as dificuldades de se chegar aos municípios dificultam uma política que chegue uníssona para todo o estado, mas é perceptível a tentativa de alinhar uma política estadual que realmente atenda as necessidades e dificuldades operacionais da instituição”, afirmou o coronel.
Como parte do roteiro no estado, a comissão da Senasp também visitará as demais instituições de Segurança Pública do Acre.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.




Você precisa fazer login para comentar.