Acre
Paciente divulga vídeo revoltada com Sebastião Viana e diz que ele pode pagar um preço muito alto na justiça divina
Ray Melo, da redação de ac24horas
Há quatro anos esperando por uma cirurgia de coluna, Maria das Graças Costa Magalhães, de 51 anos, voltou a divulgar vídeo no You Tube para fazer um apelo e criticar o governador Sebastião Viana (PT), que teria se comprometido de intervir para resolver ajudá-la em novembro de 2013, mas de acordo com ela, até o momento nada foi feito. “Sofro de dores diariamente”, reclama.
O governador chegou a responder um pots, depois da grande repercussão nas redes sociais do primeiro vídeo em que Maria das Graças Costa Magalhães fez um desabafo sobre sua condição de saúde e o descaso no atendimento da Saúde Pública do Acre. Na época, Sebastião pediu o contato da paciente e afirmou que teria feito o encaminhamento à secretária de saúde, Suely Melo.
Sete meses depois, Marias das Graças informa que chegou a ser procurada por pessoas ligadas à saúde que pediram novos exames, mas esqueceram seu caso. Em um novo vídeo divulgado na noite de terça-feira (10), ela afirma que voltou a reclamar porque não aguenta mais esperar. “O governador falou que iria ajuda, mas eu não recebi esta ajuda até agora não fiz a cirurgia”, afirma.
A paciente diz que fez novos exames, sendo que a maioria foram custeados pelo próprio bolso. “O único que fiz pelo Estado foi a ressonância magnética, porque pelo governo demora de um ano a seis meses”, diz Maria das Graças ao informar que seu estado de saúde se agravou mais, depois que apareceu um nódulo no seu pescoço. Exames confirmaram que ela sofre de problemas na tireoide.
Maria das graças afirma que tenta marcar uma consulta com um ortopedista há três meses, mas ninguém ligou. “Que governo é este que não ajuda as pessoas? Não coloca médicos profissionais? Não estou aqui para criticar ou perseguir políticos, quero apenas minha saúde. Muitas pessoas estão precisando de ajuda, mas não têm coragem de colocar a boca no trombone”, enfatiza.
No vídeo a paciente questiona ainda as promessas de campanha de Sebastião Viana. Maria das Graças acredita que a maioria dos eleitores votaram acreditando na promessa de saúde de primeiro mundo. E também criticou ainda a capacidade administrativa do governador petista. Ela faz, inclusive, um alerta ao governador que muitas pessoas podem morrer se ele não fizer nada.
A internauta finaliza o apelo dizendo que não tem mais condições de gastar com seus problemas de saúde. “Não prometa, reaja, me procure, venha conversar comigo, não mande pessoas que não aparecem para ajudar. Se acontecer alguma coisa comigo ou com outras pessoas por falta de atenção, o senhor vai pagar um preço muito alto na justiça divina”.
O OUTRO LADO
A reportagem do ac24horas procurou a secretaria de Saúde Suely Melo para os devidos esclarecimento. Ela afirmou que á única médica especialista no caso da paciente está grávida e impossibilitada de fazer o atendimento, mas que um outro médico está sendo contratado pelo governo.
“Acompanhamos esse caso e não deixamos de dar a assistência necessária. Dona Maria teve todos os exames realizados e o encaminhamento de sua cirurgia, que estava apenas para confirmar a data, porém, a médica que acompanhou o caso e faria a cirurgia é a única nessa especialidade no estado, e precisou se ausentar antes do previsto devido problemas em sua gravidez. Estamos no processo de contratação de outro médico e o caso de dona Maria será tratado com toda a atenção”, diz Suely Melo
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.