fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pelo 3º ano seguido, representante do Acre no The Voice Brasil sai do Conservatório de Música do Juruá

Publicado

em

Arhur Marçal tem 13 anos e participar do The Voice Kids — Foto: Arquivo pessoal

Arhur Marçal tem 13 anos e participar do The Voice Kids — Foto: Arquivo pessoal

Por Tácita Muniz, g1 AC — Rio Branco

Foi interpretando a ópera Nessum Dorma, música eternizada na voz de Pavarotti, que Arthur Marçal, de 13 anos, da cidade de Cruzeiro do Sul emocionou os jurados do The Voice Kids nesse domingo (1). Com sua voz, ele conseguiu que as três cadeiras virassem.

Em sua apresentação, ele diz que saiu de Cruzeiro do Sul. Ele é aluno do vice campeão do The Voice, o também cruzeirense Gustavo Matias. Mas, as coincidências não para por aí. Arthur também é mais um talento revelado do Conservatório Musical do Juruá no interior do Acre.

“Venho do meio da floresta de Cruzeiro do Sul, no Acre”, diz.

Arthur entrou no conservatório em 2018 e aos poucos foi perdendo a vergonha e soltando a voz com o apoio da equipe do local. Com a participação do adolescente, o conservatório emplaca três participantes no programa por três anos seguidos.

No ano de 2020, a aluna Lóren Medeiros participou do The Voice Kids e, no ano seguinte, o professor de canto Gustavo Matias se inscreveu no reality e chegou até a final do programa, ficando como vice campeão do The Voice Brasil.

“A pergunta que não quer calar: qual o segredo do Conservatório Musical de Cruzeiro do Sul ? A resposta, basicamente, se resume em dois pilares: Deus e muita mão na massa. Deus se manifesta através do surgimento dos talentos de cada aluno cruzeirense que até então eram desconhecidos, bem como através da busca de confiança em si próprios. Em segundo lugar, muito trabalho, muita dedicação, muita disciplina e muito amor por parte dos alunos e dos professores”, diz o promotor que encabeça o projeto.

Conservatório do Juruá já mandou três participantes para o The Voice — Foto: Arquivo pessoal

Conservatório do Juruá já mandou três participantes para o The Voice — Foto: Arquivo pessoal

Mais sobre o projeto

 

g1 já contou a história desse projeto, que começou a nascer em 2015 por meio da inquietação do promotor de Justiça Iverson Bueno, que atua no Juruá há 12 anos. Ele conta que ao chegar na cidade percebeu que os jovens tinham poucas opções de cultura e teve a ideia, por iniciativa própria, de criar um projeto voltado para ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Então, no ano seguinte, em 2016, nasceu o projeto “Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho”. Logo de início, Bueno chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para comprar os instrumentos e materiais necessários para a reforma do espaço que antes era do Educandário, mas que estava abandonado, e foi cedido ao projeto pelo Educandário por 20 anos.

O Educandário que é o grande parceiro do MP-AC neste projeto e também acolhe crianças, um trabalho coordenado por Rinauro Lima. Antes, acolhia filhos de pais com hanseníase e hoje acolhe crianças de pais que precisam trabalhar e deixam os filhos lá durante o dia.

Com o espaço que conseguiu indo em busca de ajuda, o promotor também contou com o apoio da banda do Exército, pelo Comando de Fronteira Juruá/ 61° Batalhão de Infantaria de Selva. A partir daí, foi muito trabalho e uma corrente de voluntários que se dedicava para que o projeto realmente criasse corpo. Não foi um trabalho fácil, mas, com a união de todos, aos poucos, foi avançando até conseguir mais recursos e chegar à estrutura atual.

“Na linha de frente, sempre fui eu como pessoa física. Depois que foi institucionalizado, o Ministério Público abraçou a causa, quando visitaram e conheceram nosso projeto”, conta o promotor ao revelar que, inclusive, o nome “Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho” faz alusão justamente às iniciais do MP-AC.

Atualmente, o programa conta com o apoio também do Judiciário, Fundação Elias Mansour (FEM) e prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ao todo, desde sua criação, mais de mil crianças já passaram pelo local – descobrindo seus dons musicais, conhecendo suas aptidões, mas, acima de tudo, sendo acolhidos.

Projeto atende crianças em vulnerabilidade social — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo parente

rojeto atende crianças em vulnerabilidade social — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo parente

‘Esse espaço é um refúgio’

 

A atmosfera do conservatório é de alento, suporte, acolhimento e, claro, arte. Porém, esse projeto não é apenas ensinar a arte da música, mas também da vida. Bueno diz que os jovens atendidos por eles vêm de uma realidade bastante dura, o que faz com que local seja um espaço de escuta.

“Música é 1% do que a gente faz aqui dentro, os outros 99% são filosofia de vida. Recebemos crianças, por exemplo, vítimas de violência doméstica. Então, a gente ajuda, conversa e entende esses problemas que eles passam e acabam usando esse espaço para se refugiar de problemas muito maiores que eles têm na vida”, destaca.

 

Devido à pandemia, hoje 300 jovens estão sendo atendidos pelo projeto em Cruzeiro do Sul, mas nos seis anos mais de mil já passaram pelo local. No conservatório, há aulas de diversos instrumentos, além de um coral e também outras artes. O desafio é sempre tentar fazer com que o jovem identifique seu dom e consiga desenvolvê-lo com a ajuda dos professores.

Hoje, os professores são remunerados, mas no início tudo era resultado de voluntariado. Inclusive, o lema do espaço é “O sentido da vida é ajudar o próximo”.

Por ter essa filosofia altruísta, foram definidas algumas regras para o ingresso dos jovens no projeto. É necessário ter de 10 a 17 anos e ter uma renda familiar total de até dois salários mínimos.

A ideia é fazer com que jovens consigam aprender algum instrumento musical e também serem acolhidos no espaço — Foto: Paulo Roberto/g1

A ideia é fazer com que jovens consigam aprender algum instrumento musical e também serem acolhidos no espaço — Foto: Paulo Roberto/g1

“Estabeleci essas regras junto com os professores justamente porque não quero fugir da finalidade do projeto, que é ser social. Mas, a cidade inteira quer entrar lá, principalmente, os que têm condições de pagar. Eles dizem que concordam, mas que acham injusto porque queriam estar com a gente, fazer parte do movimento e viver essa magia que sentimos ao participar dele”, conta.

A única exceção, caso sobrem vagas, é para o coral porque, segundo o promotor, quanto mais gente no coral, melhor, e também porque é muito rotativo. O convite a esses jovens é feito, principalmente, nas escolas públicas da cidade, que é onde se concentra o público-alvo.

Hoje pode-se dizer que o conservatório é uma iniciativa público-privada, que conta com o apoio de todas as entidades já citadas. É um dos programas mais importantes do Ministério Público do estado, tendo projeção nacional.

“O que faz a coisa andar mesmo é o envolvimento das pessoas que colocaram a mão na massa. É uma doação, é uma entrega, não tem horário. A gente fica à noite, sábado e domingo e minha meta é manter ele como está em Cruzeiro do Sul e expandir esse projeto para as cidades de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, planeja.

Essas são duas cidades isoladas que ficam na região do Juruá. Bueno diz que já começou a articular com algumas pessoas para conseguir alcançar esses jovens, já que nesses municípios não há muita estrutura e oportunidades, mas que guarda um potencial cultural importante.

“Estou tentando adquirir mais instrumentos para levar lá, onde é bastante carente de tudo, e meu sonho é ampliar o conservatório”, disse.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe

Coleta de secreção nasal para exame de Covid-19: casos da doença aumentam no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá

Publicado

em

Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais

A PM, prendeu Rafael V. de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. o mesmo tem passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa. Foto: cedida 

Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.

A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.

No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.

Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Olavinho Boiadeiro se reúne com autoridades é Sebrae para planejar eventos festivos de 2025 em Acrelândia

Publicado

em

O encontro teve como pauta o planejamento de eventos festivos para 2025, como a tradicional ExpoAcrelândia e a novidade Festa do Empreendedor

O planejamento das festividades promete ser um marco para a cidade, com foco na inovação e no incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural. Foto: assessoria

O Prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, recebeu em seu gabinete nesta semana o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vitor Martineli, o presidente da Associação Comercial de Acrelândia (ACEAC), Jarder, o representante da Federacre, Pedro, o consultor do SEBRAE, Clóvis, e a Secretária de Administração, Luciana. O encontro teve como objetivo principal o planejamento de grandes eventos festivos para o ano de 2025, destacando a tradicional ExpoAcrelândia e a nova atração: a Festa do Empreendedor.

Com uma agenda voltada para a celebração e promoção do município, o encontro reforçou o compromisso da Prefeitura em apoiar eventos que fomentem o comércio local e celebrem o empreendedorismo em Acrelândia. A parceria entre o executivo municipal e a ACEAC e Sebrae segue sólida, com perspectivas de fortalecer ainda mais as ações que beneficiam a população e movimentam a economia local.

O compromisso de promover eventos que integrem a comunidade e incentivem o empreendedorismo segue sendo uma prioridade para o município.

A reunião reafirmou a parceria estratégica entre o executivo municipal e a ACEAC, que continua consolidando o apoio necessário para a realização de grandes celebrações e o fortalecimento da economia local. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo