Conecte-se conosco

Acre

Petecão participa de debate sobre o futuro das telecomunicações do país

Publicado

em

Segundo a Anatel, com lançamento do novo satélite Star One, da Embratel, municípios acreanos vão receber banda larga mais rápida. A velocidade pode chegar até 20 megabytes por segundo.

CI - Comissão de Serviços de Infra-EstruturaPresidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD/AC), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) desta quarta-feira (30) realizou audiência pública para debater o futuro das telecomunicações no Brasil. Petecão destacou a importância de oferecer à população acreana um acesso à internet de mais qualidade.

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Vasconcelos, afirmou que, a partir de 2015, a potencia do sinal no Acre e em outros estados brasileiros vai melhorar em razão do lançamento do novo satélite Star One com foco na Banda Ka (tecnologia que disponibiliza Internet e banda larga de baixo custo via satélite).

O novo satélite vai abranger a região Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste brasileiro. Com isso, a qualidade da banda larga pode chegar a 20 megabytes por segundo.

“Fala-se muito nos serviços de Internet chegando a localidades distantes. No meu estado, eu não vejo isso. Tenho recebido muita reclamação neste sentido, sobretudo, de lideranças indígenas.”, disse Petecão.

A audiência pública contou ainda com a presença do presidente da telefônica Vivo, Antônio Carlos Valente da Silva e do diretor de tecnologia para a América Latina da Nokia Solutions and Networks – NSN, Wilson Cardoso.

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.

Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.

Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.

A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

Trecho da Avenida Ceará passa por testes de drenagem. Foto: Luis Oliviera/Seop

Comentários

Continue lendo