Conecte-se conosco

Cotidiano

Pelo 3º ano seguido, representante do Acre no The Voice Brasil sai do Conservatório de Música do Juruá

Publicado

em

Arhur Marçal tem 13 anos e participar do The Voice Kids — Foto: Arquivo pessoal

Arhur Marçal tem 13 anos e participar do The Voice Kids — Foto: Arquivo pessoal

Por Tácita Muniz, g1 AC — Rio Branco

Foi interpretando a ópera Nessum Dorma, música eternizada na voz de Pavarotti, que Arthur Marçal, de 13 anos, da cidade de Cruzeiro do Sul emocionou os jurados do The Voice Kids nesse domingo (1). Com sua voz, ele conseguiu que as três cadeiras virassem.

Em sua apresentação, ele diz que saiu de Cruzeiro do Sul. Ele é aluno do vice campeão do The Voice, o também cruzeirense Gustavo Matias. Mas, as coincidências não para por aí. Arthur também é mais um talento revelado do Conservatório Musical do Juruá no interior do Acre.

“Venho do meio da floresta de Cruzeiro do Sul, no Acre”, diz.

Arthur entrou no conservatório em 2018 e aos poucos foi perdendo a vergonha e soltando a voz com o apoio da equipe do local. Com a participação do adolescente, o conservatório emplaca três participantes no programa por três anos seguidos.

No ano de 2020, a aluna Lóren Medeiros participou do The Voice Kids e, no ano seguinte, o professor de canto Gustavo Matias se inscreveu no reality e chegou até a final do programa, ficando como vice campeão do The Voice Brasil.

“A pergunta que não quer calar: qual o segredo do Conservatório Musical de Cruzeiro do Sul ? A resposta, basicamente, se resume em dois pilares: Deus e muita mão na massa. Deus se manifesta através do surgimento dos talentos de cada aluno cruzeirense que até então eram desconhecidos, bem como através da busca de confiança em si próprios. Em segundo lugar, muito trabalho, muita dedicação, muita disciplina e muito amor por parte dos alunos e dos professores”, diz o promotor que encabeça o projeto.

Conservatório do Juruá já mandou três participantes para o The Voice — Foto: Arquivo pessoal

Conservatório do Juruá já mandou três participantes para o The Voice — Foto: Arquivo pessoal

Mais sobre o projeto

 

g1 já contou a história desse projeto, que começou a nascer em 2015 por meio da inquietação do promotor de Justiça Iverson Bueno, que atua no Juruá há 12 anos. Ele conta que ao chegar na cidade percebeu que os jovens tinham poucas opções de cultura e teve a ideia, por iniciativa própria, de criar um projeto voltado para ajudar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Então, no ano seguinte, em 2016, nasceu o projeto “Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho”. Logo de início, Bueno chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para comprar os instrumentos e materiais necessários para a reforma do espaço que antes era do Educandário, mas que estava abandonado, e foi cedido ao projeto pelo Educandário por 20 anos.

O Educandário que é o grande parceiro do MP-AC neste projeto e também acolhe crianças, um trabalho coordenado por Rinauro Lima. Antes, acolhia filhos de pais com hanseníase e hoje acolhe crianças de pais que precisam trabalhar e deixam os filhos lá durante o dia.

Com o espaço que conseguiu indo em busca de ajuda, o promotor também contou com o apoio da banda do Exército, pelo Comando de Fronteira Juruá/ 61° Batalhão de Infantaria de Selva. A partir daí, foi muito trabalho e uma corrente de voluntários que se dedicava para que o projeto realmente criasse corpo. Não foi um trabalho fácil, mas, com a união de todos, aos poucos, foi avançando até conseguir mais recursos e chegar à estrutura atual.

“Na linha de frente, sempre fui eu como pessoa física. Depois que foi institucionalizado, o Ministério Público abraçou a causa, quando visitaram e conheceram nosso projeto”, conta o promotor ao revelar que, inclusive, o nome “Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho” faz alusão justamente às iniciais do MP-AC.

Atualmente, o programa conta com o apoio também do Judiciário, Fundação Elias Mansour (FEM) e prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ao todo, desde sua criação, mais de mil crianças já passaram pelo local – descobrindo seus dons musicais, conhecendo suas aptidões, mas, acima de tudo, sendo acolhidos.

Projeto atende crianças em vulnerabilidade social — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo parente

rojeto atende crianças em vulnerabilidade social — Foto: Paulo Roberto Parente/Arquivo parente

‘Esse espaço é um refúgio’

 

A atmosfera do conservatório é de alento, suporte, acolhimento e, claro, arte. Porém, esse projeto não é apenas ensinar a arte da música, mas também da vida. Bueno diz que os jovens atendidos por eles vêm de uma realidade bastante dura, o que faz com que local seja um espaço de escuta.

“Música é 1% do que a gente faz aqui dentro, os outros 99% são filosofia de vida. Recebemos crianças, por exemplo, vítimas de violência doméstica. Então, a gente ajuda, conversa e entende esses problemas que eles passam e acabam usando esse espaço para se refugiar de problemas muito maiores que eles têm na vida”, destaca.

 

Devido à pandemia, hoje 300 jovens estão sendo atendidos pelo projeto em Cruzeiro do Sul, mas nos seis anos mais de mil já passaram pelo local. No conservatório, há aulas de diversos instrumentos, além de um coral e também outras artes. O desafio é sempre tentar fazer com que o jovem identifique seu dom e consiga desenvolvê-lo com a ajuda dos professores.

Hoje, os professores são remunerados, mas no início tudo era resultado de voluntariado. Inclusive, o lema do espaço é “O sentido da vida é ajudar o próximo”.

Por ter essa filosofia altruísta, foram definidas algumas regras para o ingresso dos jovens no projeto. É necessário ter de 10 a 17 anos e ter uma renda familiar total de até dois salários mínimos.

A ideia é fazer com que jovens consigam aprender algum instrumento musical e também serem acolhidos no espaço — Foto: Paulo Roberto/g1

A ideia é fazer com que jovens consigam aprender algum instrumento musical e também serem acolhidos no espaço — Foto: Paulo Roberto/g1

“Estabeleci essas regras junto com os professores justamente porque não quero fugir da finalidade do projeto, que é ser social. Mas, a cidade inteira quer entrar lá, principalmente, os que têm condições de pagar. Eles dizem que concordam, mas que acham injusto porque queriam estar com a gente, fazer parte do movimento e viver essa magia que sentimos ao participar dele”, conta.

A única exceção, caso sobrem vagas, é para o coral porque, segundo o promotor, quanto mais gente no coral, melhor, e também porque é muito rotativo. O convite a esses jovens é feito, principalmente, nas escolas públicas da cidade, que é onde se concentra o público-alvo.

Hoje pode-se dizer que o conservatório é uma iniciativa público-privada, que conta com o apoio de todas as entidades já citadas. É um dos programas mais importantes do Ministério Público do estado, tendo projeção nacional.

“O que faz a coisa andar mesmo é o envolvimento das pessoas que colocaram a mão na massa. É uma doação, é uma entrega, não tem horário. A gente fica à noite, sábado e domingo e minha meta é manter ele como está em Cruzeiro do Sul e expandir esse projeto para as cidades de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, planeja.

Essas são duas cidades isoladas que ficam na região do Juruá. Bueno diz que já começou a articular com algumas pessoas para conseguir alcançar esses jovens, já que nesses municípios não há muita estrutura e oportunidades, mas que guarda um potencial cultural importante.

“Estou tentando adquirir mais instrumentos para levar lá, onde é bastante carente de tudo, e meu sonho é ampliar o conservatório”, disse.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Publicado

em

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos

Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.

Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.

Fez história

Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.

AABB conquista 

A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.

Bons resultados

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.

“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Publicado

em

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação

Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.

No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.

Semifinais definidas

Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem

Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.

Jogo com alternativas

O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.

Confusão fora de quadra

Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.

Avaliações

“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.

“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.

Boa arbitragem 

Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Comentários

Continue lendo