Acre
Petecão encerra segunda etapa de conversa com vereadores acreanos
Depois de percorrer oito municípios do Acre na semana passada, sendo quatro deles os mais isolados da Amazônia, o senador Sérgio Petecão (PSD) encerrou nesta sexta-feira, 30, a segunda etapa da discussão de suas emendas com os vereadores. Desta vez o parlamentar esteve nas cidades localizadas às margens da BR-364.
Assim como o encontro da última semana, vereadores e lideranças locais elogiaram a iniciativa do senador de debater com a sociedade a correta aplicação das verbas de suas emendas. Cada parlamentar tem a cada ano disponível R$ 15 milhões para aplicar em suas bases políticas.
Na avaliação do senador, é muito melhor ouvir as demandas de quem mais precisa das ações do poder público. “Muitas das vezes o prefeito vai ao gabinete em Brasília pedir recursos para ser aplicado numa área que talvez não tenha um alcance social relevante”, observou.
Nesta segunda fase Petecão percorreu Bujari, Sena Madureira, Tarauacá e Feijó. Na vizinha Bujari uma das principais reivindicações é quanto à regularização fundiária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo eles, sem o título de posse os produtores rurais ficam impedidos de contrair empréstimos junto aos bancos.
Petecão se comprometeu em procurar a presidência do órgão em Brasília para buscar uma solução. A mesma demanda foi ouvida em Sena, Feijó e Tarauacá. Todos os pedidos foram anotados pela assessoria política de Petecão para se encontrar as soluções viáveis.
Aqueles que puderem ser resolvidas por meio da aplicação de verbas serão transformados em projetos para ser incluídos no Orçamento da União. Já questões mais burocráticas vão ser tratadas por meio de ofícios e a vista do senador aos respectivos órgãos.
Resultados concretos
Como resultado prático do encontro realizado na semana passada, o senador Sérgio Petecão esteve reunido na quarta-feira com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. O parlamentar levou ao conhecimento do ministro a necessidade da população das cidades iso9ladas por agências do INSS.
Petecão relatou que na maioria dos casos idosos precisam percorrer dias de viagens em embarcações pelos rios do Estado para encontrar a agência mais próxima para solicitar os benefícios. Garibaldi se comprometeu em estudar o caso e encontrar uma solução. O ministro ainda antecipou que no dia 9 de setembro estará no Acre inaugurando posto do instituto em Brasileia.
Comentários
Acre
Agricultor sobrevive após tiro acidental que alojou bala no coração em Xapuri
Cirurgia rara e de alto risco foi realizada por equipe de 11 profissionais em Rio Branco; paciente recebeu alta e agradece por “ter nascido de novo”

O médico liderou a equipe responsável pela delicada cirurgia. Ao todo, onze profissionais estiveram empenhados, durante cerca de três horas, para salvar a vida de Odair. Foto: cedida
O agricultor Odair Mendes Peixoto, de 43 anos, passou por um susto que quase lhe custou a vida no último dia 3 de julho. Ao tentar proteger seu galinheiro de um possível ataque de gavião, ele sofreu um disparo acidental de rifle .22 que perfurou seu braço e se alojou no coração.
O acidente aconteceu quando Odair guardava a arma em um estrado de madeira na zona rural de Xapuri. “O rifle escorregou e disparou contra mim. Senti uma queimação forte, mas não imaginei que a bala tinha ido parar no meu coração”, relatou.

Após a realização de um exame de raio-x, a equipe médica constatou a emergência do caso e a necessidade da realização de cirurgia para a retirada imediata da bala. Foto: cedida
Cirurgia de alto risco salvou sua vida
Levado às pressas para o Pronto-Socorro de Rio Branco, exames revelaram que o projétil estava alojado no saco pericárdico, estrutura que envolve o coração. “A cada batida, ele perdia sangue. Era uma emergência crítica”, explicou o cirurgião cardíaco Fabio Rueda, que liderou a operação.
Onze profissionais trabalharam por cerca de três horas no procedimento, considerado raro até para médicos experientes. “Já fiz milhares de cirurgias, mas nunca havia retirado uma bala do coração de alguém”, destacou Rueda.
Alta e gratidão
Odair recebeu alta no último domingo (13) e segue em recuperação. Nesta segunda (14), emocionado, recebeu a visita do médico que o operou. “Nasci de novo. Agradeço a Deus e a toda a equipe que me salvou”, disse.
O caso, que poderia ter terminado em tragédia, transformou-se em um relato de superação e eficiência médica no Acre.

Odair recebeu alta médica no domingo, 13, e agora se recupera. Nesta segunda-feira, 14, ele recebeu a visita do médico que o operou. Foto: cedida
Comentários
Acre
Menina Aurora mostra sinais de recuperação após enxerto complexo e inspira onda de solidariedade
Equipe médica mantém cautela, mas evolução da criança na UTI traz esperança; família agradece pelas orações e mensagens de apoio

Nesta segunda-feira, 14 de julho, médicos relataram avanços sutis, mas animadores na resposta do corpo da menina, especialmente nos dedos afetados. Foto: cedida
A pequena Aurora, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresenta os primeiros sinais de melhora após se submeter a um delicado procedimento de enxerto. Nesta segunda-feira (14), médicos relataram progressos sutis, porém promissores, principalmente nos dedos afetados da menina.
Embora a recuperação ainda seja considerada incerta, a equipe médica demonstrou otimismo cauteloso diante da resistência do organismo de Aurora. A criança continua sob cuidados intensivos, mas sua força e a dedicação dos profissionais têm mantido viva a esperança de familiares e apoiadores.
A história de Aurora virou símbolo de fé e mobilização. Nas redes sociais, centenas de pessoas enviam mensagens de carinho e orações diariamente, formando uma corrente de apoio que emociona a família. Em publicação recente, os parentes agradeceram o incentivo: “Deus tem guiado cada passo. Só uma força divina explica tanta resistência em um ser tão pequeno”, escreveram.
Acompanhada de perto, Aurora segue lutando, enquanto sua jornada inspira gestos de solidariedade.
A mobilização tem emocionado familiares, que seguem firmes na gratidão
“Deus tem guiado cada passo, cada detalhe. Só uma força divina explica tamanha resistência em um ser tão pequeno”, declarou a família em publicação recente. Eles também reforçaram a importância do apoio recebido: “Agradecemos de coração a cada mensagem, a cada oração. Que Deus abençoe grandemente todos vocês”.
Comentários
Acre
Vídeos de brigas entre mulheres em Rio Branco viralizam nas redes sociais

Foto: vídeo/reprodução
Duas brigas entre mulheres foram registradas em vídeo, na capital do Acre, no domingo (13) e na madrugada desta segunda-feira (14), e acabaram viralizando nas redes sociais. Nos dois casos, o abuso de bebida alcoólica é apontado como fator contribuinte para os atos de violência.
A primeira briga aconteceu às 4h00 do domingo (13), em frente a uma tabacaria localizada na rua Minas Gerais. Segundo uma testemunha, uma mulher chamou outra de “vagabunda”, dando início a tapas, socos e pontapés. Um homem tentou separar as envolvidas, mas não conseguiu e acabou tomando algumas das pancadas.
A segunda confusão registrada no vídeo aconteceu na orla do rio Acre, na rua Arlindo Leal, às 2h01 desta segunda-feira (14) quando uma mulher bebeu demais e acabou indo pra cima da própria amiga. Os detalhes do desentendimento são desconhecidos, mas as duas rolaram no chão até serem separadas por terceiros.
Você precisa fazer login para comentar.