Conecte-se conosco

Acre

Parque da Maternidade será point de encontro após jogos da seleção

Publicado

em

O governo estadual com sua estrutura está revitalizando o Parque da Maternidade para receber a população em geral que tiver interesse em assistir aos jogos da seleção brasileira, assim como local de encontro após as partidas.

Secretarias de Empreendedorismo e Turismo, infraestrutura, Detran, Policia Militar e Fundação Elias Mansur estão empenhadas em deixar o trecho que ficará interditado nas proximidades do terminal urbano até a rotatória próxima a Federação Espirita para que torcedores possam se encontrar e participar das feiras de empreendedorismo presentes no local.

“Estamos todos dedicados em realizar mais esse evento que reunirá não somente torcedores, mas famílias para um momento de lazer e descontração da nossa correria diária. Aos adultos teremos feiras e apresentações na Concha e para a s crianças os brinquedos infláveis que os empreendedores estarão comercializando entre outras atividades”, destacou o secretário de turismo, Márcio Pereira.

Na Concha Acústica além de passar os jogos da seleção, também contara com a presença de artistas locais e atividades recreativas, permitindo um ambiente agradável a todas as idades, semelhante ao que ocorre em outros estados que fecham avenidas para atividades físicas, culturais e de lazer.

A primeira partida da ação chamada Terceiro Tempo será nesta quinta-feira, 24, às 14h. Após os jogos o parque da maternidade ficará fechado para melhor estadia dos presentes no evento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Polícia Militar do Acre promove formatura de troca de comando do Bope

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC) promoveu nesta quinta-feira, 5, a solenidade de troca de comando do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Realizado na sede da unidade, em Rio Branco, o evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos integrantes da tropa.

Marcado por tradição e emoção, o ato solene representou o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa para o ex-comandante do Bope, tenente-coronel Igor Bandeira. “Os resultados que o Bope entregou nos últimos anos são reflexo da bravura e competência de cada militar que compõe esta honrada unidade. Agradeço à comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata [Freitas], pela confiança depositada em mim, para conduzir essa tropa de elite”, disse o oficial.

Tenente-coronel Igor Bandeira assume comando do 2º Batalhão da PMAC. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC

O novo comandante do Bope, tenente-coronel Felipe Russo, apresentou sua expectativa diante da tarefa: “É com muita honra que assumo esta unidade, com a convicção da imensa responsabilidade que a mim é entregue. O Bope tem uma trajetória de 30 anos de muita história, suor, dedicação e tradição. Durante o meu comando, pretendo honrar o legado daqueles que me antecederam e buscar oferecer um serviço de excelência à sociedade acreana”.

Tenente-coronel Felipe Russo é o novo comandante do Bope no Acre. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC

Presente ao evento, a coronel Marta Renata, afirmou: “Para nós é um orgulho dizer que temos um batalhão especializado, que é referência em nosso estado. A troca de comando é um momento muito simbólico, pois prepara o oficial a assumir funções ainda mais específicas na instituição, que exigem competência, preparo e conhecimento”.

Comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas: “Momento muito simbólico”. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC

Três décadas de operações especiais

A formatura de troca de comando também foi marcada pela alusão aos 30 anos de existência da unidade, cuja história teve início em 28 de março de 1990, com a criação do 1º Batalhão de Polícia Militar, que contemplava em sua estrutura a Companhia de Operações Especiais (COE).

Bope é dividido em 5 companhias operacionais. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC

As atividades operacionais especializadas começaram oficialmente em 5 de fevereiro de 1996, quando a unidade foi provisoriamente transferida para o Quartel do Comando-Geral. Em 2010, foi instituído o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que atualmente reúne diversas companhias especializadas e representa um dos pilares estratégicos da segurança pública no Acre.

Honra e legado

Durante a solenidade, o Bope prestou homenagem aos ex-comandantes que contribuíram para a construção e fortalecimento da unidade ao longo das décadas. O momento simbolizou a continuidade da tradição e o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade acreana.

Solenidade incluiu homenagem aos ex-comandantes do Bope. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC

Um dos agraciados foi o coronel Romário Célio Gonçalves, que expressou sua gratidão: “Hoje vejo no que se tornou o Bope, o quanto cresceu e se qualificou. Este momento nos traz inúmeras lembranças, de muito aprendizado e história, que certamente continuará sendo construída com o atual comandante”.

The post Polícia Militar do Acre promove formatura de troca de comando do Bope appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação Física da Ufac é o curso mais concorrido do Acre no Sisu 2026, com 40 candidatos por vaga

Publicado

em

Licenciatura na capital recebeu 2.014 inscrições; estado ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos preenchidos na chamada regular

Os dados fazem parte de levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) com base no resultado da chamada regular do processo seletivo divulgado publicamente nesta semana. Foto: captada/Ufac

O curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foi o mais disputado do estado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, com 2.014 inscrições para 50 vagas — uma média de 40 candidatos por vaga. Os dados são do Ministério da Educação (MEC) e consideram a chamada regular do processo seletivo.

