Cotidiano
“Pelada de domingo nunca mais será a mesma”, dizem amigos de Toniquim

Foto: Jardy Lopes
Durante o velório de Antônio Aquino Lopes, o Toniquim, realizado nesta quarta-feira (16), em Rio Branco, membros da equipe de futebol amador “Jumbo” prestaram homenagens e relembraram momentos marcantes ao lado do ex-presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Amigos de longa data descrevem Toniquim como um homem íntegro, apaixonado pelo esporte, que fazia questão de participar da tradicional “pelada de domingo” com os amigos. “Ele já fazia parte da pelada desde o tempo da Embrapa. Depois, foi a pedido dele que começamos a jogar na Federação. Era um espaço onde ele se sentia em casa”, contou Gilsomar Lopes, um dos integrantes do grupo.
Apesar dos mais de 70 anos, Toniquim ainda entrava em campo, respeitando suas limitações. “Era um exemplo. Jogava, participava da resenha, e sempre ficava depois da pelada, com o grupo. No último domingo, inclusive, ele ganhou a partida e ficou até mais tarde do que o habitual”, disse Gilsomar.
Para os amigos, a ausência de Antônio Aquino deixa um vazio difícil de preencher. “Vai ser complicado encarar os próximos domingos sem ele. Mas vamos tentar seguir em frente, lembrando tudo o que ele nos ensinou”, concluiu.
Durante todo o dia, o estádio Antônio Aquino Lopes, onde o corpo está sendo velado, recebeu homenagens de amigos, familiares e admiradores. Coroas de flores enviadas por federações de futebol e também por instituições tomam o espaço, simbolizando o reconhecimento ao legado deixado por Toniquim no esporte brasileiro.
Comentários
Cotidiano
Fortaleza desiste do Brasileiro A1 e Adesg pode entrar no A3 em 2026

Foto Jhon Silva: Adesg pode “ganhar” uma vaga no Brasileiro
A diretoria do Fortaleza anunciou na segunda, 29, o encerramento das atividades do futebol feminino no clube para a temporada de 2026. A equipe cearense tinha uma vaga garantida na Série A1, mas com a desistência o Vitória, da Bahia, 5º colocado no Brasileiro A2, garante o acesso para a próxima temporada.
Adesg pode ser beneficiada
A descontinuidade do trabalho do Fortaleza gera mudanças nas três séries do Brasileiro. O acesso do Vitória abre uma vaga na Série A2 para o 5ª colocado da A3, o Pérolas Negras. Como o Pérolas Negras subiu, o 8º colocado da A3 em tese ganha uma vaga direta. Este clube seria o Operário, do Mato Grosso do Sul, mas a equipe foi desativada e não jogou o Campeonato Estadual, passando a vaga para o Galvez. As Imperatrizes conquistam o título Estadual e por isso a vaga pode ser do vice-campeão acreano, a Adesg.
Suspenso por dois anos
Com a desistência, o Fortaleza será suspenso das competições oficiais por dois anos. Uma possível volta em 2029 será na Série A3.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz vence o Rio Branco em jogo de preparação para o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz e Rio Branco fizeram um amistoso bem disputado
O Santa Cruz venceu o Rio Branco por 1 a 0 nesta terça, 30, no Tonicão, em um jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual. O volante João Marcos marcou o gol da partida ainda no primeiro tempo.
Santa Cruz mais estruturado
Com os trabalhos iniciados no começo de dezembro, o Santa Cruz mostrou um time mais estruturado taticamente. A equipe marca forte e tenta chegar no ataque trocando passes.
“Estamos aumentando o nível competitivo e físico dos atletas. Ficamos felizes com o desempenho, mas nunca satisfeito porque sabemos das dificuldades do Estadual e precisamos seguir o trabalho”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.
Precisa de jogadores
Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o Rio Branco apresentou um padrão tático bem definido com as características do técnico Ulisses Torres. Contudo, a equipe precisa de jogadores para reforçar e ter chance de lutar por uma vaga na semifinal.
“É o começo do trabalho. Precisamos evoluir muito ainda, mas estamos conscientes da missão e vamos tentar montar um time forte dentro das tradições do Rio Branco”, comentou Ulisses Torres.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Vasco empatam em jogo amistoso visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Vasco intensificam a preparação para o Acreano e a Copa do Brasil
Galvez e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quarta, 31, em um duelo amistoso como parte da preparação, das duas equipes, para a disputa do Campeonato Estadual. Juan Patrocínio marcou o gol do Imperador e Alê empatou para o Vasco.
Treinamento importante
O técnico Maurício Carneiro elogiou o desempenho do Galvez e espera um time forte na estreia do Estadual. O primeiro compromisso do Imperador será contra o São Francisco no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
“O Vasco joga de uma maneira diferente e por isso o treinamento foi satisfatório. Colocamos todos os atletas em campo e a ideia era movimentar o grupo. Ainda temos peças importantes para chegar”, disse Maurício Carneiro.
Equipe reserva
O Vasco atuou no amistoso com uma equipe reserva. A intenção do treinador Erick Rodrigues foi avaliar alguns atletas.
“O trabalho foi importante sob vários aspectos e, agora, é seguir tentando melhorar a equipe em todos os sentidos”, afirmou o comandante vascaíno.

Você precisa fazer login para comentar.