Cotidiano
Oswaldo D’Albuquerque é eleito para o CNMP
O procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, foi eleito, nesta quinta-feira (28), membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como um dos três representantes dos MPs Estaduais
Ele será agora sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CNJ) do Senado Federal. Após, será nomeado pelo presidente da República para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.
“Agradeço imensamente a todos que confiaram no meu nome. Agradeço inicialmente a Deus, aos membros do MP acreano pela confiança e indicação, aos servidores pelo apoio incondicional e “torcida” em mais uma concorrência pela aceitação do meu nome e dos trabalhos a ele associado, à minha família que, com simplicidade e amor, me motiva todos os dias, e, como já dito, a Deus, que sustenta a minha fé, o meu entusiasmo e a minha crença na evolução humana, nos processos de mudança para uma cultura de paz, amor e prosperidade”, declarou emocionado Oswaldo D’Albuquerque.
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, disse que a indicação de Oswaldo D’Albuquerque é motivo de orgulho para o MP acreano.
“A indicação de Oswaldo D’Albuquerque para o Conselho Nacional do Ministério Público orgulha todos membros e servidores do Ministério Público do Acre. É um reconhecimento de sua trajetória como membro do Ministério Público, de seu trabalho como procurador-geral de Justiça por quatro anos e prova de sua liderança junto ao Conselho Nacional de Procuradores Gerais, que hoje aprovou o seu nome”.
Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto
Oswaldo D’Albuquerque ingressou no MP acreano como promotor de Justiça em 1994. Além de atuar em diversas promotorias da capital e do interior, desempenhou diversas funções relacionadas à carreira como representante do MP acreano.
Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2002 e atuou como coordenador de Defesa do Patrimônio Público, até ser eleito corregedor-geral no biênio 2003-2004.
Em 2004, foi eleito 1º vice-presidente e, em 2005, presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Desde 2005, ocupava o posto de titular da Coordenadoria da Procuradoria de Justiça Criminal e das promotorias criminais.
Foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos (2014-2016 e 2016-2018). Com atuação destacada, foi eleito duas vezes vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) para a Região Norte. Atualmente exerce o cargo de procurador-geral adjunto Administrativo e Institucional do MPAC.
O CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão, executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição. O órgão foi criado em 2004 pela Emenda Constitucional nº 45 e teve sua instalação concluída em 2005.
Sua composição é feita de 14 conselheiros. Destes, apenas três são membros dos Ministérios Públicos dos estados. As demais vagas se dividem entre a Procuradora-Geral da República, Ministério Público da União, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ordem dos Advogados do Brasil e ainda dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada indicados pela Câmara dos Deputados e Senado.
Jaidesson Peres- Agência de Notícias do MPAC
Comentários
Cotidiano
No Acre, homem espalha lixo na rua e Polícia Militar faz colocar de volta na lixeira
Uma ocorrência registrada na madrugada deste domingo (13), por volta das 2h40 da madrugada, mobilizou uma equipe de monitoramento noturno no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco, após um episódio de descarte irregular de lixo em via pública.
De acordo com o responsável pelo monitoramento noturno da região, um homem em situação de rua, identificado como Kairom, foi flagrado derramando o lixo de um supermercado da região todo na calçada. A atitude foi detectada em tempo real pelo sistema de vigilância, que acionou a Polícia Militar.
Segundo relato da equipe de segurança, os policiais chegaram rapidamente ao local e abordaram o homem, orientando-o a não jogar lixo na rua. O infrator recolocou os resíduos na lixeira, e o caso foi solucionado sem a necessidade de maiores intervenções.
Moradores do local reforçaram por meio de aplicativo de mensagens a importância da comunicação e colaboração entre os residentes para garantir melhores resultados nas ações de fiscalização. “A participação dos moradores é fundamental. Estamos totalmente empenhados em oferecer um serviço de qualidade e manter o bairro limpo e seguro para todos”, disseram.
VEJA VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Tuna Luso derrota o Manauara e assume liderança do grupo A1

Foto Tuna Luso: Ju Alagoano marcou o gol da vitória da Tuna no Souza
A Tuna Luso derrotou o Manauara, do Amazonas, por 2 a 1 neste domingo, 13, no estádio do Souza, em Belém, no Pará, e assumiu a liderança do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D com 24 pontos. Alex Sandro e Ju Alagoano marcaram os gols da Tuna e Kadu Barone anotou para os amazonenses.
Em Manaus
No outro jogo do grupo A1 neste domingo, Manaus e Águia de Marabá empataram por 3 a 3, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, no Amazonas. Maurício, Thiago Spice e Gustavo Lila fizeram os gols do Gavião enquanto Kaique (2) e Thalyson marcaram os gols do time paraense.
Inexplicável derrota
Depois da inexplicável derrota para o Humaitá por 1 a 0 nesse sábado, 12, na Arena da Floresta, o Independência fecha a 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D dentro do G4. Contudo, os últimos jogos na primeira fase do Tricolor serão contra o Águia, em Marabá, e o Manauara, na Arena, líderes do grupo.
Classificação
1º Tuna Luso/PA 24 Pts
2º Manauara/AM 23 Pts
3º Independência/AC 18 Pts
4º Manaus/AM 17 Pts
5º Águia/PA 16 Pts
6º Trem/AP 15 Pts
7º GAS/RR 14 Pts
8º Humaitá/AC 4 Pts
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia e Brasileia empatam em uma partida de favoritos

Foto Fafs: Fluminense da Bahia segue como um dos favoritos ao título
Fluminense da Bahia e Brasileia empataram por 2 a 2 nesse sábado, 12, no CIEC da Estação, em uma partida válida pela fase de classificação do Campeonato Estadual Masculino Sub-20. No outro jogo da rodada, em Porto Acre, o Café com Leite/Porto Acre vencia a Assermurb por 2 a 1, mas perdeu o seu goleiro, expulso, e a vitória pelas regras da competição ficou com a Assermurb porque a equipe da casa não tinha um reserva.
Sub-20
Pelo Estadual Feminino Sub-20, Café com Leite/Porto Acre goleou o Borussia por 8 a 2.
Sub-17 masculino
No Estadual Sub-17, no masculino, Epitaciolândia venceu o Campo Grande por 4 a 1 e Brasileira derrotou a Base do Zé por 3 a 1.
Sub-17 feminino
No Sub-17 feminino, o Real Sociedade venceu o Epitaciolândia por 2 a 0.
Você precisa fazer login para comentar.