Conecte-se conosco

Acre

Pela segunda vez, Oswaldo D’Albuquerque assume vice-presidência do CNPG

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, tomou posse, nesta quarta-feira, 14, como vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), para a Região Norte. A solenidade foi realizada na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, ocasião em que também foram empossados os demais membros da diretoria.

O procurador-geral de Justiça do MP de Santa Catarina, Sandro José Neis, foi empossado como presidente do Colegiado. Neis foi eleito por aclamação e sucederá no cargo o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima.

Escolhido vice-presidente do CNPG pela segunda vez, Oswaldo D’Albuquerque, que já exerceu o cargo em 2014/2015, durante seu primeiro mandato de procurador-geral, destaca a importância de sua escolha, que segundo ele, é recebida como um reconhecimento ao Ministério Público acreano.

“É uma satisfação muito grande porque essa escolha é um reconhecimento do Ministério Público brasileiro ao trabalho sério e comprometido que tem sido feito no Acre. Um trabalho desenvolvido nao só por mim, mas por cada membro e cada servidor da Instituicao. Essa escolha para a vice- presidência da Região Norte do CNPG, momentaneamente representada por mim, nada mais é do que um reconhecimento das demais unidades do MP ao trabalho do Ministério Público Estado do Acre em prol da sociedade”, destacou.

O CNPG, criado em 9 de outubro de 1981, é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, e tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público brasileiro.

Também foram empossados na vice-presidência do Colegiado, os procuradores-gerais Ediene Santos (Nordeste), Gianpaolo Poggio (Sudeste), Ivonei Sfoggia (Sul), Mauro Benedito Pouso (Centro-Oeste) e Jaime de Cássio Miranda (Ministério Público da União).

A solenidade foi prestigiada por autoridades locais, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e membros do Ministério Público, entre elas, Norma Cavalcanti, presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp).


Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo