Acre
Parceria entre Estado e Ministério da Educação oferece 200 vagas em curso de pós-graduação para todo o Acre
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) lança processo seletivo para ingresso no curso de Pós-graduação Latu Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), com inscrições abertas nesta segunda-feira, 14.
A especialização, que faz parte do Programa Novos Caminhos do MEC, é financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr para ministrar capacitação aos formadores.
A proposta do curso é habilitar profissionais das mais diversas áreas de conhecimento para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas redes estaduais, especialmente para os cursos técnicos em nível médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos, e promover a Educação a Distância (EaD) como estratégia educativa.

O curso é inteiramente gratuito e terá duração de 12 meses, sendo ofertado em EaD, com previsão de quatro encontros presenciais durante toda a formação, além de atividades avaliativas e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC).
“Essa especialização é uma grande oportunidade para aqueles que desejam cursar uma pós-graduação, mas não têm condições financeiras de arcar com os custos. Além de todas as vantagens em se ter uma pós-graduação nesse nível no currículo, após a conclusão, as pessoas que possuem um diploma de graduação em bacharel terão a oportunidade de solicitar aproveitamento da pós-graduação como sendo um curso em licenciatura. Ou seja, além de ampliar as chances de o profissional, com essa formação, ser bem-sucedido no mundo do trabalho, ele ainda pode ser beneficiado com uma segunda graduação, no caso em licenciatura”, disse a coordenadora-geral da pós-graduação no Acre, Adriana Alves.
O público-alvo do concurso são os diplomados em curso de graduação em qualquer área do conhecimento, e que atuam ou tenham interesse em atuar em cursos na área de EPT nas redes estaduais. Em suma, os candidatos não precisam, necessariamente, ter experiência em EPT para participar do certame.
Estão sendo ofertadas 6.300 vagas para todo o Brasil, sendo 200 delas para o estado do Acre, sendo assim distribuídas para os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB): 50 vagas para o polo de Rio Branco; 50 vagas para o polo de Brasileia; 50 vagas para o polo de Cruzeiro do Sul; e 50 para o de Sena Madureira.
Segundo Francineudo Costa, presidente do Ieptec Dom Moacyr, “há cerca de um ano aconteceu a primeira oferta dessa pós-graduação no estado e contemplou 160 pessoas. O sucesso foi tão grande, tanto na procura quanto na organização e desenvolvimento dos trabalhos durante os 12 meses de curso que, mesmo o Acre sendo um estado considerado pequeno em relação aos demais estados da federação, a Setec/MEC optou por disponibilizar um número ainda mais expressivo de vagas para atender todo o estado, tendo em vista que o curso será realizado em EaD, ou seja, candidatos de todo o Acre com curso de nível superior e acesso a internet podem realizar a inscrição no curso”, comemorou o gestor.
As inscrições podem ser realizadas somente pelo link do processo seletivo: https://ept-ifes.selecao.net.br/. O prazo final para inscrição é dia 2 de março, até às 23h59min, horário de Brasília.
No ato da inscrição, o candidato deve anexar um arquivo único, no formato PDF, com os seguintes documentos: documento de identificação (frente e verso), podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho (frente com a página de rosto e verso com os dados pessoais), carteira nacional de habilitação (modelo novo), dentre outros especificados no edital; cadastro de pessoas físicas (CPF); título de eleitor; certidão de quitação com as obrigações eleitorais (emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral); certidão de nascimento ou casamento ou certidão de averbação; diploma de graduação (frente e verso, completo, legível e sem rasuras) acompanhado do histórico escolar da graduação, ou declaração ou certidão de conclusão de curso de graduação, acompanhadas do histórico escolar da graduação; requerimento de matrícula devidamente preenchido; e uma foto recente do rosto do candidato, em padrão 3×4 ou similar. Além dos documentos, também é necessário o preenchimento de algumas declarações e do requerimento de matrícula que estão disponíveis no edital, e na plataforma do Ieptec (ead.ieptec.ac.gov.br).
Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, o preenchimento das vagas será realizado por meio de sorteio eletrônico, que acontecerá de forma online, sendo gravado e disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/c/DocenteEPT.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato pelo endereço eletrônico: [email protected].
O edital do certame está disponível no sítio do Ifes (https://ept-ifes.selecao.net.br/). Nesse endereço também serão publicados os resultados, convocações, interposições de recursos e demais procedimentos referentes ao processo seletivo.
Os interessados em participar do concurso também podem acessar mais informações nas redes sociais do Ieptec (ieptecacre), ou na plataforma do instituto, onde constam também todos os anexos para preenchimento.
O início das aulas está previsto para o mês de maio.
Comentários
Acre
Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco
Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.
De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Liberada: Árvore cai na BR-317 após fortes chuvas próximo a Epitaciolândia
Queda ocorreu na manhã deste domingo (8), no km 16 da Estrada do Pacífico; via foi liberada após horas de trabalho
Uma árvore caiu e interditou parcialmente a BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na manhã deste domingo (8), no km 16, no município de Epitaciolândia, interior do Acre. O incidente provocou a paralisação do tráfego por algumas horas até a completa liberação da via.
De acordo com informações do Grupamento de Salvamento do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada no sentido Assis Brasil. A queda da árvore foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde as primeiras horas do dia.
Ainda segundo os bombeiros, o volume de chuva registrado chegou a 52 milímetros até as 13h, o que contribuiu para o enfraquecimento da vegetação às margens da rodovia.
A desobstrução da pista contou com a atuação da equipe de salvamento, além do apoio de populares e do motorista de um caminhão que passava pelo local no momento do ocorrido. Após o trabalho, a árvore foi retirada da via e o tráfego voltou a fluir normalmente.
Apesar do susto e do transtorno aos motoristas, não houve registro de feridos.











Você precisa fazer login para comentar.