fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Ordem dos Advogados reúne com diretores de presídios do Acre para relatar dificuldades dos profissionais no Sistema Prisional

Publicado

em

A Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB/AC), reuniu nesta sexta-feira, 31, com os diretores de presídios do Estado do Acre. A agenda foi proposta em reunião com a Direção do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) na semana anterior. Também participaram do encontro representantes das comissões da Advocacia Criminal e do Sistema Carcerário.

A reunião fez parte do segundo diálogo da OAB/AC com a entidade, no intuito de estreitar laços e levar ao conhecimento dos dirigentes de presídios as reclamações e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da advocacia durante atuação nas unidades prisionais. Thalles Vinícius Sales, presidente da Comissão de Prerrogativas, acredita que o diálogo é o melhor caminho para solucionar os problemas.

“Essa reunião é resultado do diálogo com a Direção do Iapen. Agora nós conversamos com os responsáveis pelos presídios para alinhar a atuação dos agentes penitenciários e dos advogados e assim chegarmos a um denominador comum com relação aos problemas que vêm sendo enfrentados pela nossa classe e pelos agentes. Um dos encaminhamentos foi de reconstruir um provimento que foi assinado na outra gestão, e agora passaremos para eles fazerem os ajustes necessários e a gente formalizar”, destacou Sales.

Para o diretor do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), Fagner da Silva, o encontro foi fundamental para a busca de melhor atendimento e para os advogados compreenderem as limitações do sistema. “Fico lisonjeado de nos chamarem para conversar. É com o diálogo que resolvemos esses problemas que estão ocorrendo. Nós sofremos com falta de efetivo e eles são cientes disso, então a ideia é procurar nos ajudarmos. Que a gente possa melhorar o atendimento aos advogados de forma a não comprometer a nossa segurança”, ressaltou o diretor do FOC.

O presidente da Comissão da OAB/AC completa que “o objetivo é defender de forma inegociável as prerrogativas da advocacia” e que a Ordem compreende que o momento do Iapen é de reestruturação com a nova gestão, logo, a Comissão irá trabalhar na conscientização junto à classe.

4 anexos

Comentários

Continue lendo

Flash

Fumaça colorida pode ter causado mal-estar em alunas durante jogos no IFAC de Sena Madureira

Publicado

em

Quatro estudantes foram levadas ao hospital com sintomas respiratórios e abdominais; direção promete revisar protocolos de segurança

Um incidente durante os jogos interclasses do Instituto Federal do Acre (IFAC), neste sábado (3), deixou quatro alunas hospitalizadas após apresentarem sintomas de mal-estar. O episódio ocorreu no campus de Sena Madureira e teria sido provocado pela inalação de fumaça colorida utilizada pelas torcidas durante o evento esportivo.

De acordo com um professor da instituição, bastões com fumaça azul e verde foram acionados nas arquibancadas, o que pode ter desencadeado reações nas estudantes. “Isso nunca tinha acontecido antes. Foi uma surpresa para todos nós, mas parece que a fumaça causou os sintomas nelas”, declarou.

Familiares das alunas relataram sintomas como falta de ar, dores abdominais e, em um dos casos, convulsões com liberação de espuma pela boca, o que inicialmente levantou suspeitas de intoxicação alimentar. Todas as estudantes foram encaminhadas ao Hospital João Câncio Fernandes e seguem sob observação médica.

A direção do IFAC informou que irá revisar os protocolos de segurança para eventos estudantis e buscará formas de evitar o uso de artefatos que possam representar riscos à saúde dos participantes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo entrega madeira para reforma de passarelas em Epitaciolândia

Publicado

em

Entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. Foto: Felipe Freire/Secom

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizou na manhã deste sábado, 3, a entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A ação visa garantir mais segurança e condições adequadas de mobilidade para a população que transita diariamente entre os dois municípios.

Durante a entrega, o governador Gladson Camelí destacou o compromisso de sua gestão com a população e a importância da iniciativa. “Essa entrega é importante principalmente para garantir o direito de ir e vir de toda uma população. São ações que reforçam nosso compromisso com as prefeituras e mostram que com união conseguimos vencer desafios. A passarela da Ponte José Augusto é uma prioridade, pois oferece segurança para os pedestres que a utilizam todos os dias”, afirmou.

Segundo o presidente do Imac, André Hassem, a doação das madeiras atende a uma demanda urgente da população e visa garantir trafegabilidade segura. “As passarelas, que somam 240 metros — 120 metros de cada lado —, já estavam com trechos bastante comprometidos. Algumas tábuas já tinham caído, o que representava um risco. Estamos entregando esse material para que a prefeitura possa iniciar a troca imediata e garantir melhores condições aos pedestres e ciclistas”, destacou.

A ação integra a política de apoio institucional do governo do Estado aos municípios, reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade de vida dos acreanos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bocalom visita Mercado de São Paulo e fala de inovações em ampliação do Elias Mansour, em Rio Branco

Publicado

em

Durante visita técnica à capital paulista, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve no tradicional Mercado Municipal de São Paulo e aproveitou para registrar imagens e impressões sobre o local. A visita ocorre em meio às obras de reforma e ampliação do Mercado Elias Mansour, na capital acreana.

“Estamos aqui no Mercado Municipal de São Paulo. É importante gravar essa imagem para mostrar aos nossos amigos aí como é o mercado de São Paulo, já que nós estamos refazendo o Elias Mansour”, afirmou o prefeito. Durante a gravação, ele destacou a organização e divisão do espaço: “Ali é a parte térrea, e agora estamos olhando a parte superior. Na parte superior nós temos só a alimentação. Dá para observar aqui, só alimentação.”

Bocalom enfatizou que deseja um mercado moderno e bem estruturado também em Rio Branco:
“É isso que nós queremos em Rio Branco, no nosso mercado Elias Mansour, é isso. Tudo muito bem organizado e bonito.”

O Mercado Elias Mansour está passando por uma ampla reforma com investimento superior a R$ 28 milhões. A nova estrutura contará com dois pavimentos, estacionamento e área gourmet. As obras fazem parte de um plano de modernização do centro da cidade, com recursos próprios e parcerias institucionais.

A visita de Bocalom a São Paulo integra uma agenda de observações técnicas em equipamentos públicos de grande porte, com o objetivo de aplicar ainda mais soluções urbanas e funcionais em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo