Conecte-se conosco

Acre

De vereador a prefeito: Everaldo Gomes volta ao bairro 28 de Maio e promete melhorias

Publicado

em

Os moradores pediram ao prefeito benfeitorias no bairro como a abertura de ruas, encanação de água e a iluminação pública.

WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

DSC_3581

O sofrimento, a morte de algumas pessoas e o ferimento de outras deu o nome do bairro de 28 de Maio, que foi conquistado com muita luta e confronto até mesmo com o Batalhão de Operações Especiais – BOPE. Completando anos de luta e tristeza, o local que os moradores querem transformar em um conjunto habitacional recebeu a presença do prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes e do secretário de obras do município, Clécio Gadelha.

O objetivo dos moradores do bairro 28 de Maio foi pedir ao prefeito a abertura das 14 ruas, encanação da água e a iluminação pública. Sendo que a falta dos serviços está deixando os moradores isolados e com serias dificuldades que vem afetando a saúde de grande parte dos moradores.

Durante a reunião estiveram presentes quase 100 pessoas que ouviram do prefeito o comprometimento de que tudo que estiver ao alcance dos municípios será feito no bairro. “Os moradores do 28 de Maio podem ficar tranquilos que analisando nosso planejamento vamos abrir as ruas e procurar os órgãos competentes para trazer a iluminação as residências e a encanação de água”, afirmou o prefeito Everaldo em seu discurso.

O secretário de Obras, Clécio Gadelha também se solidarizou com os moradores do bairro e se comprometeu a se empenhar em trazer os benefícios que podem ser executados pela prefeitura.

O bairro que ganhou o nome pela luta e confrontos até mesmo com a polícia tem muitas histórias. Durante o confronto e luta pela terra morreram duas pessoas, outras ficaram com ferimentos leves. Entre esses, o senhor José Adecio de Souza Jaminaua, que levou um tiro de bala de borracha do BOPE e teve que ser levado ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde ficou internado por 10 dias em estado grave. Com a presença do prefeito, José Adecio disse que mesmo perdendo uma vista está feliz porque a luta dos que morreram e que ficaram feridos valeu a pena, devido às famílias terem conquistado seu lugar para morar.

“Agradecemos a presença do prefeito Everaldo Gomes pela presença aqui no bairro antes de ser eleito prefeito e agora como prefeito. Esperávamos essa atenção e reconhecimento do poder público e temos graças ao prefeito Everaldo que disse que se fosse eleito olharia com carinho para todos nós moradores”, lembrou José Adecio.

A senhora Maria Olinda Sales que também participou do confronto pela terra tem três filhos e agradeceu a presença no bairro e espera que algo seja feito pelo bairro como a abertura de ruas.

Segundo o prefeito o caminhão pipa da prefeitura fará o abastecimento no bairro de forma programada, até que as conversas com os órgãos competentes pelas redes de água e esgoto fossem realizadas.

Comentários

Acre

Com filho desaparecido, mãe implora: “devolvam vivo ou morto”

Publicado

em

Os últimos trinta dias têm sido de desespero para Maria da Glória, mãe de Ítalo Souza da Costa, de 21 anos, que está desaparecido desde a madrugada de 28 de abril em Cruzeiro do Sul.” Eu quero respostas das pessoas, da Polícia. Onde está meu filho? Eu imploro que devolvam meu filho seja ele vivo ou morto “, conta ela

A mãe viu o filho na noite de 27 de abril. Em seguida ele foi para a casa de uma tia, no Bairro do Remanso onde bebeu com a mulher e o marido dela até uma hora da manhã. Depois saiu sem levar carteira e celular dizendo que logo voltaria, o que não aconteceu.

O caso é investigado na delegacia geral de Cruzeiro do Sul,onde Glória esteve mais uma vez nesta sexta-feira, 26. Ela não recebeu nenhuma nova informação sobre as buscas pelo filho,o que aumentou sua dor e desespero.”Trinta dias e nada de concreto e eu preciso de resposta pelo amor de Deus. A família já procurou por todos os lugares mas não encontramos nada. A polícia que tem o pode de investigar e descobrir o que aconteceu com ele. Ele é bom rapaz que infelizmente é um usuário e dependente. Quero meu filho de volta pelo amor de Deus “,implora a mãe.

Comentários

Continue lendo

Acre

Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia

Publicado

em

Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, juntamente com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, após chegada em Epitaciolândia com o peixe – Foto: Jonys David ‘Ceará’

Não é história de pescador. Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, juntamente com o amigo Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, foram pescar no Rio Manobare, interior da Bolívia, onde tiveram uma grande surpresa.

Segundo Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, saíram da cidade de Epitaciolândia nesta quinta-feira (25), percorrendo por cerca de cinco horas de carro até o Rio Manobare, com mais três de barco até o local, para fazer uma boa pesca.

