Conecte-se conosco

Geral

Pessoas em situação de rua no estado são tema de seminário realizado na capital pelo TJAC

Publicado

em

O Seminário busca alcançar público acreano, seminário é voltado para órgãos públicos envolvidos com a temática, magistradas e magistrados, entidades e associações que realizem trabalho com pessoas em situação de rua.

Os debates serão em torno da promoção de direitos desse grupo de pessoas alvo de preconceitos sociais e institucionais.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promove, nos próximos dois dias, terça-feira e quarta (21), o II Seminário Estadual de Atenção as Pessoas em Situação de Rua no estado do Acre. o objetivo do encontro é proporcionar os avanços à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

O seminário foi aberto nesta terça no auditório do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e prossegue na próxima quarta no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC). Os debates serão em torno da promoção de direitos desse grupo de pessoas alvo de preconceitos sociais e institucionais.

O Seminário busca alcançar público acreano, seminário é voltado para órgãos públicos envolvidos com a temática, magistradas e magistrados, entidades e associações que realizem trabalho com pessoas em situação de rua.

A iniciativa da atividade é do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para Pessoas em Situação de Rua (Commi), com realização da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e do Poder Judiciário do Acre, e engajamento do TRE/AC, da Defensoria Pública da União (DPU), da Justiça Federal, do Tribunal do Trabalho da 14ª Região, da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), do MPAC, da Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), do Movimento População de Rua, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR) e da Prefeitura de Rio Branco.

Na programação estão previstas a realização de painéis temáticos, conferências e lançamento de Manual do Cuidado nos Serviços à População em Situação de Rua. Representantes dos movimentos estadual e nacional das pessoas em situação de rua, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) estão entre os painelistas.

Com o título “População em Situação de Rua: das marquises para a garantia de Direitos”, a atividade inicia com a fala dos integrantes dos movimentos nacional das pessoas em situação de rua e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Já no segundo painel o juiz de Direito Giordane Dourado, auxiliar da Presidência do TJAC, participa do debate sobre a Rede de Atenção Psicossocial e Justiça.

No segundo dia do seminário, a desembargadora Waldirene Cordeiro realizará a abertura do evento e após será a conferência sobre a “Política do Judiciário em prol das Pessoas em Situação de Rua”, com conselheiro nacional de Justiça Pablo Coutinho. Havera também outros palestrantes locais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Investigação da Polícia Civil resulta em prisões por roubo e crime organizado em Mâncio Lima

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, cumpriu, nesta semana, dois mandados de prisão relacionados a crimes graves ocorridos no município.

Em uma das ações, os policiais civis deram cumprimento a um mandado de prisão contra um homem acusado de participação em um roubo ocorrido em julho do ano passado, em uma chácara de Mâncio Lima. Na ocasião, cinco indivíduos armados invadiram a residência de um professor e chegaram a trocar tiros com a vítima, que conseguiu se esconder em um dos banheiros do imóvel.

Polícia Civil avança nas investigações e prende mais um suspeito de participação em roubo com violência em Mâncio Lima. Foto: cedida

Ainda na época do crime, um dos suspeitos foi preso após ser baleado, e posteriormente outros dois envolvidos também foram capturados. Com a prisão realizada agora, já são quatro os envolvidos detidos. De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, as investigações apontam que o crime contou com a participação de seis pessoas, sendo que dois suspeitos ainda estão foragidos. “Esses dois indivíduos que faltam ser localizados atuaram dando apoio à ação criminosa e possuem mandados de prisão em aberto pelo crime de tentativa de latrocínio”, explicou o delegado.

Em outra ocorrência, a Polícia Civil cumpriu, na manhã da última quarta-feira, 28, um mandado de prisão contra uma mulher envolvida com organização criminosa. Ela foi investigada em 2020 pela Polícia Civil, juntamente com o companheiro e outros indivíduos, tendo sido julgada e condenada pela Justiça.

Foragida da Justiça é localizada e presa pela Polícia Civil após trabalho de investigação em Mâncio Lima. Foto: cedida

O companheiro da mulher foi preso na tarde de terça-feira, 27, pela Polícia Militar em Mâncio Lima. Já na manhã seguinte, os policiais civis receberam informações sobre o paradeiro da foragida e se deslocaram rapidamente até o local indicado, onde efetuaram a prisão.

 

 

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Paraná Pesquisas: Lula tem 46,4% de aprovação e 50,6% de desaprovação

Publicado

em

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula

A pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29/1) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 46,4% e desaprovado por 50,6% dos eleitores; 2,9% não souberam responder.

O estudo ouviu 2.080 eleitores, em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O Nordeste segue como a região com maior aprovação ao governo Lula: 58,3%, contra 39,4% de desaprovação. Já a que mais desaprova Lula é a região Sul, que registrou 37,2% de aprovação e 59,5% de desaprovação.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-governadora Mailza participa da eleição do novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal

Publicado

em

Os trabalhos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CAL) foram retomados na manhã desta quinta-feira, 29, por meio de uma reunião online, com a participação de representantes dos nove estados que compõem a autarquia. A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou do processo de eleição, por unanimidade, do novo presidente da entidade, o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Também Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins integram o consórcio, que tem como objetivo fortalecer a cooperação regional e promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região.

Consórcio é integrado pelos 9 estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Após três anos à frente do CAL, o governador do Pará, Helder Barbalho, repassou a presidência para Carlos Brandão, que ficará à frente da entidade pelo período de um ano. Durante a gestão, o novo presidente terá a missão de fortalecer a cooperação entre os nove estados, ampliar o diálogo federativo e conduzir, com responsabilidade e visão estratégica, agendas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.

Mailza Assis parabenizou o novo gestor da entidade e destacou a importância da união dos estados para o fortalecimento da Região Norte. “Para este ano que se inicia, esperamos uma boa atuação de todos nós, governantes, nesse trabalho que defende a nossa região, com propostas e projetos que incluem todos os estados. Seguimos firmes, com o Acre sempre presente”, ressaltou.

Maiza Assis: “Esperamos uma boa atuação de todos nós, governantes, nesse trabalho que defende a nossa região, com propostas e projetos que incluem todos os estados”. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O Consórcio da Amazônia Legal mantém uma atuação técnica, integrada e orientada a resultados, alinhada aos desafios e às oportunidades da Amazônia no cenário nacional e internacional. O ano é considerado estratégico para a consolidação de agendas estruturantes e do legado da COP30, reforçando o consórcio como espaço de articulação para decisões conjuntas, cooperação institucional e soluções que conciliem desenvolvimento econômico, conservação ambiental e inclusão social.

The post Vice-governadora Mailza participa da eleição do novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo