Geral
Peeling de fenol: agressiva, queimadura química que ‘renova’ a pele não é indicada para todos e pode afetar até o coração; entenda os riscos
Procedimento deve ser feito em centro cirúrgico e paciente deve ser monitorando. Dermatologista explica que o pós-procedimento é agressivo e não é fácil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/R/I/GJ7v4hQua0QybALn7hng/design-sem-nome.jpg)
Peeling de fenol: antes e depois — Foto: Reprodução/Tik Tok
Viralizou nas redes sociais a publicação de uma clínica de estética e dermatologia de Caxias do Sul (RS) que mostrava como funciona o procedimento chamado peeling de fenol. No vídeo, que já teve mais de 17 milhões de visualizações no Tik Tok, a clínica mostra a evolução de uma paciente após o tratamento.
As imagens impressionam, já que o procedimento parece “queimar” a pele. Dias após a aplicação, a pele parece “se soltar” do rosto.
A dermatologista Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que o peeling de fenol consiste na aplicação de uma solução que contém fenol, óleo de croton, água destilada e novisol.
Peeling de fenol: ‘queimadura química’ renova a pele e elimina as rugas
“Ele funciona como qualquer peeling químico. Ocorre uma queimadura química na pele da pessoa. De acordo com a concentração dos componentes, ele atinge uma profundidade maior ou menor na pele”, explica a dermatologista.
Apesar de ter viralizado, o peeling de fenol não é indicado para todos. Também não deve ser feito por qualquer profissional. Quando a aplicação correta não é respeitada, pode ser altamente perigoso.
“Ele só é indicado para pessoas de pele muito clara e com muitas rugas. O peeling de fenol é só para rugas, não serve para cicatrizes, por exemplo. Além disso, só médicos podem fazer o peeling – geralmente são os dermatologistas ou cirurgiões plásticos”, completa a coordenadora da SBD.
A aplicação deve ser feita em um centro cirúrgico com anestesia e monitoramento cardíaco, já que o fenol é cardiotóxico (apresenta efeito nocivo sobre a ação do coração) e pode provocar uma arritmia e até uma parada cardíaca. “O procedimento pode ser feito em ambulatório se a concentração for menor, apenas em áreas da face. Mas o paciente precisa sempre estar monitorado”, diz. As três principais contraindicações são para as pessoas que têm problemas cardíacos, renais ou pele morena.
O pós-procedimento não é fácil e é bem agressivo. O paciente vai sentir dor no local horas após a aplicação. No dia seguinte, o rosto fica muito inchado, como se fosse uma queimadura. Dependendo da profundidade (da concentração usada), ele começa a ter uma descamação e a pele começa a soltar após uma semana, 15 dias. Nesse período, é preciso ficar em casa, não pode sair ao sol e deve aplicar um hidratante emoliente na pele.
Segundo Bagatin, o efeito é duradouro. Começa a aparecer depois de 15 dias e vai melhorando ao longo do tempo. A pele fica rosada durante meses antes de o resultado surgir. No entanto, como dito acima, o procedimento deve ser feito com um profissional capacitado.
“O procedimento não é brincadeira. Não deve ser feito em qualquer esquina. Aplicar por conta própria é um risco enorme, a pessoa pode ter uma parada cardíaca”, finaliza.
Comentários
Geral
Prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro
Medida assinada pelo prefeito Tião Bocalom vale para repartições municipais e não afeta serviços essenciais

Foto: Luan Diaz
A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A medida consta no Decreto nº 3.432, assinado pelo prefeito Tião Bocalom e publicado nesta terça-feira (23).
O decreto complementa o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2025, instituído pelo Decreto Municipal nº 13, de 2 de janeiro deste ano, e também leva em consideração o Decreto Estadual nº 11.805, de 18 de dezembro de 2025.
Conforme o texto, os secretários municipais e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar servidores para o expediente normal nos dias declarados como ponto facultativo, sempre que houver necessidade de serviço. Nesses casos, não haverá exigência de compensação de horas para os servidores convocados.
A Prefeitura esclarece ainda que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que deverão manter funcionamento regular, garantindo o atendimento à população.
As demais regras previstas no calendário municipal de feriados e pontos facultativos permanecem inalteradas. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende suspeito de envolvimento na morte do fazendeiro “João Sucuri”
Operação Lei da Fronteira foi deflagrada em Plácido de Castro com apoio de forças policiais do Acre e de Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira, que resultou na prisão de um suspeito de envolvimento no assassinato do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”. O crime ocorreu em maio de 2025, no distrito de Nova Califórnia, em Rondônia. As informações são do portal Rondoniagora.
A ação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil acreana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre (PMAC), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Polícia de Extrema. Ao todo, mais de 20 policiais participaram da operação, coordenada pela delegada Keity Mota.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão submetidos à análise no curso das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, o fazendeiro foi morto em uma emboscada dentro de sua própria propriedade. Um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobreviveu.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no homicídio.
Comentários
Geral
Sancionado porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF

Foto: Ilustrativa – Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (23) a concessão de porte de arma de fogo aos policiais legislativos das Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O chefe do Executivo vetou trechos do texto que dispensavam a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para a concessão do porte de armas de fogo para o grupo.
Na avaliação do Poder Executivo, os vetos foram necessários por representarem uma flexibilização significativa do sistema normativo e a retirada de garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública.
Segundo o presidente, as medidas configurariam, ainda, violação da Constituição, que consagra a segurança como direito social.
O projeto de lei foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara em caráter conclusivo em outubro. O texto altera o estatuto do desarmamento de 2003.
Atualmente, o estatuto já autoriza o porte de arma aos policiais legislativos da Câmara e do Senado. Com as mudanças, essa regra será estendida a todos os policiais legislativos do país.

Você precisa fazer login para comentar.