Em um dos lances de vara, Ironildo sentiu que algo teria fisgado o anzol, começando uma ‘batalha’ que teria levado cerca de três horas. Foi quando conseguiram puxar o peixe pelo cansaço, um Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu. Um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul, que pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilos de peso facilmente.

Muitas pessoas que passavam no local, aproveitaram para tirar uma foto do peixe. Foto: Jonys David ‘Ceará’

Neste caso, o peixe alcançou os 2,40 metros e pode ultrapassar os 200 quilos. O peixe ainda seria pesado, já haviam retirado suas vísceras e não tinham uma balança no local.

O Peixe Piraíba é conhecido por grande parte dos pescadores e temido pelas comunidades ribeirinhas, pois muitos afirmam que o animal é capaz de engolir facilmente uma pessoa de estatura média.

Muitos curiosos foram até o local para tirar fotos com peixe, pois não é sempre que se vê um animal desse tamanho. Segundo Xis, será cortado em partes e colocado para gelar.

Tamanho do peixe impressiona – foto: Jonys David ‘Ceará’

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA Xapuri completa treze anos de implantação com média de 200 atendimentos diários

Publicado

em

Em maio de 2010, na Rua Seis de Agosto, n° 12, do município de Xapuri, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) foi inaugurada, sendo a primeira unidade a ser implantada pelo governo do Estado, e neste sábado, 27, comemora seus treze anos.

Prédio da OCA Xapuri. Foto: cedida

Desde a sua inauguração, a OCA Xapuri tem o propósito de progredir com a gestão pública, garantindo acolhimento humanizado e prestação de serviços de qualidade ao cidadão.

E tratando-se de deixar a população satisfeita com a qualidade dos serviços, a OCA Xapuri está sempre alcançando números surpreendentes. Ano passado, a porcentagem foi de 100% no índice de satisfação ao cidadão. Atualmente, a unidade xapuriense conta com oito órgãos parceiros que são: Junta de Serviço Militar (JSM), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Divisão de Registro Escolar (Dire), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) e Instituto de Identificação.

A Central de Xapuri chega a realizar uma média de 200 atendimentos diários. Só este ano a unidade já realizou mais de 14 mil atendimentos e possui um total de 694.108 atendimentos desde a sua inauguração.

A OCA Xapuri funciona das 7h30 às 13h30. Foto: cedida

Além dos números positivos e da celeridade e eficiência nos serviços, a Central também chama a atenção em sua arquitetura, por ser um prédio histórico e possuir uma estrutura mais rústica.

Em 2022, a unidade foi revitalizada pela primeira vez. Com investimentos de mais de R$ 600 mil, a grande obra foi bastante cuidadosa, pois manteve os detalhes históricos e também entregou um espaço modernizado e confortável para a população.

Prédio da OCA Xapuri logo após a sua primeira revitalização. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para a cidadã Edileuza Caetano, o atendimento da OCA Xapuri tem sido além do esperado, já que os agentes públicos procuram tirar todas as dúvidas dos cidadãos, para que eles saiam da Central com soluções.

“Eu vim fazer minha identidade aqui na OCA, mas tive alguns problemas com minhas documentações. A atendente não me deixou ir embora sem resolver o que precisava, me auxiliou com os documentos e ainda consegui fazer minha identidade no mesmo dia. Todos são muito educados e prestativos”, afirma.

A Diretoria OCA realiza capacitações continuadas, tanto para qualificar, cada vez mais, os agentes públicos, quanto para manter em alinhamento o bom atendimento em todas as centrais. A OCA Xapuri conta com 23 agentes.

Capacitações são feitas frequentemente para que o atendimento ao cidadão seja sempre de qualidade e humanizado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Nossos agentes estão de parabéns também, merecem toda a valorização pelo trabalho de excelência que desenvolvem. Os números e a satisfação do cidadão transmitem o trabalho dedicado e de qualidade que nossos servidores entregam”, parabeniza o secretário de Estado de Administração do Acre (Sead), Paulo Roberto Correia.

Comemoração dos treze anos da OCA Xapuri

Este ano a comemoração foi diferente. Mesmo com a data da celebração dos 13 anos sendo no final de semana, os agentes não deixaram a data passar despercebida.

A OCA Xapuri comemorou seu aniversário na sexta-feira, 26, durante o horário de funcionamento, das 7h30 às 13h30, junto com os cidadãos que iam até a Central. A unidade contou com ornamentação, bolo, salgadinhos e refrigerante.

Para a diretora da OCA, Francisca Brito, a população de Xapuri, desta vez, foi protagonista na comemoração. “Queríamos comemorar treze anos com quem está diariamente com a gente e faz sempre questão de reconhecer e valorizar nosso serviço: os cidadãos”, afirma.

Comentários

Continue lendo

Em alta