Cotidiano
Peru surpreende, elimina Uruguai nos pênaltis e vai às semifinais
Uruguai tem três gols corretamente anulados e Suárez perde pênalti
Os deuses do futebol recompensaram a retranca peruana na tarde de hoje (29), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ineficiência uruguaia também contribuiu para que o 0 a 0 persistisse no duelo de quartas de final da Copa América. Na disputa de pênaltis, sobrou para Suárez o papel de vilão. O maior artilheiro da história do Uruguai foi o único a errar, enquanto os adversários foram perfeitos em suas cobranças. Agora, o Peru enfrentará o Chile nas semifinais.
Foi um jogo de muitos erros e baixo nível técnico. O badalado ataque uruguaio, com Suárez, do Barcelona, e Cavani, do Paris Saint Germain, frustrou a torcida presente na Arena Fonte Nova. A forte chuva que caiu durante o primeiro tempo não serviu de desculpa para o futebol pobre apresentado pelas duas seleções. O problema era falta de criatividade e inspiração por parte do Uruguai, e de ousadia do lado peruano.
A Celeste até balançou a rede três vezes, mas irregularidades foram corretamente apontadas pela arbitragem em todos os lances. Em jogadas regulares, o Uruguai perdeu muitos gols, um deles incrível com Godín. Praticamente debaixo das traves, o zagueiro uruguaio isolou a bola.
A arbitragem do brasileiro Wilton Sampaio e de seus auxiliares foi digna de nota. Anulou corretamente os gols e não esperou o VAR para tomar decisões importantes.
É possível dizer que o Peru melhorou seu futebol em comparação com a partida anterior, quando perdeu de 5 a 0 para o Brasil. O medo de sofrer uma nova goleada fez o time do treinador Ricardo Gareca se fechar mais no início do jogo e arriscar menos no ataque. À medida que o segundo tempo se desenrolava, ficou claro que o objetivo dos peruanos era levar o jogo para os pênaltis. Do outro lado, o Uruguai tentava evitá-los de qualquer maneira. Sem organização tática, o time de Óscar Tabárez apostava em bolas jogadas na área, numa tentativa quase desesperada de marcar. Não houve jeito.
Curiosamente, os dois times com melhor futebol demonstrado na primeira fase foram eliminados nas quartas de final. Enquanto a Colômbia caiu diante do Chile, o Uruguai foi eliminado hoje. Bom para os peruanos, que depois de se verem quase eliminados após goleada sofrida para os brasileiros na primeira fase, agora se veem nas semifinais. Resta saber se esse time pode surpreender ainda mais.
Ficha técnica:
URUGUAI 0 (4) X (5) 0 PERU
Competição: Copa América (quartas de final)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Juiz: Wilton Sampaio (Brasil)
Uruguai: Muslera, Godin, Giménez, Cáceres, Gonzales; Bentancur, Valverde (Stuani), De Arrascaeta, Nández (Torreira); Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
Peru: Gallese, Abram, Zambrano, Advíncula, Trauco; Yotún, Tapia, Carrillo (Christofer Gonzáles), Flores, Cueva (Ruidíaz); Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
Gols (disputa de pênaltis): Guerrero, Ruidíaz, Yotún, Advíncula e Flores (Peru); Cavani, Stuani, Gallese, Torrera (Uruguai).
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.


Você precisa fazer login para comentar.