Acre
Parabéns mulheres! Parabéns mulheres acrianas! Feliz Dia internacional das mulheres!
Vejo nelas a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil.
Mulheres de minha vida, não só as de minha família, mas também as colegas de trabalho, as amigas de carreira, as guerreiras que conheci profissionalmente e que endossam minha percepção do sagrado feminino.

Muito tenho aprendido com as mulheres de minha vida, não só as de minha família, hoje aprendo com minha pequena, feliz dia das mulheres filha minha (Foto: Marcus José)
Por Marcus José Lima
Sou orgulhosamente pai de uma menininha. Vejo nela a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil.
Além dela, tenho também minha mãe querida e não tenho irmãs, mais tenho sobrinhas, primas e tias, que agora vejo crescer, exemplos da grandeza que foi relegada apenas ao feminino, uma fortitude que muitos homens nem chegam a conhecer.
Mas todo homem, com certeza, lembra-se de pelo menos uma grande mulher que passou por sua vida. É fácil reconhecê-las: possuem a sabedoria que muitas vezes nos falta, a paciência e o amor que confortam, a resiliência de superar todas as adversidades, e a grandeza de permanecerem firmes, como pilares para quem delas dependem.
Muito tenho aprendido com as mulheres de minha vida, não só as de minha família, mas também as colegas de trabalho, as amigas de carreira, as guerreiras que conheci profissionalmente e que endossam minha percepção do sagrado feminino.

Vejo na minha filha a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil (Foto: Marcus José)
Quero aqui hoje homenageá-las, estas que conheci em meus mais de quatro décadas de amor ao meu querido acre, e muitas desses mulheres guerreira que contribuíram imensamente ao nosso Estado, nas suas posições que ocuparam: seja no lar, seja no trabalho enfrentando lado a lado com os colegas homens os desafios de fazer crescer sua cidade querida; ou dentro do lar, dando suporte a família, maridos que saíam muitas vezes para trabalhar em lugares distantes, deixando a cargo delas a organização e a manutenção familiar.
Conheço histórias de muitas destas mulheres. Quantas não ficaram viúvas ainda cedo, quantas não perderam os esposos para o trabalho e tiveram que criar sozinhas os filhos pequenos. Quantas não embrenharam-se no interior do acre para atuar em postos de trabalhos, em lugares de terra batida e bem longe da cidade mais próxima, encarando todas as adversidades justamente para garantir também um futuro melhor aos filhos que estavam em casa.
Nunca foram desistentes. O trabalho era feito com zelo, com responsabilidade em cada detalhe, seja na garra de crescer, ou no cuidado familiar. Quão grato sou a minha mãe, Jacira Moraes Lima, por ter sempre encontrado um lar acolhedor quando eu voltava de várias viagens para casa!
Sei que muitas das colegas compartilham de meu carinho por nossas mulheres do nosso dia-dia, nossa família, irmãos, sem as quais a vida teria sido com certeza mais sofrida, sem as quais muito sequer teríamos alcançado.
_____________________
Em nome da família Moraes de Lima, parabenizo todas estas mulheres, em especial as queridas Brasileense pelo exemplo de força, ânimo e dignidade que sempre nos inspirou a continuar. Sem vocês, talvez não tivéssemos conseguido tanto para nossa regional do Alto Acre!
_____________________
Parabéns mulheres! Parabéns brasileense, parabéns minha filha amada, Aiyra Marcele Lima, minha sobrinha Ana Gabriele Lima, parabéns dona Jacira Moraes de Lima.

Matriarca de uma família grande e unida, professora aposentada e dona de casa Jacira Moraes de Lima, de 73 anos, está sempre muito ligada à história das mulheres de sua família (Foto: Alexandre Lima)
Que o dia 8 de março seja um símbolo de comemoração das vitórias e, sobretudo, de reflexão das lutas que ainda estão em curso. A melhor homenagem é o respeito e o reconhecimento diário.
Feliz dia das Mulheres!
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.