fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Planejamento do Acre detalha programas e serviços para servidores da pasta

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) iniciou nesta quinta-feira, 23, um ciclo de palestras sobre seus programas, serviços e iniciativas, para os servidores da pasta, com o objetivo de organizar todas as etapas de planejamento dos programas gerenciados.

As primeiras exposições abordaram a contratação do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão) e do Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa), ambos contratados pelo governo do Estado por meio da Seplan, que será responsável pelo gerenciamento, coordenação e prestação de contas dos recursos obtidos no âmbito do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Contrato com o Fonplata foi assinado na semana passada e irá destinar US$ 48,75 milhões para obras em infraestrutura. Foto: Ascom/Seplan

O chefe do Departamento de Gerenciamento de Créditos à Infraestrutura, Aloisio Detomini, apresentou as obras que serão executadas pelo Proisa e as responsabilidades da Seplan como unidade gestora do projeto e representante do contrato. A chefe do departamento de Gerenciamento de Créditos à Gestão e Modernização, Claudia Saldanha, apresentou as etapas, desde a manifestação de interesse até a assinatura do contrato do Progestão, bem como todos os programas que serão implementados pelas oito sub-executoras do projeto, graças aos recursos adquiridos.

Acre é 5º estado a submeter projeto ao Progestão e 2º a celebrar a operação de crédito, garantindo US$ 45 milhões para melhorias em gestão. Foto: Ascom/Seplan

A iniciativa é um pedido do chefe da pasta, Ricardo Brandão. “Somos uma equipe pequena, mas muito ágil. E, na ânsia de avançar, não vivenciamos o momento e não compreendemos o que está acontecendo com as outras equipes e quais os benefícios disso para nós, servidores públicos, quais os benefícios para o governo e quais os benefícios para a sociedade”, explica.

“Precisamos entender o que cada programa está fazendo”, afirmou Ricardo Brandão. Foto: Ascom/Seplan

A ação foi  bem recebida pelos servidores. “Nós, como secretaria, só podemos avançar se estivermos alinhados”, observou a gestora de políticas públicas Maria Jeigiane Portela.

Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público

O Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão/AC) é um programa voltado para auxiliar os estados a implementar reformas que aprimorem a gestão dos recursos públicos. Ele aborda seis áreas da gestão central do governo, como gestão de recursos humanos, pensões, aquisições, gestão de investimentos públicos, empresas estatais e gestão de ativos. Além disso, o programa foca em três setores estratégicos: saúde, educação e assistência social. Essas áreas foram selecionadas com base em critérios como alinhamento estratégico, capacidade de implementação, impacto nos beneficiários e compatibilidade com os compromissos corporativos do Banco Mundial.

Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre

O Proisa tem como objetivos reduzir o tempo de deslocamento de pessoas e cargas entre o bairro Quinze e a região da Baixada, melhorar a mobilidade urbana, reduzir os riscos de desabamento das edificações nas margens do Rio Acre e promover o desenvolvimento integrado da região sob intervenção.

Com os recursos arrecadados, o governo do Estado pretende realizar três grandes obras: a construção da ponte de interligação do bairro Quinze com a Regional da Baixada em Rio Branco, a urbanização com contenção das margens do Rio Acre, a Orla de Rio Branco Raimundo Escócio e a implantação do Arco Metropolitano.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem morre em frente a distribuidora após consumo de drogas e álcool em Rio Branco

Publicado

em

Vítima identificada como José Israel da Silva, 48, faleceu em frente à distribuidora na Baixada da Sobral

José Israel da Silva, de 48 anos, morreu na tarde deste sábado (29) em frente a uma distribuidora nas proximidades da Praça Joaquim Macedo, na Rua Tabosa, Bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, José chegou ao local por volta das 9h, comprou algumas bebidas e começou a consumir. Já às 13h, vários amigos da vítima chegaram e também começaram a beber. Em determinado momento, um dos amigos entregou papelotes de cocaína, que foram consumidos por José Israel. Poucos minutos depois, ele começou a passar mal e morreu em seguida.

Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. No entanto, ao chegarem, os paramédicos não puderam fazer nada por José Israel, que já estava morto.

Policiais militares do 1° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para os trabalhos do perito em criminalística. Após os procedimentos de praxe, o corpo de José Israel foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O corpo não apresentava lesões de corte ou disparos de arma de fogo, sugerindo que a causa da morte pode ter sido overdose ou parada cardíaca.

O caso segue inicialmente sob investigação dos agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, ficará à disposição da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Apesar de zerar matéria de concurso da prefeitura de Feijó, filha do prefeito Kiefer aparece entre classificados; prefeito explica

Publicado

em

Prefeito afirma que tudo não passa de politicagem por causa do período eleitoral. Kiefer também disse que Letícia não zerou qualquer matéria do concurso, ao contrário do que disse o vereador.

Prefeito Kiefer Cavalcante disse que sua filha, que é acadêmica de Medicina, ficou na sétima colocação no concurso e nem se quisesse ocuparia o cargo, pois além de não ter terminado o curso

Apesar de ter zerado Conhecimentos Gerais e Atualidades na prova do concurso da prefeitura de Feijó, Letícia Felício Lima, filha do prefeito da cidade, Kiefer Cavalcante, aparece na lista de classificados. O fato chamou a atenção do vereador Ronaldo Nascimento, que gravou um vídeo cobrando providências.

“Aconteceu um milagre no concurso público que foi feito, inclusive o maior milagre foi a filha do prefeito que tinha zerado em uma das matérias e agora apareceu na lista oficial classificada. A exemplo dela teve de outras pessoas também, mas a gente está verificando aqui as situações e a gente vai fazer representação, porque chega a ser injusto com várias pessoas que fizeram o concurso”, afirmou em vídeo o vereador.

O caso deve ser levado ao Ministério Público cidade

Procurado para falar sobre o assunto, o prefeito Kiefer Cavalcante disse que sua filha, que é acadêmica de Medicina, ficou na sétima colocação no concurso e nem se quisesse ocuparia o cargo, pois além de não ter terminado o curso, o certame abriu apenas duas vagas.

O prefeito afirma que tudo não passa de politicagem por causa do período eleitoral. Kiefer também disse que Letícia não zerou qualquer matéria do concurso, ao contrário do que disse o vereador. O que houve foi um erro da empresa que realizou o certame.

“Ela não vai ser nem chamada. Isso tudo é política, coisa da oposição. Ela entrou com um recurso e conseguiu mostrar que não tinha zerado. Mas são só duas vagas e ela fez só por experiência, não tem nem CRM e só vai formar só no final do ano”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Servidores do Ibama e ICMBio fazem protesto durante visita de Marina Silva a Rio Branco

Publicado

em

“Ela tem uma visibilidade internacional, ela é a ministra que representa nossa pauta”, disse uma das manifestantes

Os manifestantes pedem o apoio de Marina

Integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), que estão em greve, se fizeram presentes na palestra da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na manhã deste sábado (29), em Rio Branco, no auditório da Fecomércio.

Com faixas de protesto pedindo a reestruturação das carreiras, os manifestantes estariam sendo, supostamente, impedidos de realizar manifestações no local, foi isso que disse uma das representantes do movimento, Rosana Oliveira.

Ela ainda explica a motivação do movimento grevista, que seria uma reestruturação do plano de carreira, para que ele fosse ao menos equiparado à Agência Nacional das Águas (ANA).

Rosana Oliveira diz que Marina pode ajudar a categoria, já que é ministra

“Eles têm uma carreira mais simples, somos todos servidores do meio ambiente federal, mas só eles tem uma remuneração okay, muitas vezes o nível medio deles é mais recompensador que níveis superiores de outros órgãos”, reforça.

Sobre a escolha do momento para a manifestação, Oliveira evidencia que Marina é um dos maiores nomes mundiais quanto ao cuidado com o meio ambiente e, por isso, seria importante suas atenção à pauta.

“Ela tem uma visibilidade internacional, ela é a ministra que representa nossa pauta. Achamos importante lembrar a ela e ao público nosso pedido por melhorias de carreira”, finaliza a porta voz.

Os servidores levaram cartazes para o evento

Comentários

Continue lendo