Conecte-se conosco

Brasil

Passa de 33 mil o total de mortos por terremoto na Turquia e na Síria

Publicado

em

Mesmo após seis dias, equipes de resgate ainda encontram e salvam pessoas com vida

Equipes de resgate buscam sobreviventes nos destroços de prédios e casas na Turquia
DHA (DEMIROREN NEWS AGENCY) / AFP – 8/2/2023

A contagem do número de mortos na Turquia e na Síria, devido ao terremoto, continua crescendo e, neste domingo (12), chegou a 33.179. A ONU (Organização das Nações Unidas) teme que esse número ainda suba para, pelo menos, 50 mil mortes nos próximos dias. Há também milhares de desaparecidos sob os escombros. São 29.605 mortos na Turquia e mais 3.574 na vizinha Síria.

O tremor principal, de magnitude de 7,8, aconteceu na madrugada (horário local) da última segunda-feira (6), com epicentro no sul da Turquia, e atravessou a fronteira, chegando ao norte da Síria. Houve ainda mais de cem réplicas (pequenos terremotos posteriores). Seis dias depois do terremoto, equipes de socorro de diversos países continuam trabalhando incansavelmente na busca por sobreviventes, que continuam sendo resgatados com vida mesmo após mais de 140 horas sob as construções que ruiram.

O terremoto foi o mais intenso na Turquia desde 1939, quando 33 mil pessoas morreram na província de Erzincan (no leste do país).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Saiba quem era "Blindado", chefe do CV no Ceará morto em confronto

Publicado

em

Reprodução / Redes sociais
Foto colorida de Breno Araújo Xavier, conhecido como Blindado - Metrópoles

Um dos líderes do Comando Vermelho (CV) no Ceará, Breno Araújo Xavier da Silva, conhecido como “Blindado”, foi morto nesta quarta-feira (11/2) durante confronto com a polícia em Atibaia (SP), em operação conjunta da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

Como um dos líderes do CV, no Ceará, “Blindado” costumava atuar nos bairros de Genibaú, em Fortaleza, e São Miguel, em Caucaia.

Foi ele o mandante do assassinato do advogado criminalista Silvio Vieira da Silva, ocorrido em maio do ano passado. A motivação do crime teria sido uma vingança pessoal pelo fato de o advogado ter atuado na defesa de uma testemunha-chave no caso do homicídio do personal trainer Felipe Lucena, em 2022, o que resultou no indiciamento de “Blindado” como mandante do homicídio.

Ameaça com granada em confronto com a polícia

No confronto dessa quarta, segundo a polícia, Breno reagiu à abordagem e ameaçou lançar uma granada nos policiais. Ele foi atingido pelos agentes e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

No local da operação, foram apreendidos um fuzil 5,56 mm, uma pistola 9 mm, uma granada e munições.

De acordo com as investigações, o suspeito passou um período escondido em uma comunidade do Rio de Janeiro e mantinha ligação direta com lideranças do grupo criminoso. De lá, seguiu para uma casa no interior paulista, onde permaneceu até a ação policial desta quarta.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Casal é flagrado fazendo sexo na escadaria de fórum no ES. Veja vídeo

Publicado

em

Imagem colorida, Casal é flagrado fazendo sexo na escadaria de fórum no ES - Metrópoles

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um casal mantendo relações sexuais na escadaria do Fórum de Iúna, no Espírito Santo. A gravação foi feita por uma pessoa em um imóvel vizinho e divulgada nessa terça-feira (10/2).

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) informou que o caso ocorreu no sábado (7/2), dia em que não havia expediente na unidade.

Segundo o órgão, após análise das imagens, foi constatado que nenhum dos envolvidos é servidor do Poder Judiciário do município. O tribunal também destacou que o local onde o casal foi flagrado é aberto e de livre acesso ao público. “O material foi encaminhado às autoridades competentes para as providências cabíveis”, diz trecho da nota.

Investigação foi instaurada

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) afirmou que a Delegacia de Polícia de Iúna instaurou procedimento para apurar a prática de ato libidinoso.

De acordo com a corporação, imagens das câmeras de segurança do fórum e do sistema de videomonitoramento do município foram analisadas, sem indícios de participação de servidores do Judiciário.

As investigações seguem para identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do caso.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

EUA facilitam produção de petróleo na Venezuela sem China e Rússia

Publicado

em

© REUTERS/CARLOS GARCIA RAWLINS/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos (EUA) emitiu nova licença que facilita a exploração de petróleo e gás na Venezuela, mas exclui empresas e pessoas da China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba e Irã de participarem dos negócios envolvendo a indústria petroleira do país sul-americano.

A licença representa uma flexibilização do embargo econômico imposto à Venezuela que tem prejudicado a economia do país, dono das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.

A medida ocorre pouco mais de um mês após a captura do presidente Nicolas Maduro por Washington durante invasão à Caracas.

A licença autoriza transações para pagamentos, serviços de transporte e logística, de fretamento de embarcações, para obtenção de seguros marítimos e para serviços portuários e de terminais, entre outras.

“O parágrafo (a) também autoriza transações para a manutenção de operações de petróleo ou gás na Venezuela, incluindo a reforma ou o reparo de itens usados ​​para atividades de exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo ou gás”, diz a licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

O mesmo documento proíbe qualquer transação com pessoa ou empresa ligada à Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China, “ou qualquer entidade que seja detida ou controlada, direta ou indiretamente, por ou em joint venture com tais pessoas”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (11) que as novas restrições impostas à Rússia e outros países constituem uma discriminação flagrante, e que Moscou planeja pedir esclarecimentos aos EUA.

“Trata-se de uma discriminação flagrante, apesar de a Rússia, a China e o Irã terem investido no setor de petróleo e energia da Venezuela”, afirmou Lavrov, segundo noticiou a agência de notícias Reuters.

A flexibilização do bloqueio econômico ao petróleo venezuelano ocorre após o novo governo interino de Delcy Rodriguez encaminhar uma série de mudanças no país, incluindo uma nova lei do petróleo para facilitar os investimentos estrangeiros, além da apresentação de uma lei de anistia para opositores presos.

O Serviço de Informações de Energia dos EUA disse que a produção de petróleo e gás na Venezuela segue incerta, apesar das exportações do petróleo bruto terem começado a se recuperar em janeiro.

“Grande parte desse petróleo foi encaminhada para terminais de armazenamento no Caribe. Espera-se que a ampliação das licenças concedidas pelos EUA restaure a produção aos níveis pré-bloqueio até meados de 2026”, diz a agência estatal ligada à Casa Branca.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo