Conecte-se conosco

Cotidiano

Plataforma apresenta soluções para o uso da energia limpa na Amazônia

Publicado

em

Criar um programa de responsabilidade social de acesso à energia e geração de renda para garantir a universalização da energia elétrica em comunidades isoladas é uma das soluções apresentadas pelos membros Comitê de Energia Limpa, da plataforma Amazônia Que Eu Quero, da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

O relatório com as dez propostas para a energia limpa da Amazônia foi divulgado nesta quarta-feira (16).

O Comitê propõe incentivar as distribuidoras de energia elétrica e os Conselhos de Consumidores a realizarem ações de responsabilidade social através da eficiência energética, conservação de energia em localidades vulneráveis e o uso de energias limpas. Além de incentivar o uso de fontes renováveis disponíveis localmente, seja solar, biomassa, biogás, eólica e de sistemas híbridos.

Os membros do Comitê que juntos elaboraram o caderno de soluções foram: Prof. Raimundo Cláudio Gomes, da Universidade do Estado do Amazonas; Prof. Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá; Prof. Artur de Souza Moret, Universidade Federal de Rondônia; Maria Conceição Escobar, SEINF Roraima; Prof. Marcelo Raiol – Universidade do Estado do Pará; Prof. Francisco Eulálio Santos – Universidade Federal do Acre.

Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, que é gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo para a natureza. Uma dessas fontes de energia está sempre ao nosso redor e faz parte do nosso dia-a-dia: a luz do sol.

Dentre as energias renováveis, a energia solar é a mais presente no Acre e, apesar do pequeno número de unidades que geram esse tipo de energia no estado, o sistema cresceu nos últimos dez anos e continua ganhando mais adeptos no estado.

São 1.800 unidades que geram a própria energia a partir da luz do sol em todo o Acre. A maioria dessas unidades são residências nas áreas urbanas.

O segundo fórum da plataforma ocorreu em fevereiro de 2022 e elaborou 10 programas e estratégias para se obter uma energia limpa na região.

Esse foi o segundo de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”. O primeiro deles debateu a Infraestrutura na Amazônia. O projeto Amazônia Que Eu Quero é desenvolvido nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.

Confira as dez soluções:

  • Programa de responsabilidade social de acesso à energia e geração de renda (para garantir a universalização da energia elétrica em comunidades isoladas)
  • Programa de incentivo de implementação de empreendimentos de micro e pequeno, médio e grande porte com visão da Energia Limpa
  • Programa de educação- eficientização energética para o uso racional de energia para empresas e pessoas físicas
  • Programa de capacitação na área de energia renovável para formação de mão de obra especializada e pesquisa
  • Programa de difusão tecnológica para fontes apropriadas para os locais / – PDI e novas tecnologias – pesquisas de levantamento de potencial /
  • Programa de incentivos fiscais para empreendimentos de energia PF e PJ _ matriz energética, matriz elétrica e impacto ambiental
  • Programa de incentivo à Produção Nacional de equipamentos para a geração de eletricidade
  • Estratégias para a Geração de Energia Elétrica a partir do uso do Gás Natural (GN)
  • Estratégias para aproveitamento dos Resíduos Sólidos e destinação para produção em energia
  • Estratégias para a descarbonização

Propostas enviadas para Câmara de Energias Limpas

As soluções discutidas pelos convidados, durante o encontro, serão encaminhadas para a Câmara de Energias Limpas da plataforma Amazônia Que Eu Quero, constituída por especialistas no tema e por membros da sociedade civil.

Estas dez propostas efetivas sobre energias limpas serão expostas nas multiplataformas do Grupo Rede Amazônica, e se juntarão às propostas das outras câmaras temáticas do projeto em um caderno que será entregue em setembro de 2022 aos parlamentares.

Este documento terá em sua totalidade 50 propostas para os temas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo