Acre
PM apreende grupo com armas, drogas, dinheiro e possível ligação com facção criminosa
Alexandre Lima
Um trabalho de investigação após denúncia anônima, levou homens do 10º Batalhão da Polícia Militar à investigar um grupo de aproximadamente seis homens, incluindo menores, que estariam realizando atividades ilícitas pela fronteira.
Foram obtidas informações ainda que, um grupo ligado a facção criminosa estaria se organizando para praticar assaltos, para adquirir armas e munição no lado boliviano e depois abastecer esses grupos na Capital e cidades no interior.
Outra informação também dá conta de que, após aquisição de armas, um possível ‘limpa’ poderia ocorrer na fronteira. Onde uma lista com mais de 20 nomes de membros de facções poderiam ser assassinados a exemplo do que vem ocorrendo na Capital acreana.
Com cerco na casa localizada no Bairro José Moreira, sete homens foram detidos, sendo que um é menor de 17 anos, mas já tem passagem pela pousada. Alguns tentaram fugir mas foram detidos e identificados: Mauro Sérgio da Silva Parada (20) que é irmão do menor; Izequieal Gomes Murbach (23); Bruno Freitas Oliveira (19), vulgo ‘Pica-pau’; Enderson Araújo de Lima (25); Aldo Betônio da Silva (27) e o peruano Deyby Javier Freitas Sercela (22).
O motivos da tentativa de fuga da maioria do local, foi explicado quando os policiais iniciaram uma revista pela casa. Dois revolveres calibres 38 e 32 municiados, drogas, facões, dinheiro e produtos que provavelmente iria ser usado para embalar entorpecentes foram encontrados.
Todos ficariam detidos para serem ouvido pelo delegado titular de Brasiléia, Roberto Lucena pela parte da manhã desta sexta-feira, dia 6. Um dos detidos estava sendo considerado foragido da Justiça, pois, foi condenado por homicídio em 2009 na zona rural do Município.
O subcomandante do 10º Batalhão no Alto Acre, Tenente Edmilson Silva, falou sobre a operação e que os suspeitos serão entregues às autoridades competentes.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale










Você precisa fazer login para comentar.