Conecte-se conosco

Flash

Operação verão de Brasileia avança com obras na área urbana e rural 

Publicado

em


A Prefeitura de Brasileia realiza várias frentes de trabalho na área de infraestrutura tanto na área urbana quanto na zona rural da cidade. São serviços de pavimentação, recuperação, melhorias e limpeza de ruas, ramais, pontes e bueiros. A ação faz parte da Operação Verão, iniciada dia 4 de maio, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras.

O pacote de serviços da Operação Verão inclui ainda ações de tapa-buracos, limpeza de ruas, parques e praças, desobstrução de rede de drenagem e iluminação pública. Os trabalhos iniciaram pelos bairros Ferreira Silva e José Moreira onde foram realizados desde serviços de limpeza de bueiros até reposição da iluminação pública.

O objetivo da Operação Verão é melhorar a malha viária da cidade, garantindo trafego de qualidade para os munícipes e visitantes de Brasileia.

Segundo o secretário Municipal de Obras, Carlinhos do Pelado, a prefeitura busca garantir serviço de boa qualidade assegurando que as 600 toneladas de massa asfáltica alcancem a cobertura total das ruas a serem trabalhadas previstas no cronograma.

Planejamento e eficiência na gestão

A gestão da prefeita Fernanda Hassem tem inovado e buscado parcerias para realizar ações previstas no planejamento da administração, e assim garantir qualidade de vida para os moradores de Brasileia. Atendendo a pedido dos comerciantes e moradores, adquiriu  maquinário tipo Bobcat, que realiza o serviço de limpeza da Avenida Manoel Marinho Monte. O trabalho inicia às 23h e vai até às 6h da manhã, esse será um serviço continuo que atenderá outras ruas da cidade.

A Secretaria de Obra também realiza serviços de saneamento básico, acesso à água potável e iluminação pública.

O morador do bairro José Moreira, Antônio Francisco, fez questão de ressaltar a felicidade em ver as benfeitorias chegando ao seu bairro. “Ficamos felizes duas vezes, primeiro por ver o esforço da prefeita Fernanda Hassem em conseguir recursos para realizar melhorias nas ruas da nossa cidade. E ver a preocupação da gestão com seus moradores dentro dos bairros, trazendo benefícios já no inicio do verão, nós só temos a agradecer e nos colocar a disposição para contribuir com as equipes”, finalizou Francisco.

A Operação Verão também realizou melhorias na iluminação pública na Manoel Marinho Monte, pavimentação na Rua José Maria de Souza, melhorias na Praça da dona ICA, manutenção e limpeza na Rua do Banacre, instalação de caixas da rede de esgoto e rede de esgoto na rua da fábrica de gelo, limpeza e manutenção do Parque Centenário, serviço de piçarramento e instalação de rede de bueiros no loteamento Novo Horizonte, Bairro José Peixoto, Rua Núbia Farias; José Maria e Manoel Ribeiro.

Durante a semana é realizada a preparação do solo com piçarramento para que as ruas recebam o asfalto e as quintas e sextas-feiras a equipe entra com o maquinário colocando asfalto e tapando os buracos.

Serviços chegam à zona rural

O cronograma de serviços para ser executados pela Prefeitura de Brasileia já garantiu trafegabilidade e escoamento da produção para moradores de diversas comunidades rurais do município.

Segundo o morador do ramal do Km7, Antônio Braga, que reside na localidade há 40 anos, o trabalho de recuperação da via garante qualidade de vida para a comunidade. “Esse trabalho melhorou para todos os moradores da comunidade, meu pai e minha mãe que sofrem de problema de saúde tinham a maior dificuldade para ir até a cidade realizar suas consultas, teve época que nem carroça passava. Durante oito anos o ramal ficou totalmente abandonado, sem entrar nenhum equipamento. Com a benfeitoria efetuada sonho em levar nossa produção para vender na feira Maria Florêncio”, destacou Braga.

O trabalho de pavimentação, desobstrução de bueiros e reconstrução de pontes foram executadas nos ramais do quilometro 10, 6, 7, 69 (Ramal do Picadão), Pega Fogo, Km 19, 17 ligando ao ramal do Km 26 e no quilometro 5 (Alegria do Carmo) interligando no Km13 sentido Porongaba.

SECOM – Raylanderson Frota

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo