Cotidiano
Pesquisadores farão expedição no Acre com o intuito de avaliar saída para o Pacífico
Técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentará na próxima sexta-feira, 15, no Acre o resultado da nota técnica da ‘Ponte do Abunã e a Integração da Amacro ao Pacífico’ com o intuito de explicar a importância de avaliar o impacto ambiental e socioeconômico das transformações produtivas em direção ao oeste da Amazônia sul-americana.
A expedição científica permitirá propor a estruturação de um grupo de trabalho entre os governos subnacionais dos estados que compõem a AMACRO, o governo peruano e demais interlocutores amazônicos, como os povos nativos e representantes da sociedade civil.
“Tal esforço é fundamental para o diálogo construtivo e para a efetividade das políticas públicas futuras no espaço geoeconômico amazônico. Institucionalizar uma agenda positiva pode ser um fator determinante para contornar as desarmonias entre a esfera econômica e a ambiental, contrabalancear interesses e manter uma estrutura que reflita permanentemente o desenvolvimento sustentável do entorno amazônico”, salientou o Dr. Pedro Silva Barros, Técnico de Planejamento e Pesquisa e coordenador do Projeto “Integração Regional: O Brasil e a América do Sul”
O intuito da expedição é realizar reuniões de trabalho nas capitais Cuiabá/MT, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC e nas áreas de fronteira, com o objetivo de levantar insumos para a elaboração de um “Texto para Discussão”, que tem a finalidade discutir o papel das instituições e dos projetos de infraestrutura no desenvolvimento regional Sul-Americano.
Os técnicos farão visitas nas áreas de produção das principais mercadorias exportadas pelos estados, como: os cereais no Mato Grosso, a proteína animal em Rondônia e a madeira e castanha no Acre e a visitação as principais infraestruturas de interconexão bioceânica rodoviária, como pontes (em especial a Ponte do Abunã/RO e as pontes internacionais que ligam o Acre à Bolívia e ao Peru), aduanas (em Assis Brasil/AC, Epitaciolândia/AC e Brasiléia/AC) e as áreas produtivas com potencial de exportação via Oceano Pacífico através dos portos peruanos de Ilo e Matarani.
Com informações de Ac24horas
Comentários
Cotidiano
Federação discute retorno do Estádio Nabor Júnior ao Acreanão

Foto: Arquivo pessoal/João Antão de Lima Filho
O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, esteve em Senador Guiomard na manhã desta terça-feira (6) para uma reunião com a prefeita Rosana Gomes, visando discutir a inclusão do Estádio Nabor Júnior no calendário oficial do Campeonato Acreano de Futebol Profissional de 2026.
O encontro contou com a presença do vice-presidente da Associação Desportiva Senador Guiomard (ADESG), João Antão, e do secretário municipal de Esporte, Ady Pereira. Durante a reunião, foi discutida uma possível parceria entre a FFAC e a prefeitura para a realização de jogos do Campeonato Acreano no município, com foco em apoio logístico e melhorias na infraestrutura esportiva local.

Foto: Reprodução
Foi definida a elaboração de um plano colaborativo entre a Prefeitura, a FFAC e os representantes do clube, com o objetivo de possibilitar o retorno do Estádio Nabor Júnior para a realização de jogos oficiais.
Comentários
Cotidiano
Acreano Sub-20 tem duas partidas nesta terça, na Arena da Floresta
O Campeonato Acreano Sub-20 segue nesta terça-feira (6) com dois jogos válidos pela segunda rodada da primeira fase, na Arena da Floresta, em Rio Branco.
A primeira partida será entre Humaitá e Vasco-AC, a partir das 15h. Em seguida, às 17h, Plácido de Castro enfrenta o Andirá.
A competição teve início na última sexta-feira (2), com vitórias de São Francisco, Galvez e do atual campeão Santa Cruz-AC.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá partidas com estreias de favoritos

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Andrey será um dos titulares do Vasco na Arena da Floresta
A fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20 terá uma rodada dupla nesta terça, 6, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta. Humaitá e Vasco disputam o primeiro jogo e na segunda partida Plácido de Castro enfrenta o Andirá.
Duelo de favoritos
Humaitá e Vasco fazem um duelo de favoritos na abertura da programação. As diretorias das duas equipes realizaram investimentos em contratações e existe a expectativa por um grande jogo.
“Fizemos uma boa preparação e temos um grupo qualificado. O campeonato vai ser bem disputado e o primeiro objetivo é classificar para a segunda fase”, declarou o treinador do Vasco, Erick Rodrigues.
“Montamos um elenco para lutar pelo título. Nossa diretoria entendeu a importância de disputar a Copa São Paulo e vamos em busca da nossa meta”, disse o técnico Humaitá, Kinho Brito.
Andirá como favorito
Depois de dois adiamentos da partida contra o Vasco, o Andirá estreia no Estadual contra o Plácido de Castro como favorito. A diretoria do Morcego montou um grupo caseiro e confiou a missão ao técnico João Paulo Lourenço.
Você precisa fazer login para comentar.