fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Parabéns mulheres! Parabéns mulheres acrianas! Feliz Dia internacional das mulheres!

Vejo nelas a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil.

Publicado

em

Mulheres de minha vida, não só as de minha família, mas também as colegas de trabalho, as amigas de carreira, as guerreiras que conheci profissionalmente e que endossam minha percepção do sagrado feminino.

Muito tenho aprendido com as mulheres de minha vida, não só as de minha família, hoje aprendo com minha pequena, feliz dia das mulheres filha minha (Foto: Marcus José)

Por Marcus José Lima

Sou orgulhosamente pai de uma menininha. Vejo nela a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil.

Além dela, tenho também minha mãe querida e não tenho irmãs, mais tenho sobrinhas, primas e tias, que agora vejo crescer, exemplos da grandeza que foi relegada apenas ao feminino, uma fortitude que muitos homens nem chegam a conhecer.

Mas todo homem, com certeza, lembra-se de pelo menos uma grande mulher que passou por sua vida. É fácil reconhecê-las: possuem a sabedoria que muitas vezes nos falta, a paciência e o amor que confortam, a resiliência de superar todas as adversidades, e a grandeza de permanecerem firmes, como pilares para quem delas dependem.

Muito tenho aprendido com as mulheres de minha vida, não só as de minha família, mas também as colegas de trabalho, as amigas de carreira, as guerreiras que conheci profissionalmente e que endossam minha percepção do sagrado feminino.

Vejo na minha filha a síntese da sensibilidade, da beleza e, sobretudo, da força deste sexo que só os incautos ousam chamar de frágil (Foto: Marcus José)

Quero aqui hoje homenageá-las, estas que conheci em meus mais de quatro décadas de amor ao meu querido acre, e muitas desses mulheres guerreira que contribuíram imensamente ao nosso Estado, nas suas posições que ocuparam: seja no lar, seja no trabalho enfrentando lado a lado com os colegas homens os desafios de fazer crescer sua cidade querida; ou dentro do lar, dando suporte a família, maridos que saíam muitas vezes para trabalhar em lugares distantes, deixando a cargo delas a organização e a manutenção familiar.

Conheço histórias de muitas destas mulheres. Quantas não ficaram viúvas ainda cedo, quantas não perderam os esposos para o trabalho e tiveram que criar sozinhas os filhos pequenos. Quantas não embrenharam-se no interior do acre para atuar em postos de trabalhos, em lugares de terra batida e bem longe da cidade mais próxima, encarando todas as adversidades justamente para garantir também um futuro melhor aos filhos que estavam em casa.

Nunca foram desistentes. O trabalho era feito com zelo, com responsabilidade em cada detalhe, seja na garra de crescer, ou no cuidado familiar. Quão grato sou a minha mãe, Jacira Moraes Lima, por ter sempre encontrado um lar acolhedor quando eu voltava de várias viagens para casa!

Sei que muitas das colegas compartilham de meu carinho por nossas mulheres do nosso dia-dia, nossa família, irmãos, sem as quais a vida teria sido com certeza mais sofrida, sem as quais muito sequer teríamos alcançado.

_____________________

Em nome da família Moraes de Lima, parabenizo todas estas mulheres, em especial as queridas Brasileense pelo exemplo de força, ânimo e dignidade que sempre nos inspirou a continuar. Sem vocês, talvez não tivéssemos conseguido tanto para nossa regional do Alto Acre!

_____________________

Parabéns mulheres! Parabéns brasileense, parabéns minha filha amada, Aiyra Marcele Lima, minha sobrinha Ana Gabriele Lima, parabéns dona Jacira Moraes de Lima.

Matriarca de uma família grande e unida, professora aposentada e dona de casa Jacira Moraes de Lima, de 73 anos, está sempre muito ligada à história das mulheres de sua família (Foto: Alexandre Lima)

Que o dia 8 de março seja um símbolo de comemoração das vitórias e, sobretudo, de reflexão das lutas que ainda estão em curso. A melhor homenagem é o respeito e o reconhecimento diário.

Feliz dia das Mulheres!

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove campeonato de Futebol de areia, Futevôlei misto e a Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, este domingo dia 28 de abril, dia do aniversário de Epitaciolândia foi dedicado ao esporte, com três eventos paralelos tivemos no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu em parceria com a Academia Leão Dourado. Na areia tivemos torneio de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino.

A prefeitura por meio da secretaria Municipal de Cultura e Esporte premiou os campeões e vice-campeões com medalhas, troféus e premiação em dinheiro nas categorias feminino e masculino.

O diretor técnico do departamento de judô da CAPEDAC esteve presente no evento que foi organizado sobre a responsabilidade do Professor Amarildo Ferreira.

O diretor de cultura e esporte Reggis Silva enfatizou a importância do esporte no fortalecimento da base familiar.

“Ações como essa que promove o esporte local e dá oportunidades aos nossos jovens, aqui no Ginásio tivemos a competição de jiu-jítsu e nas quadras de areia tivemos os torneios de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino, isso surge como um atrativo e encontro das pessoas, os pais estavam nas arquibancadas, a população esteve presente, crianças, jovens e adultos, esse é fortalecimento do esporte em nosso município. ”

Esse é um compromisso da prefeitura em incentivar a prática esportiva e apoiar todas as competições o prefeito Sérgio Lopes tem buscado sempre fortalecer o esporte e cultura local dando oportunidades iguais a todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem que sofreu acidente de moto em Brasiléia é transferido para Capital

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na tarde do último domingo (28) em Brasiléia, deixando um jovem gravemente ferido. O incidente ocorreu na rua João Jovino de Oliveira, no bairro Eldorado, por volta das 17 horas.

O motociclista, identificado como Jaquesson da Silva Pereira, 22 anos, pilotava uma motocicleta Titan 150 de cor vermelha em direção ao centro do bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda. Durante a manobra, o carro envolvido no acidente teria fechado a passagem, resultando em uma colisão lateral. Com o impacto, Pereira foi arremessado ao solo e perdeu a consciência.

Testemunhas no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ao Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana. Devido à gravidade de seus ferimentos, que incluem uma fratura na perna direita, a perda de dois dentes, um ponto no queixo e múltiplas escoriações, ele foi posteriormente transferido para o Pronto Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Apesar da severidade dos ferimentos, o estado de saúde de Jaquesson é considerado estável. O condutor do carro permaneceu no local após o acidente e colaborou com as autoridades na apuração dos fatos. A polícia está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF inicia Maio Amarelo 2024 nesta terça-feira (30)

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará nesta terça-feira (30), ações educativas de trânsito, na abertura do Maio Amarelo 2024, com o tema “Paz no trânsito começa por você ”, na Unidade Operacional de Rio Branco/AC.

A ação será de “Cinema Rodoviário”, no qual motoristas são abordados e convidados a assistir vídeos e palestras educativas, sobre segurança viária e condutas seguras no trânsito.

 A mobilização busca envolver os condutores nos cuidados e atenção necessária com os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e priorizar ações de fiscalização e educação para o trânsito.

 A operação Maio Amarelo 2024 ocorrerá ao longo de todo o mês de maio.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo