Acre
Parlamentares acreanos retomam atividades legislativas após recesso de meio de ano
Vereadores, deputados estaduais e federais, e senadores retornam aos trabalhos nesta terça (5); calendário de retorno variou entre as casas legislativas

Os vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores voltam às atividades nas respectivas casas legislativas. Foto: captada
O retorno oficial dos trabalhos legislativos no Acre acontece nesta terça-feira (5), marcando o fim do recesso parlamentar de meio de ano. Vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores retomam as atividades em suas respectivas casas legislativas, com agendas que incluem votações, discussões em comissões e sessões plenárias.
O período de pausa, previsto na Constituição Federal, teve calendários distintos em cada esfera:
-
Assembleia Legislativa do Acre (Aleac): último dia de sessão ordinária foi 9 de julho, seguido por eventos protocolares;
-
Câmara Municipal de Rio Branco: recesso começou antecipadamente em 16 de julho, após longa votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
-
Parlamentares federais (deputados e senadores): retornam a Brasília a partir desta segunda-feira (4), após recesso iniciado em 17 de julho.
Expectativas para o segundo semestre
Com o reinício dos trabalhos, os legisladores acreanos devem priorizar projetos em tramitação, além de discutir temas urgentes para o estado e municípios. A Aleac, por exemplo, retoma a análise de matérias orçamentárias e políticas públicas, enquanto a Câmara de Rio Branco deve focar em demandas locais.
O retorno também marca a retomada da fiscalização do Executivo, com possíveis cobranças sobre promessas e ações governamentais. Para os parlamentares federais, os debates em Brasília incluem pautas nacionais que impactam diretamente o Acre, como investimentos em infraestrutura e programas sociais.
Agora, as casas legislativas se preparam para uma agenda intensa, que pode definir os rumos político-administrativos do estado no segundo semestre de 2025.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), a última sessão ordinária ocorreu no dia 9 de julho, sendo seguida por eventos protocolares e atos solenes nos dias posteriores. Foto: captada
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.