Acre
Parceria entre Prefeitura e Dom Moacir oferece curso em Assis Brasil
As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (16) e vão até a próxima sexta-feira (18), na Secretaria de Saúde.
A Prefeitura de Assis Brasil, juntamente com o Instituto Dom Moacir, inicia nesta segunda-feira (20) o curso Técnico em Enfermagem, que será ministrado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos são resultado de uma solicitação do prefeito e da comunidade no sentido de ampliar o quantitativo de profissionais de saúde para atender a população do município.
Eles ocorrem através de uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais das áreas de Educação e Saúde.
O prefeito Humberto Filho, o Betinho (PSDB), recebeu em seu gabinete a equipe da Escola em Saúde Maria Moreira da Rocha, do Instituto Dom Moacir.
Logo em seguida, houve uma reunião na Câmara de Vereadores com os que já haviam se inscrito no site do Pronatec.
O prefeito pegou todos de surpresa ao anunciar que além das 20 vagas, outras 15 serão disponibilizadas pela prefeitura, juntamente com o instituto, sendo 10 para a comunidade e 5 para os que já trabalham na área da saúde.
Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “na medida em que o governo abre vagas de cursos em saúde para as comunidades, [isso] na vida das pessoas tem significativa transformação; e com esse trabalho, esperamos que a população seja beneficiada com uma saúde mais humanizada”.
As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (16) e vão até a próxima sexta-feira (18), na Secretaria de Saúde.
Podem se escrever pessoas maiores de 18 anos e que já tenham concluído o ensino médio; o sorteio das 15 vagas será feito na presença dos representantes do instituto.
Anna Abreu, coordenadora da Escola de Saúde, afirmou que as vagas foram ampliadas foram graças ao pedido do prefeito, que se dispôs a contribuir com esse curso em Assis Brasil.
Cristiano Lopes, aluno do curso Técnico em Enfermagem, de Assis Brasil, afirmou: “Está acontecendo algo histórico em Assis Brasil: antes as pessoas tinham que se deslocar até a capital para fazer cursos. Essa é uma excelente oportunidade que o governo está dando e vamos agarrá-la com unhas e dentes”, finalizou o aluno.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.