Conecte-se conosco

Acre

‘Pitbull’ estuprador e assassino de Xapuri cumprirá 50 anos de cadeia

Publicado

em

 Por Raimari Cardoso – Xapuri, Acre

A totalização das penas resultou na condenação do réu Jaisson Moreira de Moura a 50 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado.

A totalização das penas resultou na condenação do réu Jaisson Moreira de Moura a 50 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado.

O julgamento do estuprador e assassino da garota Maiquele Nonato de Oliveira, Jaisson Moreira de Moura, o Pitbull, acabou a poucos instantes no Fórum de Xapuri diante de uma plateia ávida por justiça. A decisão dos 7 jurados, 4 homens e 3 mulheres, correspondeu de maneira plena ao sentimento da população: repulsa e não aceitação do crime covarde e cruel praticado contra uma criança de apenas 4 anos de idade.

A sentença proferida pelo juiz Luiz Gustavo Alcaide Pinto não foi menos categórica. “Não é crível que um ser humano possa agir de maneira tão covarde contra uma linda e meiga criança. Esse magistrado reprime a conduta desumana do condenado. Suplico a Deus, em um plano espiritual superior, que perdoe o sentenciado pelas suas crueldades praticadas aqui na terra contra uma angelical criança. Que Deus o perdoe”, disse.

Pitbull foi condenado às penas de 26 e 8 meses de reclusão pelo crime de homicídio qualificado; 12 anos de reclusão pela prática de estupro de vulnerável por conjunção carnal e 12 anos de reclusão pela prática de estupro de vulnerável com ato libidinoso diverso da conjunção carnal. A totalização das penas resultou na condenação do réu Jaisson Moreira de Moura a 50 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado.

O juiz Luiz Gustavo Alcaide Pinto manteve a prisão preventiva do condenado, que, segundo suas palavras, “se quiser recorrer da sentença deverá o fazer do cárcere, lugar que habitará pelas próximas décadas”. Como terá direito a pleitear progressão para o regime semiaberto depois de cumpridos três quintos da pena, Pitbull apenas será beneficiado pela lei de execuções penais depois de passar 30 anos na prisão.

O promotor de justiça Bernardo Fiterman Albano, que atuou na acusação do réu, sintetizou em apenas três frases o sentimento gerado na sociedade xapuriense pelo crime cometido por Pitbull naquele fatídico 19 de janeiro de 2013. “Naquele dia, toda a população de Xapuri se sentiu violentada. Naquele dia, todos nós morremos um pouco. Todos nós descobrimos a existência da maldade”, disse durante os debates.

Logo mais, postarei o vídeo do momento em que o juiz Luiz Alcaide profere a sentença do julgamento do crime que comoveu Xapuri.

Fonte: Xapuri Agora!

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro

Publicado

em

Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.

As lesões constatadas na vítima, notadamente múltiplas perfurações por arma branca e indícios de tentativa de degolamento, não se mostram, em um primeiro exame, compatíveis com a dinâmica típica desse tipo de delito patrimonial, sugerindo, ao contrário, violência exacerbada e desnecessária ao fim de subtração de bens.
Trata-se de padrão de agressão que, com frequência, revela desprezo pela condição da vítima e se associa a crimes praticados por motivação de ódio, fenômeno que infelizmente se repete em contextos diversos, como nos assassinatos de mulheres e na eliminação violenta de pessoas homossexuais. Típica ação de homofobia.
Moisés Alencastro era servidor público comprometido com o enfrentamento dessas formas de violência, atuando no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, junto ao Centro de Atendimento à Vítima, justamente na defesa da dignidade humana e da responsabilização penal adequada dos agressores.
Sua morte não pode ser tratada como mais um episódio banal de violência. Ela expõe, de forma dolorosa, a realidade que ainda vivemos e reforça a necessidade de avanços concretos na construção de uma sociedade mais tolerante, livre de toda discriminação, preconceito e homofobia , fundada no respeito à condição humana de todos.
Espera-se que os fatos sejam rigorosamente apurados, com a correta definição jurídica do crime e a responsabilização penal proporcional à gravidade da conduta, para que essa morte não permaneça impune — como o próprio Moisés sempre defendeu em sua atuação institucional.

Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira

Publicado

em

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.

Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.

Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.

Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)

Publicado

em

Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida 

O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).

O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.

— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.

Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.

Comentários

Continue lendo