Acre
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado no Acre
Uma ação das secretarias estadual de Educação e Esporte (SEE), Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), foi realizada na manhã desta segunda-feira, 4, o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Acre.
![]() |
| O Pnaic prevê o apoio técnico e financeiro da União para Estados e municípios para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública (Foto: Eunice Caetano) |
O evento, que contou com apresentação cultural do Centro de Multimeios da Seme, tem como finalidade orientar a formação de orientadores de estudo e coordenadores do Pacto no Estado, para garantir que 100% dos alunos acreanos com até oito anos de idade estejam plenamente alfabetizados nos próximos anos, isto é, consigam ler, compreender e escrever textos adequados para a idade escolar.
O Pnaic prevê o apoio técnico e financeiro da União para Estados e municípios para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública até os oito anos de idade. Na última terça-feira, 26, foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados a Medida Provisória 586/2012, que cria o Pacto e que já havia passado por uma comissão mista do Congresso, que agora segue para o Senado.
A formação continuada de professores é um dos principais pontos da ação educacional, que terá bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas para o cumprimento dos objetivos do pacto, com estimativa de investimento avaliada em R$ 3 bilhões até 2014.
Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufac, Socorro Neri, essa parceria trata de um interesse comum para incentivar o letramento e a alfabetização na idade certa, estreitando ainda mais os laços com as secretarias de Educação.
A formação atendeu professores de Acrelândia, Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro, Santa Rosa, Xapuri, Bujari, Brasileia, Porto Acre, Sena Madureira, Senador Guiomard, Epitaciolândia e Rio Branco, que irão incorporar novos conteúdos para que os educadores possam ter o reconhecimento necessário para agir como multiplicadores, incluindo uma rotina de acompanhamento para reforçar a continuidade das etapas de formação nas escolas.
Daniel Zen, secretário de Estado de Educação e Esporte, acredita que a inclusão do Pacto às medidas adotadas pelo Estado irá dar uma sequência natural para o aumento da oferta de ensino público de qualidade. “Antes, apenas 27% dos nossos professores possuíam ensino superior. Hoje, esse número aumentou em 70%, refletindo o nosso empenho em aperfeiçoar os educadores e suas estratégias de sala de aula”, afirma.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.