Conecte-se conosco

Geral

Pacientes ficam até 4 horas em ambulâncias em busca de leito Covid em Rio Branco: ‘vivemos um caos’

Publicado

em

O Pronto Socorro de Rio Branco e o Into-AC atingiram a lotação máxima, no PS, todos os 30 leitos de UTI estão ocupados e no Into os 50 leitos estão com pacientes. De acordo com o boletim de assistência divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa terça-feira (16), 14 pacientes aguardam na fila por um leito de UTI e 25 por leitos de enfermaria.

Com hospitais lotados, profissionais de Saúde relatam caos e preocupação de não ter para onde levar pacientes no AC — Foto: Augusto Aiache/Arquivo pessoal

Por Iryá Rodrigues

Com hospitais lotados, o Acre enfrenta colapso no sistema de saúde tanto na rede pública como privada. Sobrecarregados e preocupados sem ter para onde levar pacientes que precisam de assistência, profissionais relatam o caos vivido nos últimos dias. Eles dizem que ficam até 4 horas fazendo uma verdadeira peregrinação atrás de vagas em hospitais de Rio Branco.

Um profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que preferiu não ser identificado, relatou como tem sido as noites dos médicos e enfermeiros que se formaram para salvar vidas, mas que estão tendo dificuldades de atender aos chamados dos pacientes, pois não há vagas nos hospitais da capital acreana.

_______________________

“Estamos vivendo um verdadeiro caos, o Into lotado, o pronto-socorro lotado, a UPA lotada, não recebem mais nossos pacientes. Estamos ficando com pacientes dentro de viaturas por 3, 4 horas”, relatou.

_______________________

O profissional lembrou de um caso dos últimos dias, que foi o chamado para atender uma idosa que estava com a saturação em quase 90%. O profissional relatou que não tinha como não atender ao chamado, mas que, infelizmente, não tinha para onde levar a paciente, que precisava de atendimento médico urgente. A situação, segundo ele, tem se tornado constante.

__________________________

“Estamos sem amparo, cansados, exaustos. Me angustia ter que escolher qual paciente vou deixar ou levar. Não há vagas de jeito nenhum. A última vaga livre no meu plantão foi preenchida após muita luta, na UPA do Segundo Distrito. Isso eu estou falando de vaga para paciente que precisa de oxigênio e não está entubado, mas está grave. Fora os pacientes sem Covid que precisam de oxigênio, não vamos aguentar. Me sinto impotente, angustiado, me coloco no lugar dos familiares. Estou abalado psicologicamente. Já venho trabalhar com taquicardia, porque sei que não vou conseguir salvar ou ajudar. Realmente estamos como Manaus ou pior”.

___________________________

Preocupado, outro profissional que trabalha dentro do Into, onde funciona o maior hospital de campanha do estado, diz que a unidade está com a capacidade no limite. “Não tenho como receber [mais pacientes], está tudo cheio.”

Assistência e leitos no Acre

Em Rio Branco, o Pronto Socorro de Rio Branco e o Into-AC atingiram a lotação máxima no último domingo (14). No PS, todos os 30 leitos de UTI estão ocupados e no Into os 50 leitos estão com pacientes. De acordo com o boletim de assistência divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa terça-feira (16), 14 pacientes aguardam na fila por um leito de UTI e 25 por leitos de enfermaria.

A reportagem tentou contato nesta quarta-feira (17) com o secretário de saúde, Alyson Bestene, para saber qual a previsão para abertura de novos leitos, mas não obteve retorno até última atualização desta reportagem.

Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição na última segunda-feira (15), o secretário falou sobre a situação dos leitos no estado.

“Hoje, há um ano da pandemia, estamos tanto na rede pública, como privada, com 100% de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria. O número de casos aumentou consideravelmente nas últimas semanas. Um planejamento da Sesacre, junto com a Assistência, é de ampliar novos leitos. O governo do estado determinou que a gente já trabalhe com aquela estrutura do antigo Bope, que está sendo reformada para ampliar leitos do Into, dando uma capacidade de mais 32 leitos para atendimento Covid”, informou Bestene.

O secretário destacou ainda que 40 leitos foram abertos no Hospital do Idoso para atendimento de pacientes com Covid-19. Assim como da tentativa de ampliação de leitos no pronto-socorro de Rio Branco.

“Todo esse trabalho tem sido feito. Mas, é importante lembrar que a população também precisa se fazer presente nessa luta, todos nós unidos vamos combater a Covid-19. Primeiro observando as medidas restritivas, as medidas de prevenção, que é usar máscara, lavar bem as mãos, usar álcool em gel e além de tudo evitar ao máximo aglomerar. Tendo esse controle, a gente vai estar preservando vidas. Então, esse é um pedido que fica”, concluiu.

Conforme boletim divulgado pela Sesacre, diante da taxa de ocupação de leitos sobrecarregada no Sistema Único de Saúde, o estado segue trabalhando, com apoio do governo federal, com a transferência de pacientes para outras localidades onde há disponibilidade de leitos para tratamento da Covid-19.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo

Geral

Dois jovens são presos com drogas e dinheiro durante Operação Lei Seca em Rio Branco

Publicado

em

Após tentativa de fuga em motocicleta no bairro Santa Terezinha, PM apreende 30 porções de substância análoga à cocaína e skunk. Suspeitos confessaram que drogas seriam para venda na comunidade

Os suspeitos desobedeceram à determinação e tentaram fugir, o que motivou o início de um acompanhamento tático. Após breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Foto: cedida 

Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram presos na noite deste sábado (17) durante a Operação Trânsito Seguro/Lei Seca, no bairro Santa Terezinha, em Rio Branco. Após desobedecerem a uma ordem de parada e tentarem fugir em uma motocicleta, foram interceptados pela Polícia Militar após breve perseguição.

Com o passageiro, de 20 anos, foram encontradas 30 trouxinhas de substância análoga à cocaína e uma porção de maconha do tipo skunk, além de R$ 13 em espécie. O condutor, de 18 anos, não tinha habilitação e confessou ter feito uso de entorpecentes. Segundo a PM, os dois afirmaram que as drogas seriam destinadas à comercialização na comunidade onde residem, no Ramal do Gama.

Os jovens foram conduzidos à delegacia junto com a motocicleta e todo o material apreendido para as providências legais.

Comentários

Continue lendo