No total, o Acre ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos de licenciatura, que foram completamente preenchidos. As graduações registraram 13.513 inscrições, contabilizando a possibilidade de cada candidato escolher até duas opções.

Entre os cursos de Letras, Letras Português em Cruzeiro do Sul teve 619 inscrições. Na capital, Letras Espanhol registrou 614, Letras Português 561 e Letras Inglês 552 inscritos. O cenário reforça a atratividade das licenciaturas e a forte demanda por formação superior na rede pública no estado.

Cursos com maior número de inscrições:
  1. Educação Física (Rio Branco): 2.014

  2. Pedagogia (Rio Branco): 1.536

  3. Pedagogia (Cruzeiro do Sul): 1.060

  4. Ciências Biológicas (Rio Branco): 960

  5. Ciências Biológicas (Cruzeiro do Sul): 814

Ao todo, o estado contabilizou 13.513 inscrições, considerando que cada candidato pôde escolher até duas opções de curso. Foto: captada 

Outros destaques:
  • História (Rio Branco): 802

  • Letras Português (Cruzeiro do Sul): 619

  • Letras Espanhol (Rio Branco): 614

  • Letras Português (Rio Branco): 561

  • Letras Inglês (Rio Branco): 552

Aprovados na Ufac

A lista dos aprovados da Ufac em 2026 foi divulgada na última segunda-feira (2), tanto dos cursos de licenciatura pelo Sisu como os de bacharelado e área básica de ingresso (ABI), sendo este último por meio de processo seletivo próprio com base nas notas do Enem, mantendo o bônus regional. No total, foram mais de 1,2 mil vagas para 25 cursos de bacharelado na capital e interior.

De acordo com a Ufac, a matrícula institucional é obrigatória para todos os convocados e segue um cronograma específico. No caso do Sisu, a primeira etapa, que vale para todos os candidatos, ocorre desde quarta (4) até 23h59 desta sexta-feira (6).

O Acre ofertou 990 vagas em 20 cursos, todos de licenciatura, que foram completamente preenchidos. Foto: captada 

As inscrições para o Sisu e para o processo seletivo da Ufac ocorreram de forma online, entre os dias 19 e 23 de janeiro. Cada candidato pôde escolher até duas opções de curso, em um único processo seletivo válido para todo o ano letivo.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) não aderiu ao Sisu. Contudo, o método de seleção continuou usando como base as notas do Enem para ingresso dos candidatos, por meio de processo seletivo próprio. O resultado da chamada regular foi divulgado individualmente no último dia 29 de janeiro.

Perfil das licenciaturas no estado:

Todos os cursos ofertados pelo Sisu no Acre em 2026 são de formação de professores, refletindo a demanda por qualificação docente em um estado com déficit de profissionais na educação básica, especialmente no interior e em áreas indígenas.

A altíssima concorrência por vagas em licenciatura – em um estado com déficit histórico de professores – mostra o paradoxo acreano: há muita vontade de ser professor, mas poucos permanecem na profissão devido a salários baixos e condições de trabalho precárias na rede pública.

Na sequência dos mais requisitados, aparecem os cursos de Pedagogia, também no campus de Rio Branco, com 1.536 inscritos, e Pedagogia no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, que registrou 1.060 inscrições. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry Correia firma parceria com o SEBRAE para comemorações dos 50 anos de Assis Brasil

Publicado

em

O prefeito Jerry Correia firmou, nesta sexta-feira(06), em Rio Branco, uma importante parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para a realização da programação comemorativa dos 50 anos de emancipação política de Assis Brasil, celebrados no mês de maio.

Durante a agenda na capital, o gestor municipal se reuniu com Kléber Pereira Campos Júnior, diretor técnico do SEBRAE, com o objetivo de alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da economia local e à valorização dos empreendedores do município durante o período festivo.

A parceria prevê a realização de atividades como feiras, capacitações, incentivo ao empreendedorismo local e apoio a pequenos negócios, aproveitando o aniversário da cidade como uma vitrine para movimentar o comércio e gerar oportunidades para a população.

Segundo o prefeito Jerry Correia, a união com o SEBRAE reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico e social de Assis Brasil. “Estamos trabalhando para que os 50 anos da nossa cidade sejam comemorados com organização, geração de renda e valorização de quem empreende aqui”, destacou.

A Prefeitura de Assis Brasil segue empenhada na construção de uma programação especial que marque a história do município, reunindo cultura, desenvolvimento e participação popular nas comemorações do cinquentenário.

Comentários

Continue lendo