Acre
Osmir Lima se emociona ao se filiar no PSD de Petecão e diz que na oposição todos tem voz
O ex-deputado federal constituinte Osmir Lima se filiou na manhã desta segunda-feira, 06, no PSD, partido do senador Sérgio Petecão, e ganhou uma festa de casa cheia, prestigiada pelas principais lideranças da oposição. O ato aconteceu em uma das sedes do partido, localizada no conjunto Procon, Vila Ivonete, e foi seguida de café da amnhã. Visivelmente emocionado, Osmir fez agradecimentos, alegou estar “em casa”, disse que na oposição todos têm voz, numa analogia ao que ocorre no PT de forma contrária, e avisou: “Vim para, juntos, a gente derrotar o PT”.
A chegada de Osmir Lima no PSD é cheia de significância, segundo o senador Sérgio Petecão. “O Osmir tem uma história nos partidos de oposição que começou no PMDB, quando ele era rapaz, isso há muitos anos, tem muita experiência e vai nos ajudar muito aqui, principalmente nesse momento em que lutamos pela candidatura única”, elogiou o senador, que dirigiu pessoalmente o cerimonial. O entusiasmo de Petecão tem motivos sobejos. Ele acredita ter acertado em cheio ao ir à casa do ex-deputado para convida-lo. “Tive a feliz ideia de ir na casa do Osmir, para prestigiar ele, fiz o convite e ele aceitou. O Bom é que ele está em casa aqui na oposição”, afirmou Petecão.
O retorno de Osmir Lima para a oposição foi um dos atos mais prestigiados dessa pré-campanha. Além do staf do senador Petecão, formado pela mulher Marfisa Galvão, primeira suplente de deputada federal da oposição, do deputado Jairo Carvalho e da vereadora Lene Petecão, bem como os pré-candidatos a vereador, prestigiaram o evento o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), acompanhado de dirigentes de seu partido, além dos pré-candidatos a prefeito de Rio Branco pelo PSDB, Francineudo Costa, e PR, Raimundo Vaz. Tião Bocalom, do DEM, enviou seu secretário geral, Frank Lima.
O presidente do PMDB, Flaviano Melo, disse que o retorno de Osmir Lima “fortalece a base da oposição, que agora junta a força da juventude com a experiência de anos de militância do Osmir”. O ex-deputado Luiz Calixto, pré-candidato a vereador pelo PSD, também saudou a chegada de Osmir, alegando estar ciente de que seu histórico na oposição é um emblema que valerá muito, principalmente nesse momento em que o senador Petecão tenta formar um bloco único para a disputa da prefeitura da capital.
Ao final o próprio Osmir, emocionado, fez um discurso saudoso, lembrando da época de militante do PMDB. Afirmou estar contemplado pela história ao ser lembrado nesse momento que considera importante para a oposição. “Temos todas as chances de ganhar a prefeitura da capital e muitas do interior. Essa vitória será importante, porque nos lincará com 2018, quando a disptua será pelo govenro”, disse. Osmir agradeceu ao senador Petecão e prometeu: “Vim para somar, para ajudar a oposição a derrotar o PT. Pelo menos aqui todos tem voz e candidatura aqui não vem pronta lá de cima, como funciona no PT”, finalizou.
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.
Comentários
Acre
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco
Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância
O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.
Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.
Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.
Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.
A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.
Comentários
Acre
Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.




Você precisa fazer login para comentar.