Brasil
Os benefícios da caminhada, um dos exercícios mais subestimados
Vários estudos mostram que essa forma simples de movimento tem uma grande variedade de benefícios; confira

Melanie Radzicki McManus, da CNN
Para muitos de nós, caminhar não parece nada de especial. É apenas algo que fazemos todos os dias. Mas caminhar é, na verdade, uma das melhores formas de exercício que existe.
Vários estudos mostram que essa forma simples de movimento tem uma grande variedade de benefícios, incluindo melhor saúde física e mental, maior atenção e habilidades de comunicação aprimoradas.
“Caminhar é o exercício mais subestimado, corretivo, de queima de gordura e mente-corpo disponível para os humanos”, disse Dana Santas, contribuinte de fitness, especialista certificada em força e condicionamento e treinadora mente-corpo em esportes profissionais. “Eu caminho todos os dias.”
Aqui estão várias coisas que todos devem saber sobre esta forma de exercício simples, mas benéfica.
(Nota importante: antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, consulte o seu médico. Pare imediatamente se sentir dor.)
Caminhar melhora sua saúde
Um regime de caminhada pode ajudá-lo a perder peso; abaixar sua pressão arterial e colesterol; e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer; entre outros benefícios.
“Walking for Health”, um relatório especial emitido pela Harvard Medical School , diz que caminhar pode fazer mais para combater doenças e outras condições de saúde do que qualquer outra coisa. Um exemplo: caminhar apenas duas horas e meia por semana, ou pouco menos de 22 minutos por dia, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30% impressionantes.
Além disso, melhora a memória e a capacidade cognitiva
Numerosos estudos mostram que caminhar é um impulsionador do cérebro.
Um estudo publicado na edição de 2010 da revista Neurology encontrou uma ligação entre caminhar e uma maior quantidade de massa cinzenta no cérebro.
Por exemplo, uma pesquisa da University of Virginia em Charlottesville indicou que andar diminuía o risco de demência e doença de Alzheimer em homens idosos.
Isso melhora o seu humor e diminui o estresse
Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver caminhando na natureza, um ambiente que vários estudos mostram que é benéfico de inúmeras maneiras.
Você pode fortalecer seus músculos, ossos e articulações. Os músculos das pernas e abdominais são treinados quando você caminha, assim como seus braços se você os estiver bombeando ou usando bastões de trilha.
Seus ossos também se beneficiam, pois caminhar é um exercício de levantamento de peso, ótimo para fortalecer os ossos. E, conforme você caminha, seu movimento ajuda a levar oxigênio e nutrientes para a cartilagem articular, que não tem suprimento sanguíneo direto.
Caminhar é energizante, mas também ajuda você a dormir
Um regime de caminhada ajuda a aumentar seus níveis de energia, mas não se preocupe se sofrer de insônia. Mulheres com idades entre 50 e 75 anos que caminhavam por uma hora todas as manhãs eram menos propensas a ter insônia do que aquelas que não o faziam, de acordo com a Arthritis Foundation .
É um exercício seguro e fácil para iniciantes
Cerca de 17% a 50% dos americanos são inativos, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, com porcentagens que variam por estado e território. Para essas pessoas, caminhar é indiscutivelmente o exercício cardiorrespiratório mais adequado a elas, disse Evan Matthews, professor associado de ciência do exercício e educação física na Montclair State University de New Jersey.
“Isso ocorre porque é provável que seja um movimento familiar, removendo a curva de aprendizado que ocorre com uma nova forma de atividade física e o fator de intimidação que muitos sentem ao começar”, disse ele. Caminhar também é seguro, com uma das taxas mais baixas de lesões por exercício, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Matthews observou que quem não tem resistência para terminar uma caminhada de 30 minutos pode dividi-la em pequenos pedaços, algo que não é facilmente possível se você precisa se exercitar em uma academia. “Isso pode ser uma caminhada de 10 minutos até o trabalho, uma caminhada de 10 minutos na hora do almoço e uma caminhada de 10 minutos do trabalho para casa.”
Caminhar pode ser um treino vigoroso
Se quiser aumentar a intensidade , experimente intervalos, onde você alterna alguns minutos de caminhada tranquila com rajadas intensas.
Você também pode andar com pesos nas mãos ou nos tornozelos, desde que eles não sejam tão pesados a ponto de prejudicar sua forma, disse Santas.
Ou coloque uma mochila carregada. Outra opção: repetições de colina, onde você sobe rapidamente uma colina, depois desce facilmente, várias vezes seguidas.
Você não precisa dar 10.000 passos por dia
Embora muitos grupos apregoem caminhar 10.000 passos por dia, uma pesquisa apoiada pelo National Institutes of Health e publicada em 2019 descobriu que, enquanto as mulheres mais velhas que deram 4.400 passos por dia tiveram uma taxa de mortalidade mais baixa do que aquelas que deram apenas 2.700, o benefício de mais passos diários nivelando em torno de 7.500.
Construir laços familiares
Sair para passear com seus filhos pode melhorar sua comunicação, reduzir problemas de comportamento e até mesmo aumentar o sucesso acadêmico.
E não se esqueça do seu cônjuge.
“Um homem me disse que caminhar salvou seu casamento”, disse Santas.
O casal estava à beira do divórcio quando sua esposa começou a acompanhá-lo em suas caminhadas diárias.
“Eles começaram a se comunicar de uma forma que não tinham antes, e isso os trouxe de volta juntos.”
Desenvolva laços comunitários
Estudos mostram que, quando as pessoas andam frequentemente pela vizinhança, o crime diminui. Caminhadas regulares também são uma ótima maneira de conhecer seus vizinhos, e os laços sociais são importantes em qualquer idade.
Caminhar é grátis e pode ser feito em qualquer lugar
Não há necessidade de uma associação cara a uma academia. Basta colocar os sapatos e sair pela porta. Se o tempo estiver ruim, procure um lugar como um shopping ou escola que ofereça tempo para caminhadas na comunidade.
Você pode até andar pela sua casa.
Um pensamento final: embora caminhar seja uma ótima forma de exercício, uma nova pesquisa mostra que devemos nos movimentar regularmente ao longo do dia para uma saúde ótima. “Caminhar por cinco minutos a cada hora vai longe”, disse Matthews. “Não precisa nem ser de intensidade moderada. Basta se mover.”
Comentários
Brasil
Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau
Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada
A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.
A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.
Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.
A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.
Comentários
Brasil
Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal
Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada
O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.
O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.
Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).
As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.
Assinatura eletrônica
O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.
A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.
Comentários
Brasil
Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho
Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada
Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.
Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.
O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

Você precisa fazer login para comentar.