Cotidiano
Pesquisa de boca de urna: por que não haverá nas eleições 2024
Institutos de pesquisa informam que por conta de atualizações nos padrões da votação, que permitem uma apuração mais rápida dos números, não farão levantamento

Simulador da urna eltrônica elaborado pelo TSE — Foto: Reprodução
Os institutos de pesquisa não farão as tradicionais pesquisas de apuração, chamadas de boca de urna, neste domingo (6), após o encerramento do primeiro turno das Eleições 2024. O levantamento parou de ser realizado por conta de atualizações nos padrões da votação, que permitem uma apuração mais rápida dos números pelo país.
De acordo com os institutos de pesquisa, os altos custos e a agilidade do sistema eleitoral fizeram com que o levantamento não fosse mais necessário. Uma outra pontuação dessas instituições é a mudança no horário eleitoral desde 2022.
Diferente dos outros anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)unificou o horário eleitoral em todo país, fazendo com que todas as seções funcionem de 8h às 17h pelo padrão de Brasília, inclusive nas regiões que têm algum tipo de fuso diferente.
A unificação dos horários de votação no país permite que as apuração dos votos e os resultados comecem a ser divulgados a partir do encerramento das urnas.
Boca de urna, como é chamado, era uma levantamento feito a partir de entrevistas com eleitores na porta das sessões eleitorais, cujo resultado era divulgado logo após o fechamento das urnas, às 17h.
Comentários
Cotidiano
Confaz define novo preço médio do etanol no Acre a partir de fevereiro de 2026
Valor servirá de base para cálculo do ICMS e não representa, necessariamente, o preço nas bombas

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) definiu o novo Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis no Acre, com vigência a partir do dia 16 de fevereiro de 2026. A atualização consta no Ato Cotepe/PMPF nº 4/2026, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).
De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Fazenda, o preço médio do etanol hidratado combustível (AEHC) no Acre foi fixado em R$ 5,2254 por litro. O valor será utilizado como base para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado.
No levantamento nacional, o Acre aparece com PMPF definido apenas para o etanol. Nesta atualização, não houve fixação de preços médios para outros combustíveis, como gasolina de aviação (QAV), gás natural veicular (GNV), gás natural industrial (GNI) ou óleo combustível.
O PMPF é utilizado pelos estados exclusivamente como referência para fins de tributação e não corresponde, necessariamente, ao preço final cobrado ao consumidor nas bombas, que pode variar conforme custos logísticos, margens de revenda e políticas comerciais adotadas pelos postos de combustíveis.
Comentários
Cotidiano
Estado republica editais do processo seletivo da Educação
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), republicou, por correção de inconsistências, editais relacionados ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à formação de cadastro de reserva para contratação temporária de profissionais da educação. A republicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 10. Os documentos apresentam o resultado final da prova objetiva e a convocação de candidatos que se declararam pessoas com deficiência (PcDs) para a etapa de perícia médica.
De acordo com o Edital nº 007, foi homologado o resultado final da prova objetiva do processo seletivo. A publicação apresenta a relação definitiva dos candidatos classificados, após análise dos recursos interpostos contra o resultado preliminar. O certame contempla cargos destinados ao atendimento das demandas da rede pública estadual de ensino, conforme critérios estabelecidos no edital de abertura do processo seletivo.
Já no Edital nº 008 consta convocação dos candidatos que se inscreveram nas vagas reservadas para pessoas com deficiência para a realização da perícia médica, etapa obrigatória para validação da condição declarada no ato da inscrição. A avaliação tem como objetivo verificar se o candidato atende aos requisitos previstos na legislação e nas normas do processo seletivo.
Os convocados devem observar atentamente as orientações relativas às datas, aos horários e à documentação exigida para a realização da perícia, conforme estabelecido no edital. O não comparecimento ou a não apresentação dos documentos solicitados pode resultar na eliminação do candidato do processo seletivo.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
AAVP abre temporada com torneio feminino na categoria Sub-19

Foto AAVP: As duplas premiadas pelo primeiro torneio de 2026
A Associação Acreana de Vôlei de Praia(AAVP) abriu nesse domingo, 8, na AABB, a temporada de 2026 com um torneio feminino na categoria Sub-19. As melhores atletas acreanas estiveram em quadra.
A dupla formada por Sara Ico/Duda conquistou o título do torneio. Alicia e Nicolly Caldeira terminaram na segunda colocação e Nicole/Karen ficaram em terceiro.
Festival de Escolinhas
Com atletas entre 8 e 13 anos, foi promovido o 1º Festival Inter Escolinhas com 17 duplas.
“Conseguimos atingir o nosso objetivo tanto com os atletas mais e as garotas do Sub-19. Temos um grande expectativa para a temporada”, comentou o presidente da AAVP, professor Cláudio Baixinho.
Parceria encaminhada
Segundo Cláudio Baixinho, existe a possibilidade de uma parceria com a Federação Acreana de Voleibol(FEAV) para a atual temporada.
“Nos reunimos com o professor João Petrolitano e pode ser feito um trabalho em conjunto. Nosso objetivo é a evolução da modalidade”, afirmou Cláudio Baixinho.

Você precisa fazer login para comentar.