Cotidiano
Palmeiras se despede de temporada com feitos históricos

Palmeiras foi campeão e Gustavo Scarpa comemorou o gol na sua despedida no Allianz Parque
CESAR GRECO/SITE OFICIAL DO PALMEIRAS (09.11.2022)
Verdão sob o comando de Abel Ferreira igualou ou superou marcas centenárias; Alviverde teve ano brilhante em clássicos regionais
O Palmeiras termina a temporada de 2022 com feitos históricos igualados ou superados, disputando seis competições (Mundial de Clubes, Paulistão, Recopa Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão). Ao todo, foram três títulos, um vice-campeonato e duas eliminações.
Sob o comando de Abel Ferreira, o Verdão quebrou diversos tabus. O mais recente foi nas premiações oficiais da CBF e do Bola de Prata, do Grupo Disney (ESPN) Dentro de campo, nos clássicos, o Alviverde foi predominante com 10 vitórias em 13 partidas (duas derrotas e um empate) – nunca tinha ganho tanto em um mesmo ano.
Na temporada, a equipe marcou 142 vezes – melhor ano ofensivo do século 21 em 74 jogos. A defesa tomou apenas 50 tentos em 48 vitórias, 19 empates e apenas sete derrotas, incluindo uma na prorrogação – aproveitamento de 73,4%. Além disso, se despediu de 2022 mais vitorioso e artilheiro do Allianz Parque. Houve, também, conquistas relevantes na base e no futebol feminino.
Pelo Campeonato Brasileiro, atingiu seu melhor ataque e sua maior pontuação em uma edição de pontos corridos, desde 2006. Ainda no torneio, acabou virando o time que menos perdeu neste formato: 3.
Contra o Santos, sustenta um recorde que só tinha sido visto entre 1940 e 1942. São sete vitórias palmeirenses de forma seguida. Naquela época, foram nove. Já na Libertadores, igualou o recorde de maior invencibilidade na competição com 18 partidas sem perder. Aliás, ainda conseguiu fazer a melhor campanha da história de uma primeira fase.
Era Abel Ferreira também conseguiu alcançar marcas na instituição. Por exemplo, virou o primeiro estrangeiro a ser campeão do Brasileirão comandando o Alviverde e do Paulistão, sem ser Vanderlei Luxemburgo na beira do campo, a partir de 1976. Sem contar que é o mais longevo no cargo, neste momento, no Brasil.
Para finalizar, o Palmeiras teve o ano mais artilheiro da sua defesa, com gols de Gustavo Gómez, Murilo e Luan. Além de que, os camisas 15 e 26, da equipe se tornaram os únicos a marcarem 11 vezes em uma mesma temporada, quebrando o feito de Júnior Baiano, conquistado em 1999, com 10.
Abel e o elenco do Alviverde estão em férias e retornam aos trabalhos no dia 5 de janeiro. O Campeonato Paulista de 2023, com transmissão exclusiva da Record TV, em TV aberta, além do R7 e do Playplus, tem início no dia 15. Verdão está no grupo D, com São Bernardo, Santo André e Portuguesa, buscando um bicampeonato que não vem há 29 anos.
Confira os números do Palmeiras no profissional em 2022:
Títulos: 3 (Paulistão, Recopa e Brasileirão)
Rony (artilheiro do ano): 23 gols
Jogos: 74
Vitórias: 48
Empates: 19
Derrotas: 7
Gols marcados: 142
Gols sofridos: 50
Saldo: 92
Aproveitamento: 73,4%
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Você precisa fazer login para comentar.