fbpx
Conecte-se conosco

Acre

PF deflagra ‘Operação Panaceia’ para apreender bens de supostos ‘laranjas’ em cinco cidades do Acre

Publicado

em

Delegado da PF em Epitaciolândia, Fares Feghali, comandou a Operação Panaceia - Foto: Alexandre Lima

Delegado da PF em Epitaciolândia, Fares Feghali, comandou a Operação Panaceia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O delegado da Polícia Federal lotado no município de Epitaciolândia, Fares Feghali, juntamente com cerca de 20 agentes federais, realizaram a continuidade da Operação Metástase, deflagrada em julho passado, onde afastou o prefeito Everaldo Gomes e alguns dos secretários, deteve o ex-prefeito Aldemir Lopes, sob acusação de desvios de recursos públicos.

Quatro meses depois, dando segmento, a operação foi batizada de ‘Panaceia’, que significa “pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais”, onde os agentes realizaram buscas de 17 veículos, bloqueio de quatro propriedades localizadas entre os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, além de 370 bois que estariam em nomes de ‘laranjas’.

Segundo foi apurado, a ação tem como alvo, recuperar de parte dos valores que teriam sido desviado dos cofres públicos, onde foi descoberto uma extensa cadeia de ‘laranjas’ que teriam parentesco com o ex-gestor, resultando na compra de áreas rurais no valor aproximado de R$ 300 mil cada, os veículos com alto valor, incompatível com padrão de vida, e outros valores que ainda estão sendo apurados.

carros-apreendidos_111Segundo o delegado, se acredita que tenham bloqueados cerca de R$ 2 milhões que poderão ser restituídos aos cofres públicos. Sobre os bens rurais bloqueados, o antigo dono acreditava que teria vendido, mas, teria assinado uma procuração para quando encerrasse o caso, passariam de vez para os seus nomes.

Foi dito que, parte desses bens estaria em nome de um genro do prefeito afastado Everaldo Gomes e de seu pai, o que não condiz com o padrão de vida dos mesmos, sendo motivo para que os indícios fossem necessários para as buscas e apreensões de bens.

A Operação Panaceia foi realizada em cinco cidades (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e Boca do Acre), devido a grande distribuição dos veículos apreendidos. Muitos desses eram adquiridos após realização de contratos com o Município através desses ‘laranjas’ e empresas, além de outros que ainda serão procurados.

Duas pessoas que não tiveram nomes divulgados pelo delegado, para proteger as investigações, foram intimadas para prestar depoimentos e depois liberadas. Se acredita que existia uma extensa cadeia de ‘laranjas’, que poderão ser responsabilizados em furtar os erário público. Com o apoio do Ministério Público outras ações poderão acontecer em breve.

Segundo o subcoordenador da Operação, as diligências foram tranquilas e movimentaram uma equipe de 10 viaturas, pois, já vinham agindo a vários dias realizando investigações para identificar e localizar os bens que foram apreendidos e bloqueados. Parte da Operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Sobre as propriedades e gado bloqueados, foi comunicado que nada poderia ser comercializado, sumido ou extraviado, podendo ser realizado uma série de medidas judiciais aos responsáveis. As empresas identificadas nos esquemas, foram comunicadas que não poderão realizar contrato com o Poder Público nas esferas federais, estaduais e municipais.

carros-apreendidos_119

O delegado informou que os gestores e pessoas envolvidas, já foram comunicados dos inquéritos construídos com o parecer da PF e que possivelmente tenham envolvimento com; corrupção, lavagem de capital, falsidade ideológica, organização criminosa, entre outros crimes previstos.

Finalizou dizendo que a PF já representou para culpabilidade e autoria dos envolvidos junto ao Ministério Público, que vem se mostrando muito favorável ao caso, para em seguida ser oferecido a denuncia.

Sobre os veículos apreendidos, a Justiça entende que os mesmo parados não oferece perigo de serem depredados ou danificados, ficando guardados no pátio, pois, poderão ser usados em serviços do próprio órgão ou outras Forças, ou até mesmo da prefeitura a bem da população.

Matérias relacionadas:

PF deflagra Operação Metástase que investiga desvio de recursos públicos na cidade de Brasiléia

Coletiva sobre Operação Metástase

Operação Metástase: Ex-prefeito Aldemir Lopes é transferido para capital

Aldemir Lopes é solto e usará tornozeleira eletrônica durante prisão domiciliar

Câmara Municipal de Brasiléia emite note sobre Operação da PF em Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo realiza oficina de letramento sobre os direitos humanos da população LGBTQ+

Publicado

em

Por

Com o objetivo de fortalecer as políticas da comunidade LGBTQ+, o governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quarta-feira, 8, uma importante oficina de letramento intitulada “Os Direitos Humanos da População LGBTQ+”, ministrada pelo professor doutor Toni Reis, no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC).

Oficina de letramento LGBTQ+ foi realizada na manhã desta quarta-feira. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do MPAC, da Secretaria de Planejamento (Seplan), do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTEAC), da Assembleia Legislativa (Aleac), da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e servidores da SEASDH.

