O Seminário busca alcançar público acreano, seminário é voltado para órgãos públicos envolvidos com a temática, magistradas e magistrados, entidades e associações que realizem trabalho com pessoas em situação de rua.

Os debates serão em torno da promoção de direitos desse grupo de pessoas alvo de preconceitos sociais e institucionais.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) promove, nos próximos dois dias, terça-feira e quarta (21), o II Seminário Estadual de Atenção as Pessoas em Situação de Rua no estado do Acre. o objetivo do encontro é proporcionar os avanços à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
O seminário foi aberto nesta terça no auditório do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e prossegue na próxima quarta no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC). Os debates serão em torno da promoção de direitos desse grupo de pessoas alvo de preconceitos sociais e institucionais.
O Seminário busca alcançar público acreano, seminário é voltado para órgãos públicos envolvidos com a temática, magistradas e magistrados, entidades e associações que realizem trabalho com pessoas em situação de rua.
A iniciativa da atividade é do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para Pessoas em Situação de Rua (Commi), com realização da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e do Poder Judiciário do Acre, e engajamento do TRE/AC, da Defensoria Pública da União (DPU), da Justiça Federal, do Tribunal do Trabalho da 14ª Região, da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), do MPAC, da Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), do Movimento População de Rua, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR) e da Prefeitura de Rio Branco.
Na programação estão previstas a realização de painéis temáticos, conferências e lançamento de Manual do Cuidado nos Serviços à População em Situação de Rua. Representantes dos movimentos estadual e nacional das pessoas em situação de rua, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) estão entre os painelistas.
Com o título “População em Situação de Rua: das marquises para a garantia de Direitos”, a atividade inicia com a fala dos integrantes dos movimentos nacional das pessoas em situação de rua e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Já no segundo painel o juiz de Direito Giordane Dourado, auxiliar da Presidência do TJAC, participa do debate sobre a Rede de Atenção Psicossocial e Justiça.
No segundo dia do seminário, a desembargadora Waldirene Cordeiro realizará a abertura do evento e após será a conferência sobre a “Política do Judiciário em prol das Pessoas em Situação de Rua”, com conselheiro nacional de Justiça Pablo Coutinho. Havera também outros palestrantes locais.
Relacionado
Comentários
Você precisa fazer login para comentar.