fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pediatra alerta para importância da vacinação em bebês prematuros

Publicado

em

Vacinas estão disponíveis no SUS e setor privado

Bebês prematuros necessitam de atenção especial em relação à vacinação, alerta a coordenadora do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), de Vitória, e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Ana Paula Burian.

Uma gestação é considerada normal entre 38 e 42 semanas. Isso significa que a criança que nasce com menos de 38 semanas é prematura. E abaixo de 28 semanas ou com menos de 1 quilo ao nascer é um bebê prematuro extremo. Quer dizer que esses bebês têm de cinco a dez vezes mais chances de adquirirem uma infecção comparado a outros recém-nascidos. Por isso, a vacinação é fundamental para os bebês pré-termo, ou seja, aqueles nascidos antes de 38 semanas de gestação.

Para esse bebês, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o setor privado têm vacinas específicas, informou Ana Paula Burian à Agência Brasil. As vacinas estão disponíveis nos centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que oferecem imunização às pessoas que necessitam de alguma atenção especial, como é o caso de bebês prematuros.

Orientação

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam que se protejam o máximo possível, com a menor reação possível. “Esse é o norte da orientação para qualquer criança e qualquer pessoa, na verdade, mas principalmente para os prematuros”, recomenda a SBP.

Devido à imaturidade cardiológica, pulmonar e neurológica, os prematuros tendem a ter mais reação. E devido à imaturidade imunológica, eles tendem a responder menos. Ana Paula lembra que a passagem de anticorpos da mãe para o bebê ocorre mais no final da gestação. A partir de 20 semanas, ela começa a acontecer, e a quantidade vai aumentando à medida que a gravidez vai evoluindo. Quando o bebê nasce prematuro, ele ainda não recebeu a grande maioria de anticorpos protetores que a mãe passa para o filho até que ele esteja apto a produzir seus próprios anticorpos.

Vacinas

No SUS, todas as crianças recebem a vacina pentavalente, que garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Em outra furada, o bebê recebe a vacina pólio injetável (indicada para prevenir a poliomielite), a rotavírus monovalente oral e a pneumocócica conjugada 10-valente. Isso com 2, 4 e 6 meses. Com 3 e 5 meses, recebe a vacina da meningite C.

No setor privado, tem a vacina pneumocócica 13 ou 15-valente, que tem mais sorotipos que a pneumo-10, e a vacina hexavalente acelular, que protege contra seis doenças com uma única furada e oferece menos reação vacinal. Além disso, tem a rotavírus que, em vez de ser monovalente, protege de cinco sorotipos do rotavírus.

Nos centros de Referência em Imunobiológicos Especiais, os bebês prematuros têm direito à vacina hexa acelular que o setor privado dá. “Diminui o número de furadas e dá menos reação”, explica Ana Paula. Mas essa vacina é só para quem nasce com menos de 33 semanas ou com menos de 1,5 quilo de peso. Essa alteração foi feita em setembro no manual dos Crie. Antes, somente os bebês até 31 semanas eram elegíveis.

Dor

A coordenadora do Crie de Vitória disse que a dor nos bebês prematuros dá consequências, como apneia, isto é, ele parar de respirar, mesmo por um curto período. “É importante que o prematuro seja mais protegido, porque é mais vulnerável e, também, tenha menos reação”.

Ela orienta os pais que não devem adiar a vacinação dos prematuros. “Eles têm que tomar as vacinas na data cronológica em que nasceram”. Se para um bebê normal é saudável tomar vacina nos 2, 4 ou 6 meses, para o prematuro também, independente da idade gestacional e de estar internado em UTI pública ou privada.

Ana Paula esclareceu que mesmo que o prematuro com menos de 33 semanas esteja em uma UTI privada, é importante que a instituição procure a Secretaria Municipal de Imunizações para se inteirar do calendário de imunização e providenciar a vacina para a criança internada. “Cada caso será avaliado para a vacina pertinente”, disse Ana Paula.

Edição: Fernando Fraga

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Edu Guedes dá spoiler de pedido de casamento a Ana Hickmann: ‘Vai acontecer’

Publicado

em

Por

Edu Guedes, de 49 anos de idade, pretende pedir Ana Hickmann, de 43, em casamento. O chef deu um spoiler do gesto romântico ao TV Fama, deixando a loira boquiaberta com a sua intenção.

“Vou fazer num lugar mais especial. Um dia vai acontecer, com certeza. A gente vai fazendo as coisas passo a passo. A gente demorou alguns meses para falar que realmente estava namorando. Ana tem um filho de 10 anos [Alezinho, com Alexandre Correa]. Eu tenho a Maria, com 15. Antes de mais nada, a gente tem que falar com a nossa família”, justificou.

Os apresentadores têm apoio da família no romance, como contaram recentemente no YouTube. “Minha mãe, meu pai e meus irmãos sempre gostaram de você. Então todo mundo adorou. Todo mundo gosta da Ana, e não tem como não gostar dela”, iniciou o cozinheiro. “Você só tem qualidades. Tudo o que você faz, você faz bem feito. As pessoas não têm ideia o quanto a Ana trabalha e se dedica”, complementou. “Foi a Isabel, minha irmã caçula, quem deu meu telefone para o Edu, então ela foi supercupido. Ela superajudou”, iniciou a apresentadora.

“A Fernanda, das três irmãs, é a mais durona, no começo ela fez até cara feia para o Edu, mas no intuito de me proteger, porque era tanta coisa acontecendo. Mas ela me falou algo no começo: ‘Minha irmã, ninguém tem que falar para você o que seu coração sente. Só você sabe o que é certo para você. Te falaram coisas durante muito tempo, e disseram o que você tinha que ser e fazer. Então agora só faz aquilo que te faz feliz, e se você está segura disso tudo’”, finalizou Ana.

Fonte: revistaquem

revistaquem

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Claudia Alencar Mostra Progresso Significativo e Volta a Caminhar Sem Auxílio Após Internação

Publicado

em

Por

Claudia Alencar, renomada atriz brasileira de 73 anos, vem demonstrando uma recuperação encorajadora após mais de um mês de internação devido a uma grave infecção bacteriana. Internada desde 17 de dezembro em uma clínica especializada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a atriz agora celebra um marco significativo em seu processo de reabilitação: voltar a caminhar sem ajuda.

Segundo o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (29/4), Claudia apresentou uma “melhora funcional com ganho em equilíbrio e força muscular global”. Durante os 33 dias de tratamento intensivo, ela conseguiu superar grandes desafios, avançando para a capacidade de caminhar por si só, tanto em solo firme quanto em esteira, e realizar exercícios com pesos, focando no aumento de força muscular.

Além dos avanços na mobilidade, a equipe médica reportou progressos no controle da dor, permitindo uma redução significativa na medicação analgésica graças ao fortalecimento muscular. Exames de imagem recentes indicam uma consolidação apropriada da artrodese da coluna, contribuindo ainda mais para o conforto e bem-estar da atriz.

“A equipe multidisciplinar do hospital está empenhada em otimizar os ganhos motores para possibilitar a alta hospitalar em maio”, informou o comunicado. O objetivo é alcançar a independência funcional completa de Claudia Alencar, permitindo seu retorno às atividades diárias com normalidade.

A comunidade artística e os fãs continuam a enviar mensagens de apoio e carinho, ansiosos pelo completo restabelecimento de uma das mais queridas figuras do teatro e da televisão brasileira.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sofia Ghader está no elenco de “O Dia em que Minha Vida Mudou”

Publicado

em

Por

“Fazer parte dessa série foi uma experiência incrível, mal posso esperar para ver tudo no ar”, compartilha Sofia.

Sofia Ghader,  jovem atriz de apenas 11 anos, está pronta para conquistar o público com sua atuação marcante na tão aguardada série ‘O Dia em que Minha Vida Mudou’, que estreia dia 06, no canal Gloob.

Ao lado de Alice Leite e Tefo Mion, Sofia dá vida a antagonista Jade Palmier, uma personagem que se lança na emocionante jornada de desafios e descobertas da adolescência.

A mineira, que conquistou o carinho dos espectadores brasileiros com sua performance no programa “Hora do Faro” e se destacou nas audições do “America´s Got Talent” (EUA), está entusiasmada com a estreia da esperada série infanto-juvenil.

“Foi uma experiência incrível fazer parte desse elenco e estou muito ansiosa para que o público assista. Nos divertimos bastante durante as gravações e construímos laços de amizade. É uma oportunidade única na minha vida”, conta Sofia.

Para os telespectadores,  ‘O Dia em que Minha Vida Mudou’, promete ser uma série cativante e comovente, que não apenas entretém, mas também suscita reflexões sobre os obstáculos da adolescência e os vínculos familiares.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo