Cotidiano
Pleno do TJAC mantém condenação de Vando Torquato por improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos
Os desembargadores que compõem o Pleno do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) rejeitaram o pedido feito pelo ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, para suspender a sentença condenatória anteriormente aplicada contra ele por improbidade administrativa e suspensão dos direitos políticos.
O ex-prefeito havia conseguido uma liminar para suspender os efeitos da decisão do juiz de primeira instância. A decisão do Pleno do TJAC ‘joga’ um balde de água fria nos planos de Torquato de retornar ao comando de Tarauacá.
Em seu voto, o desembargador Nonato Maia, disse que no caso de Vando Torquato, “ficou claro o elemento subjetivo dolo na prática de ato improbo”. Ou seja, há elementos suficientes que demonstram a prática de improbidade administrativa praticados pelo ex-prefeito.
Torquato pretendia a suspensão da decisão com base nos argumentos utilizados para a absolvição de outros réus no processo, porém Nonato Maia entendeu que o elemento subjetivo, ou seja, o dolo cometido, é apurado individualmente, prejudicando assim a pretensão de estendê-lo aos demais corréus.
O ex-prefeito de Tarauacá permanece inelegível até 2030, se observada a decisão de primeiro grau.
Participaram do julgamento as desembargadoras Eva Evangelista, Denise Bonfim e os desembargadores Samoel Evangelista, Roberto Barros, Francisco Djalma, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto, Elcio Mendes, Luís Camolez, Nonato Maia (Relator). A desembargadora Waldirene Cordeiro justificou a ausência.
Comentários
Cotidiano
Grupo Axé realiza roda de capoeira e declara apoio a Marcus Alexandre para a prefeitura de Rio Branco
O Grupo Axé Capoeira realizou mais uma roda tradicional com seus cerca de 200 alunos, na noite de sexta-feira (13), no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre, localizado na Rua da Lua, no bairro São Sebastião, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. O evento contou com a presença do candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB).
A relação do Axé Capoeira com Marcus Alexandre começou em 2014, quando o grupo foi auxiliado na realização de um batizado de capoeira pelo então prefeito de Rio Branco. Marcus sempre demonstrou atenção aos fazedores culturais e esportivos da capital.
O grupo recebeu Marcus Alexandre com festa no Centro de Treinamento, demonstrando a receptividade e o carinho que a população da baixada tem pelo candidato. O coordenador do Grupo Axé Capoeira no Acre, Ithamar Souza, conhecido popularmente como Mestrando Malvado, reconheceu o apoio dado por Marcus há cerca de 10 anos e, junto com seus alunos e discípulos, declarou apoio a Alexandre.
No momento do anúncio, os alunos comemoraram a decisão de seu líder, uma vez que o candidato do MDB é popular e conta com o apoio dos moradores da região.
Na ocasião, Marcus Alexandre afirmou que, se eleito, criaria a Secretaria Municipal de Cultura e manteria a Secretaria Municipal de Esportes, além de incluir a capoeira na grade curricular das escolas municipais de Rio Branco. Esse gesto importante em relação à cultura e ao esporte marca uma nova geração de profissionais em Rio Branco.
O Grupo Axé Capoeira é um dos maiores no estado do Acre e mostra força e influência na comunidade, pode ser um diferencial na campanha de Marcus Alexandre, fazendo com que o candidato chegue a Prefeitura de Rio Branco.
Comentários
Cotidiano
Thiago Silva analisa derrota do Fluminense e cobra o time: ‘Sem sacrifício, fica difícil’
Capitão admitiu que o time parou após gol marcado por Jhon Arias
Com Lance!
Neste domingo (15), o Fluminense perdeu para o Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi pela 26ª rodada do Brasileirão. O Tricolor abriu o placar no primeiro tempo, mas cedeu a virada para os donos da casa ao final da partida. Ao fim da partida, Thiago Silva cobrou o time pela derrota nos momentos finais
— Se encaminhava para um bom resultado pelo placar feito no primeiro tempo. Depois do gol, paramos de jogar. Aceitamos a pressão. Temos que ter um pouco mais de personalidade nessa hora para chamar o jogo. É difícil falar nessa hora, de cabeça quente. Sem sacrifício, fica difícil. Tudo que fizemos até aqui foi com muito empenho. Hoje esse empenho deixou a desejar. Todo mundo sabe da responsabilidade. Desde 2005 o Fluminense não ganha aqui, tem algum motivo. Nesse tempo, o Fluminense foi duas vezes campeão brasileiro e não ganhou aqui. Falei o que isso representava. Não conseguimos sustentar esse resultado.
Com a derrota, o Fluminense estagna na 16ª posição com 27 pontos, dois pontos a mais que o Vitória, na zona de rebaixamento. O Juventude foi à 11ª colocação com 32 pontos, entrando na zona de Sul-Americana.
E agora?
Agora, o Tricolor volta à campo na próxima quarta-feira (18) contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. A bola rola a partir das 19h (Brasília).
Comentários
Cotidiano
São Paulo vence Cruzeiro em noite inspirada de William Gomes
Com o resultado, o Tricolor chegou à 5ª posição do Brasileiro; já a Raposa caiu para a 7ª colocação
Com Lance!
O São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 nesta domingo (15), no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Tricolor foi marcado pelo jovem William Gomes, que teve ótima atuação e foi o destaque do jogo. Esse foi só o segundo gol dele pelo São Paulo. O primeiro aconteceu na vitória do Tricolor sobre o Vitória por 2 a 1, no Morumbi. A vitória do Tricolor acabou com a invencibilidade da Raposa em casa no Brasileirão.
O jogo deste domingo (15) também foi especial para o São Paulo porque marcou as estreias de três reforços Santiago Longo, Jamal Lewis e Ruan.
Com este resultado, o São Paulo chega à 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, caiu para a 7ª colocação, com 41 pontos conquistados.
Como foi o jogo
O primeiro tempo começou com o São Paulo melhor. Apesar de ter entrado com o time reserva, o Tricolor conseguiu criar boas oportunidades principalmente com William Gomes e André Silva. Aos oito minutos, por exemplo, o camisa 39 chegou a marcar um gol após receber lançamento e driblar o goleiro Cássio, mas o VAR apontou que o atacante estava impedido.
Depois do susto, o Cruzeiro conseguiu equilibrar a posse de bola e rondar a área do goleiro Jandrei, porém sem levar muito perigo. O tricolor, por sua vez, seguia criando boas chances com seus garotos, como em um perigoso arremate de William, que desviou na zaga da Raposa e passou perto do gol; em um chute de André Silva, que Cássio jogou para escanteio; e um arremate de Erick que também foi defendido pelo goleiro cruzeirense.
Pelo lado da Raposa, os destaques foi, além de Cássio, Matheus Pereira, que criou algumas oportunidades e chegou a arrematar algumas vezes contra a meta do São Paulo, mas sem sucesso. A primeira etapa da partida terminou sem gols.
O segundo tempo começou com uma boa chegada do Cruzeiro. Matheus Pereira tabelou com Kaio Jorge e finalizou, mas a bola parou nas mãos de Jandrei.
Aos 8 minutos, os jogadores do São Paulo pediram pênalti por bola na mão de Marlon dentro da área, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio aguardou checagem do lance pelo VAR, que avaliou que não houve pênalti, para desespero da equipe paulista.
O gol que deu a vitória ao São Paulo saiu ao 13 minutos. Erick arrancou pela ponta direita e lançou William Gomes, que chutou e acertou o canto superior de Cássio.
O Cruzeiro tentou pressionar o adversário para conseguir ao menos o gol de empate, mas não teve sucesso. William lançou uma bola da direita em direção ao gol, mas Jandrei conseguiu evitar que ela entrasse.
Matheus Pereira seguiu sendo o jogador mais perigoso do time de Minas. A Raposa rondou a área do São Paulo, fez alterações em uma tentativa de deixar a equipe mais ofensiva, mas o jogo acabou mesmo com a vitória da equipe de Zubeldía.
O que vem por aí
A próxima partida do Cruzeiro acontece na quinta-feira (19), às 21h30 (hora de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, contra o Libertad, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Já o São Paulo volta a campo na quarta-feira (18), às 21h30 (hora de Brasília), para enfrentar o Botafogo, no Nilton Santos, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores.
Você precisa fazer login para comentar.