Chefe expressa apoio à população LGBT+. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, expressou seu compromisso com a comunidade LGBTQ+ na luta contra a homofobia, especialmente durante o mês de reconhecimento do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. “Contem comigo nessa batalha, pois este é o momento oportuno para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade, a inclusão e contra a LGBTfobia”, afirmou.

Germano Marino firma compromisso da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual com as políticas da comunidade. Foto: Esther Menezes/SEASDH

Segundo o gestor da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da SEASDH, Germano Marino, desde 2023 a pasta assumiu um compromisso com um plano de ação para fortalecer a população LGBTQ+ no estado do Acre. “Estamos elaborando ações para que gestores de diversas secretarias possam adotar políticas afirmativas de direitos humanos, visando integrar essa população no mercado de trabalho”, explicou.

Palestra com o professor doutor Toni Reis busca capacitar profissionais da área dos direitos humanos. Foto: Esther Menezes/SEASDH

“A gente não fala em direitos, em afirmação de direitos, sem que a gente possa estar buscando, afirmando e garantindo educação, emprego e renda”, ressalta a procuradora de Justiça do MPAC, Patrícia Rêgo.

O promotor de Justiça do MPAC, Thalles Ferreira, enfatiza a disposição do órgão no apoio às políticas para a comunidade LGBT+: “Nós temos um compromisso ético, social e jurídico com as minorias, com os grupos vulneráveis, e é nosso papel possibilitar a abertura desse espaço de diálogo e construção, sobretudo dos direitos humanos no estado do Acre”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon realiza palestra sobre direitos básicos do consumidor para estudantes de instituição de ensino superior

Publicado

em

Por

Abordando os direitos básicos do consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio do Núcleo de Educação para o Consumo, realizou na última terça-feira, 7, uma palestra para alunos da Universidade da Amazônia (Unama), na sede da instituição de ensino.

Alunos puderam adquirir conhecimentos sobre os direitos dos consumidores. Foto: Emely Azevedo/Procon

A atividade teve como objetivo principal orientar os discentes, além de explicar e reforçar o papel do Procon/AC na proteção e defesa dos consumidores e de seus interesses. Na ação, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre a leis, direitos e deveres, além dos métodos para participar ativamente e com segurança no mercado de consumo, sabendo, se necessário, empreender a ação efetiva para resolver eventuais problemas que possam surgir nas relações de consumo. A atividade também contou com a presença do mascote do Procon/AC, Procônsu, entrega de material educativo e orientação acerca do atendimento realizado pelo Procon  para os alunos.

O chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker, ministrou a palestra e destacou que a ação cumpre a função do Procon/AC, que também é levar conhecimentos acerca da pauta consumerista às instituições de ensino, para conscientização do público em formação.

“É um papel fundamental que está previsto na defesa do consumidor, visando a harmonização das relações de consumo, que é levar conhecimento para o público de ensino superior, pois será ele que, no futuro, irá trabalhar com a defesa do consumidor, principalmente os operadores do Direito que irão atender os anseios da população e defendê-la no que for possível”.

A aluna do 7º período do curso de Direito, Erolayne Rodrigues, participou da ação e destacou que, para ela, a atividade teve um  grande significado por conta das informações que foram repassadas.

“Por intermédio do Procon, conhecemos mais sobre nossos direitos e como lutar para defendê-los. Como acadêmica de Direito, posso afirmar que irá ajudar bastante na minha vida profissional, e que devemos exigir o respeito que as leis asseguram”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Joaquim Florêncio destaca benfeitorias realizadas no Polo Geraldo Mesquita

Publicado

em

Por

O vereador Joaquim Florêncio, durante a sessão realizada na quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Rio Branco, utilizou a tribuna para agradecer e destacar os serviços realizados no Polo Geraldo Mesquita. Ele agradeceu o prefeito Tião Bocalom e o diretor presidente da EMURB pelos trabalhos realizados e destacou a parceria na melhoria da comunidade.

“Então, quando a gente trabalha em parceria, as coisas andam, então está sendo feito um trabalho de excelência lá e quem ganha com isso é a população, é a comunidade, então estou muito feliz.”

Além disso, o vereador alegou visitas ao DERACRE e reconheceu o esforço da diretora do DERACRE, Orlanilda Ximenes, que segundo ele trabalhou para as manutenções das estradas, especialmente na Transacreana. Florêncio parabenizou a diretora e apresentou uma moção de aplausos em reconhecimento ao trabalho realizado.

“Há mais de 60 anos que o Deracre existe, então ela é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Deracre, e por ser a primeira mulher a assumir, e pelo excelente trabalho que ela está fazendo hoje, vou apresentar aqui essa moção de aplausos.”

O vereador finalizou um requerimento de ato solene para o Serviço de Juizado Especial de Trânsito do Tribunal de Justiça do Estado do Acre reconhecendo seus serviços de resolução de ocorrências de trânsito sem vítimas.

“Vou apresentar aqui um requerimento de ato solene aos serviços de juizado especial de trânsito do tribunal de justiça do estado do acre, sabemos que eles atendem as ocorrências de trânsito sem vítimas, e por isso vou estar concedendo aqui essa moção de aplausos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo