Geral
Pelo menos mais de 2,5 mil famílias ainda podem solicitar instalação gratuita de antena parabólica digital no Acre
Todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados até dezembro e é preciso substituir as antenas tradicionais para continuar tendo acesso à programação das emissoras. No caso da Rede Globo, as antenas conectadas aos receptores analógicos vão perder o sinal neste domingo (18).

É preciso substituir parabólicas tradicionais pelas digitais para continuar recebendo sinal. Foto: Reprodução
Pelo menos 2,5 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal ainda podem solicitar a instalação gratuita dos kits de antenas parabólicas digitais no Acre. A informação foi divulgada pela organização Siga Antenado, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a entidade, 37.500 famílias que assistem televisão através das parabólicas tradicionais já foram atendidas no estado, de um total de 40 mil que têm direito, por estarem cadastradas no CadÚnico.
As antenas parabólicas tradicionais vão parar de receber o sinal da Rede Globo neste domingo (18), por conta da implantação da tecnologia 5g no Brasil, que utiliza a mesma faixa da radiofrequência. Ainda conforme a Anatel, todo o sinal das parabólicas tradicionais será desativado até dezembro, e por isso é preciso substituir as antenas.
As parabólicas digitais continuarão recebendo a transmissão das emissoras de TV, porém, com muito mais qualidade de imagem e de áudio.
“A Siga Antenado faz a instalação do kit com a nova parabólica digital na casa das famílias de menor renda que estejam cadastradas em algum programa social do governo federal e que assistam a TV pela parabólica tradicional. As famílias que se enquadram nesses critérios, podem entrar em contato com a nossa equipe de atendimento da Siga Antenado que vai agendar o melhor dia para fazer a instalação”, explica o gerente de comunicação e conteúdo da entidade.
E para solicitar e agendar a instalação das novas antenas parabólicas, o público contemplado pelo serviço gratuito pode entrar em contato através do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
Tanto no site quanto pelo telefone, é preciso informar dados pessoais para que então a organização identifique se o usuário tem direito à gratuidade. Após a checagem das informações, o usuário pode escolher o dia que preferir para que a equipe de instalação compareça à residência.
Comentários
Geral
Polícia apreende 400 litros de combustível roubados em esquema de estelionato em Cruzeiro do Sul
Criminoso utilizou requisições falsas para subtrair produto de posto local; investigações avançam para identificar envolvidos e apurar prejuízos
A Polícia Civil e Militar de Cruzeiro do Sul apreenderam, no último sábado (8), cerca de 400 litros de combustível no Porto da cidade. O material, segundo as autoridades, foi obtido por meio de um esquema de estelionato em um posto de combustível do município.
De acordo com o delegado Jadson Santos, do Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (Nepatri), um homem utilizou requisições supostamente falsas para enganar funcionários do estabelecimento e subtrair uma grande quantidade de combustível. “É um criminoso audacioso, que utilizou meios ardilosos, como notas falsas, para cometer o crime”, afirmou o delegado.
As investigações, que já estão em estágio avançado, conseguiram recuperar parte do combustível roubado. “Estamos trabalhando para apurar os prejuízos e identificar todos os envolvidos”, completou Jadson Santos.
Até o momento, não há informações sobre a prisão do suspeito, a origem das requisições falsas ou o destino do combustível desviado. O caso continua sob investigação.
Comentários
Geral
Tenente-coronel é preso após atacar esposa e enteado no AM
O tenente-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) Glauber Rubens Alencar foi preso em flagrante neste sábado (8) após esfaquear a própria esposa e o enteado, de 19 anos, em uma residência no bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. O crime ocorreu por volta de meio-dia e resultou na intervenção de terceiros para conter o agressor.
De acordo com a Polícia Civil, Glauber teria tido um surto e, munido de um facão, tentou atacar os animais domésticos da casa. A esposa tentou impedi-lo, mas acabou sendo agredida. O filho dela, ao presenciar a cena, interveio para defender a mãe, entrando em luta corporal com o padrasto. Durante a briga, uma terceira pessoa que estava no local conseguiu imobilizar Glauber até a chegada da Polícia Militar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou socorro às vítimas, encaminhando-as ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na Zona Leste da cidade. O suspeito também recebeu atendimento médico para curativos antes de ser conduzido à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), onde permaneceu detido.
A Polícia Civil informou que Glauber Rubens Alencar responderá pelos crimes de lesão corporal, agressão física e tentativa de homicídio contra o enteado. As investigações sobre o caso seguem em andamento.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), disse que um procedimento interno foi aberto na Diretoria de Justiça e Disciplina da Polícia Militar, que repudia qualquer conduta criminosa praticada por seus agentes.
Segundo o Porta ampost.com.br não é a primeira vez que o tenente-coronel enfrenta problemas com a Justiça. Em 2021, ele foi preso preventivamente no âmbito da Operação Arrocho, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), sob suspeita de participação em um esquema criminoso que desviava drogas apreendidas com organizações criminosas no Estado. Na ocasião, a ação policial desarticulou uma rede de corrupção envolvendo agentes de segurança.
Comentários
Geral
Motorista sofre ferimentos graves após aquaplanagem e capotamento em Rio Branco
Acidente na Avenida Amadeo Barbosa, no bairro Comara, deixou Lucas Emanuel Rocha de Lima, de 25 anos, com fraturas e traumatismo craniano; veículo colidiu contra árvore após perder controle sob forte chuva.
Um acidente grave envolvendo um Fiat Argo branco, de placa SYZ-4A39, deixou o motorista Lucas Emanuel Rocha de Lima, de 25 anos, ferido na tarde deste sábado (8) na Avenida Amadeo Barbosa, no bairro Comara, em Rio Branco. Segundo relatos de testemunhas, o jovem dirigia no sentido centro-bairro sob forte chuva quando, ao tentar uma ultrapassagem, o veículo aquaplanou, saiu da pista, capotou e colidiu contra uma palmeira após passar por cima do meio-fio.
Lucas sofreu múltiplos ferimentos, incluindo fratura na clavícula e no ombro direito, cortes no rosto, escoriações pelo corpo e um traumatismo cranioencefálico leve. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente, e uma equipe de suporte avançado prestou os primeiros socorros, estabilizando o estado do condutor antes de encaminhá-lo ao pronto-socorro de Rio Branco.
O local do acidente foi isolado pela Polícia Militar do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para a realização da perícia. Após a conclusão dos trabalhos, o veículo foi removido por um guincho. O caso serve como alerta para os riscos de dirigir em condições climáticas adversas, especialmente durante chuvas intensas.
Você precisa fazer login para comentar.