Para o Senado, Pesquisa Delta/TV Gazeta aponta Jorge, Petecão e Bittar na casa dos 30%
Apesar de liderar a pesquisa de intenções de votos, o senador Jorge Viana (PT), que busca a reeleição, registrou na simulação da pesquisa Delta/TV Gazeta a maior rejeição entre os pré-candidatos com 27,75%
Além de trazer os números de intenções de votos para a disputa do governo do Acre, a pesquisa Delta/TV Gazeta, divulgada nesta segunda-feira, dia 4, trouxe também várias simulações na disputa do senado federal. O levantamento ouviu 1.200 pessoas nos 22 municípios do Acre entre os dias 22 a 29 de maio e tem margem de erro de 2,9%. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-03985/2018.
De acordo com o levantamento estimulado, o senador Jorge Viana (PT) ainda lidera a corrida pelas duas cadeiras do senado com 39,25%, seguido pelo também senador Sergio Petecão (PSD) que registra 32,58%. Em terceiro lugar, também na casa dos 30% e tecnicamente empatado com Petecão, surge Marcio Bittar (MDB) 31,41% das intenções de votos. Ney Amorim (PT) vem na quarta colocação geral com 22,08%. Abaixo da casa dos 20%, aparece Minoru Kimpara (REDE) com 12,41%, Sanderson Moura (PTC) com 6,33% e Paulo Pedrazza (PSL) 1,91%. Brancos ou nulos somam 18,58% e não sabem ou não responderam chegou aos 35,45%.
JORGE VIANA REGISTRA MAIOR REJEIÇÃO EM PESQUISA
Apesar de liderar a pesquisa de intenções de votos, o senador Jorge Viana (PT), que busca a reeleição, registrou na simulação da pesquisa Delta/TV Gazeta a maior rejeição entre os pré-candidatos com 27,75% que afirmam não votar de jeito nenhum no petista. Em segundo colocado, aparece Ney Amorim (PT) com 23,08%, seguido por Petecão 18,58%e Bittar com 17%. As menores porcentagens de rejeição na disputa ficaram com Minoru Kimpara 8%, Sanderson Moura 7,91% e Pedrazza 7,75%. Não souberam ou não responderam registrou 37,33%. Nesta simulação, as pessoas entrevistas pela Agência Delta poderiam opinar em até dois nomes em que não votariam nestas eleições.
NEY AMORIM JÁ ULTRAPASSA JORGE EM ALGUMAS CIDADES NO INTERIOR E DEIXA DISPUTA EMBOLADA EM RIO BRANCO
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Ney Amorim, que é pré-candidato ao senado pelo PT, já ultrapassou seu companheiro de chapa, o senador Jorge Viana, em algumas cidades do interior do Acre, liderando inclusive as intenções de votos em relação aos candidatos da oposição.
Na cidade do Bujari, Ney (38%) fica na frente de Jorge Viana (33%), perdendo apenas para os candidatos da oposição Sergio Petecão 55% e Marcio Bittar 44%. O mesmo cenário se repete no município do Jordão. Já em Plácido de Castro, Jorge, Ney e Bittar aparecem empatados com 32%.
Em Santa Rosa do Purus, Ney lidera as intenções com 42,85% e empatados aparecem Jorge, Petecão e Bittar com 28,57, cada um.
Em Rio Branco, o cenário ainda é mais disputado. Apesar de Jorge 33,81% e Petecão 33,45% estarem empatados tecnicamente na liderança, Ney, Bittar e Minoru aparecem no grupo intermediário com 25,93%, 27,90% e 20,75%, respectivamente. Ainda na capital, Sanderson registrou 9,12% e Pedrazza 3,04. Brancos ou nulos registrou 15,37% e não sabem e não responderam 30,63%.
EM CRUZEIRO DO SUL, JORGE VIANA LIDERA COM FOLGA
Segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade de Cruzeiro do Sul registrou números significativos positivamente para Jorge Viana. Na capital do Juruá, Viana aparece com 56,30% das intenções de votos, seguido por 25,29% de Bittar, 29,41% de Petecão e 9,24% de Ney Amorim. Kimpara registrou 5,88%, Sanderson 2,52% e Pedrazza 0,84%. Brancos ou nulos registrou 26,04 e não sabem e não responderam 34,48%.
PRIMEIRO E SEGUNDO VOTOS
A pesquisa Delta/Tv Gazeta trouxe ainda a simulação do primeiro e segundo votos nas eleições do Acre para 2018. No cenário do primeiro voto, Jorge Viana aparece na frente com 30,25%,e é seguido por Bittar e Petecão que estão tecnicamente empatados, na casa dos 14%. Em seguida, aparecem Ney Amorim e Minoru Kimpara, também tecnicamente empatados, com 9,25% e 8,15%, respectivamente. Sanderson marca 2,75%, enquanto Pedrazza registra 0,83%. Brancos ou nulos registrou 8,25% e não sabem ou não respondem ficou com 12,02%.
No cenário envolvendo o segundo voto, Petecão e Bittar lideram e ficam praticamente empatados com 17,91% e 16,91%, respectivamente. Em terceiro lugar, aparece Ney Amorim com 12,83%. Já em quarto, aparece Jorge Viana com 9%. Ainda na aferição, Kimpara registra 4,25% e Sanderson 3,56%. Predrazza fica com 1,08%. Brancos ou nulos registrou 10,33% e não souberam responder ou não respondeu ficou com 24,13%.
O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.
“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:
“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:
“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”
A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.
A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)
De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.
“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.
“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)
De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.
“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)
Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.
Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.
Você precisa fazer login para comentar.