Conecte-se conosco

Acre

Pesquisa revela que mulheres perderam espaço no comando das prefeituras do Acre

Publicado

em

Da redação, com ac24horas

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as mulheres perderam espaço nas prefeituras dos municípios do Acre. De acordo com o órgão, nenhuma mulher, em 2013, assumia o posto de chefe do Poder Executivo Municipal. Até 2012, o Estado tinha três mulheres conduzindo as ações municipais.

O Perfil dos Municípios Brasileiros 2013 (Munic 2013) apresentou dados afirmando que no Brasil, apenas 675 municípios, 12,11%, tinham prefeitas. Mas isso não quis dizer muita coisa. Das cidades chefiadas por mulheres, 493, ou seja, 73% delas, não possuem órgão público dedicado à política de mulheres. Isso é razoavelmente pior que o porcentual nacional.

No Ranking, o Rio Grande do Norte é o Estado com maior proporção de prefeitas, ao todo são 21,6%. Logo atrás vem a Paraíba, com 21,1% e Roraima, com seus 20%. Agora, o que chama ainda mais atenção, é o Estado de São Paulo, que mesmo sendo o maior do País, possui apenas 12,1% de prefeitas. O Estado está abaixo da média do Brasil, que como já foi dito acima, é de 12,11%. O Acre, por sua vez, é o único Estado brasileiro sem prefeitas.

Mas, como já destacado, o Acre teve três prefeitas no último quadriênio de gestão municipal, encerrado em 2012, após a respectiva eleição, ocasião em que se escolheu os atuais prefeitos em todo o Brasil.

Até aquele momento, Eliane Gadelha e Leila Galvão, ambas do Partido dos Trabalhadores (PT) e  Marilete Vitorino (PSD), que respondiam pelas prefeituras de Assis Brasil, Brasiléia e Tarauacá, respectivamente. Mas, o que chama ainda mais atenção é que as três ex-gestoras foram processadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC).

De Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD) foi multada em R$ 3.570, valor que deveria ter sido pago ao Tesouro do Estado no ano passado. Segundo processo, a condenação foi aplicada depois que a gestora deixou de comprovar a publicação do relatório resumido de execução orçamentária do quinto bimestre de 2011. Na defesa, a ex-prefeita alegou ter divulgado o relatório no mural da sede do Poder Executivo, o que não foi aceito como argumentação que pudesse justificar a falta.

Mas as acusações contra mulheres prefeitas não param no caso acima, o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) instaurou três inquéritos civis para investigar possíveis atos de improbidade administrativa praticados pela então prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha Carius (PT). Segundo o órgão, a gestora foi acionada por depreciação e desaparecimento de bens da prefeitura, inadimplência e por não repassar valores descontados dos salários dos servidores que contrataram empréstimos consignados.

A também petista Leila, teve suas prestações de contas reprovados pelo TCE, no mês de fevereiro passado. As informações foram divulgadas pelo órgão e dizem respeito a documentação referente ao pleito de 2008. Existe também a possibilidade de multa de esfera judicial.

A ex-prefeita contou com um voto favorável do conselheiro Ronald Polanco, mas não foi o suficiente para que ela ficasse livre de um processo. De acordo com Polanco, a então prefeita não teve observância e atendeu os princípios constitucionais da economicidade e eficiência. Uma multa no valor de R$ 7.140 foi aplicada à Leila.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é executado a tiros dentro de loja no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco

Publicado

em

Crime ocorreu na noite desta segunda-feira (12); vítima foi atingida pelas costas e morreu ainda no local

Rodiscley Lúcio da Silva, de 46 anos, conhecido como “Manin”, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (12), dentro de uma loja de confecções localizada na Rua Bolívia, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Rodiscley trabalhava no estabelecimento quando dois homens não identificados chegaram em uma motocicleta e pararam em frente à loja. Um dos suspeitos entrou no local fingindo ser cliente e, em seguida, efetuou pelo menos seis disparos contra a vítima, que foi atingida principalmente na região das costas. Após o ataque, os criminosos fugiram.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado foi enviada. No entanto, ao chegar ao local, a equipe médica apenas pôde constatar o óbito.

Policiais militares do 1º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia criminal e realizaram buscas na região na tentativa de localizar os autores do crime, mas ninguém foi preso até o momento.

Após a conclusão da perícia, o corpo de Rodiscley foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

A Polícia trabalha com a hipótese de que o crime esteja relacionado à disputa entre organizações criminosas. O caso é investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é baleado em beco no bairro Triângulo, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida na coxa após criminosos em motocicleta efetuarem vários disparos e fugirem do local

Leonardo Veiga da Costa, de 31 anos, foi ferido por disparo de arma de fogo na tarde desta segunda-feira (12), em um beco localizado na Rua Padre José, no bairro Triângulo, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da Polícia, Leonardo caminhava pela via quando foi surpreendido por dois homens não identificados que se aproximaram em uma motocicleta vermelha. De posse de uma arma de fogo, os suspeitos efetuaram cerca de sete disparos contra a vítima. Um dos tiros atingiu a coxa direita de Leonardo, com perfuração de entrada e saída.

Mesmo ferido, ele conseguiu correr até as proximidades do posto de combustíveis Triângulo, onde pediu ajuda a populares. Após a ação criminosa, os autores fugiram e não foram localizados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e deslocou duas ambulâncias — uma de suporte básico e outra avançada. A equipe prestou os primeiros socorros, estabilizou a vítima e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco. O estado de saúde de Leonardo é considerado estável.

Moradores relataram que, na semana anterior, a vítima já havia sido alvo de outra tentativa de homicídio a tiros, mas não foi atingida na ocasião.

Policiais militares do 2º Batalhão realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso até o momento. O caso está sendo investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil identifica vítima de acidente fatal na BR-317, em Xapuri

Publicado

em

Motociclista morreu após colisão com caminhão boiadeiro e só foi reconhecido um dia depois por não portar documentos

A Polícia Civil identificou, nesta segunda-feira (12), a vítima do grave acidente ocorrido na tarde de domingo (11), na BR-317, nas proximidades da entrada da estrada Variante, no município de Xapuri, interior do Acre.

A vítima é Henrique Mateus de Araújo, nascido em junho de 1995, que completaria 31 anos ainda este ano. No momento do acidente, ele não portava documentos, o que impossibilitou a identificação imediata no local.

O acidente chocou moradores da região devido à violência do impacto. Henrique conduzia uma motocicleta quando colidiu contra um caminhão boiadeiro, sofrendo múltiplas fraturas expostas pelo corpo, o que deixou a vítima praticamente irreconhecível.

Segundo informações preliminares que ainda estão sendo apuradas, Henrique teria sido visto consumindo bebidas alcoólicas horas antes do acidente. No entanto, somente os exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) poderão confirmar a presença de álcool no organismo. O laudo pericial deve ficar pronto dentro de aproximadamente 30 dias.

O corpo foi encaminhado ao IML para os procedimentos legais. Até o momento, não há confirmação sobre o local do sepultamento.

O caso segue sob investigação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil, que trabalham para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo