Geral
PF cumpre dez mandados de busca em segunda fase de operação contra compra de votos e fake news no Acre
Ex-candidato a prefeito e dois ex-candidatos a vereador foram identificados na nova fase da Operação Têmis

PF cumpriu dez mandados de busca e apreensão no Acre. Foto: Asscom/PFAC
A Polícia Federal (PF-AC) cumpriu, nesta sexta-feira (29), dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral do Acre em Rio Branco. Trata-se da segunda fase da Operação Têmis, que apura supostos crimes eleitorais. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.
De acordo com a PF, para aprofundar a investigação e identificar eventuais outros envolvidos nos crimes, coletando novas provas da captação ilícita de eleitores. Esta fase da operação apura crimes de compra de votos e disseminação de informações falsas, conhecidas como fake news, ocorridos durante o primeiro turno das eleições municipais em Rio Branco.
A primeira fase aconteceu no dia 19 de setembro, onde houve propagação de um vídeo em que uma suposta líder comunitária teria oferecido atendimento médico gratuito à população, vinculando a oferta a um candidato a prefeito de Rio Branco. Na ocasião, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Após análise do material coletado na primeira etapa, foi possível identificar novos envolvidos no esquema, dentre eles um ex-candidato a prefeito e dois ex-candidatos a vereador (um dos quais acabou eleito).

Na ação de hoje, policiais federais cumprem dez mandados de busca e apreensão em Rio Branco, expedidos pelo Justiça Eleitoral do Acre. Foto: Asscom/PFAC
Comentários
Geral
Indígena Huni Kuin é baleado por engano durante tentativa de assalto no centro de Rio Branco
Adolescente de 16 anos foi atingido por tiros disparados por policial à paisana durante perseguição a assaltante próximo ao Palácio do Governo
Um adolescente indígena da etnia Huni Kuin (Kaxinawá), identificado pelas iniciais I.T.B.F.K., de 16 anos, foi baleado por engano na noite desta sexta-feira (11) nas proximidades do Palácio do Governo do Estado do Acre, na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital.
De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi vítima de bala perdida durante uma tentativa de assalto. Duas mulheres e uma criança caminhavam pela via quando foram abordadas por um criminoso armado com uma faca, que roubou um celular e fugiu em seguida. Um policial à paisana que presenciou a cena reagiu e efetuou dois disparos em direção ao assaltante. No entanto, os tiros atingiram o indígena, que passava pelo local no momento da ação.
A vítima foi alvejada com um tiro na região do trapézio — com saída nas costas — e outro no pescoço. O policial, ao perceber que havia acertado a pessoa errada, deixou o local antes da chegada do socorro.
Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, e os paramédicos prestaram os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é estável.
Guarnições do 1º Batalhão da PM estiveram no local, coletaram informações e realizaram buscas pela região, mas o assaltante não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar tanto a tentativa de roubo quanto a conduta do policial envolvido na ocorrência.
Comentários
Geral
Motociclista sofre fratura ao colidir com quebra-molas na Avenida Sobral, em Rio Branco
Caio Filomeno foi arremessado ao solo e fraturou o braço após impacto com redutor de velocidade próximo ao 1º BPM
O motociclista Caio Filomeno Moraes Araújo, de 29 anos, ficou ferido na noite desta sexta-feira (11) após colidir com um quebra-molas e ser arremessado ao solo nas proximidades do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Sobral, bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral.
De acordo com testemunhas, Caio conduzia uma motocicleta modelo Honda Biz, de cor branca, quando não percebeu o redutor de velocidade e bateu de forma abrupta, sendo lançado violentamente ao asfalto. Na queda, sofreu uma fratura no braço esquerdo, com risco de exposição óssea, além de múltiplas escoriações pelo corpo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. A equipe prestou os primeiros atendimentos no local, imobilizou o membro afetado e encaminhou o motociclista ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde foi classificado como estável.
A motocicleta foi retirada da pista e armazenada em local seguro, para que possa ser devolvida à vítima após sua recuperação. Ainda não há informações se o local da colisão possuía sinalização adequada para indicar o quebra-molas.
Comentários
Geral
Juiz converte prisão em flagrante de ex-presidente do PP Jovem para preventiva
O juiz federal Jair Araújo Facundes, da 3ª Vara Federal Cível Criminal da Seção Judiciária do Acre decidiu, nessa quinta-feira (10), pela conversão da prisão em flagrante para preventiva do ex-presidente do PP (Partido Progressista) Jovem, Hélio Nascimento Júnior e outros 7 investigados numa operação da Polícia Federal no Acre que apura tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais.
Além de Hélio, também foram presos na operação: Marineuza do Nascimento Pereira; Ronay Silva de Araújo; Márison Queiroz da Silva; Marcelo Gondim de Moraes; Carlos Daniel Rodrigues Barreto; Angelino Campos Bezerra e David de Lima Martins.
Sara Archanjo da Silva, que é companheira de Marcelo Gondim, foi para prisão domiciliar, já que possui um filho de 4 anos.
Na apreciação do pedido de defesa de Hélio Nascimento Júnior, o juiz avaliou que estão presentes indícios suficientes de autoria e
materialidade, a par da movimentação financeira e bancária que liga o investigado a vários outros investigados, como depósitos e transferências bancárias de elevado valor, além de ter sido encontrado com munição e carregador de fuzil. Ele é mantido preso na
superintendência da Polícia Federal.
Você precisa fazer login para comentar.