Pente-fino INSS: prazo para agendar perícia encerra no dia 13

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 3.544 segurados, no Acre, que recebem o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, a realizarem a revisão de benefício. Cartas foram enviadas para os beneficiário a partir do dia 1º de março, no entanto nem todos atenderam ou receberam o aviso.

No Acre, 1.469 segurados foram convocados por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), no dia 23 de março. A lista com os nomes pode ser consultada na Seção 3 a partir da página 121.

Foram convocados, por meio da publicação, os beneficiários não encontrados por alguma inconsistência no endereço e quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado. Os segurados convocados têm até o dia 13 de abril para agendar a perícia pelo telefone 135, ou terão o benefício suspenso.

A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar a perícia. Depois, o benefício será cancelado. Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar a documentação médica disponível como atestados, laudos, receitas e exames.

Esta é a segunda etapa do Programa de Revisão de Benefícios, do INSS. A primeira fase gerou a economia anual estimada de R$ 12 milhões, com os benefícios cancelados, no estado.

No Acre, já foram realizadas 704 perícias e 562 benefícios foram cancelados até o dia 31 de janeiro de 2018. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 320 benefícios. O que totaliza 882 benefícios cancelados.

Das periciais realizadas, 101 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 17 em auxílio-acidente, 3 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 21 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.

Natan Peres

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Tribuna