Flash
Operação verão de Brasileia avança com obras na área urbana e rural
A Prefeitura de Brasileia realiza várias frentes de trabalho na área de infraestrutura tanto na área urbana quanto na zona rural da cidade. São serviços de pavimentação, recuperação, melhorias e limpeza de ruas, ramais, pontes e bueiros. A ação faz parte da Operação Verão, iniciada dia 4 de maio, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras.
O pacote de serviços da Operação Verão inclui ainda ações de tapa-buracos, limpeza de ruas, parques e praças, desobstrução de rede de drenagem e iluminação pública. Os trabalhos iniciaram pelos bairros Ferreira Silva e José Moreira onde foram realizados desde serviços de limpeza de bueiros até reposição da iluminação pública.
O objetivo da Operação Verão é melhorar a malha viária da cidade, garantindo trafego de qualidade para os munícipes e visitantes de Brasileia.
Segundo o secretário Municipal de Obras, Carlinhos do Pelado, a prefeitura busca garantir serviço de boa qualidade assegurando que as 600 toneladas de massa asfáltica alcancem a cobertura total das ruas a serem trabalhadas previstas no cronograma.
Planejamento e eficiência na gestão
A gestão da prefeita Fernanda Hassem tem inovado e buscado parcerias para realizar ações previstas no planejamento da administração, e assim garantir qualidade de vida para os moradores de Brasileia. Atendendo a pedido dos comerciantes e moradores, adquiriu maquinário tipo Bobcat, que realiza o serviço de limpeza da Avenida Manoel Marinho Monte. O trabalho inicia às 23h e vai até às 6h da manhã, esse será um serviço continuo que atenderá outras ruas da cidade.
A Secretaria de Obra também realiza serviços de saneamento básico, acesso à água potável e iluminação pública.
O morador do bairro José Moreira, Antônio Francisco, fez questão de ressaltar a felicidade em ver as benfeitorias chegando ao seu bairro. “Ficamos felizes duas vezes, primeiro por ver o esforço da prefeita Fernanda Hassem em conseguir recursos para realizar melhorias nas ruas da nossa cidade. E ver a preocupação da gestão com seus moradores dentro dos bairros, trazendo benefícios já no inicio do verão, nós só temos a agradecer e nos colocar a disposição para contribuir com as equipes”, finalizou Francisco.
A Operação Verão também realizou melhorias na iluminação pública na Manoel Marinho Monte, pavimentação na Rua José Maria de Souza, melhorias na Praça da dona ICA, manutenção e limpeza na Rua do Banacre, instalação de caixas da rede de esgoto e rede de esgoto na rua da fábrica de gelo, limpeza e manutenção do Parque Centenário, serviço de piçarramento e instalação de rede de bueiros no loteamento Novo Horizonte, Bairro José Peixoto, Rua Núbia Farias; José Maria e Manoel Ribeiro.
Durante a semana é realizada a preparação do solo com piçarramento para que as ruas recebam o asfalto e as quintas e sextas-feiras a equipe entra com o maquinário colocando asfalto e tapando os buracos.
Serviços chegam à zona rural
O cronograma de serviços para ser executados pela Prefeitura de Brasileia já garantiu trafegabilidade e escoamento da produção para moradores de diversas comunidades rurais do município.
Segundo o morador do ramal do Km7, Antônio Braga, que reside na localidade há 40 anos, o trabalho de recuperação da via garante qualidade de vida para a comunidade. “Esse trabalho melhorou para todos os moradores da comunidade, meu pai e minha mãe que sofrem de problema de saúde tinham a maior dificuldade para ir até a cidade realizar suas consultas, teve época que nem carroça passava. Durante oito anos o ramal ficou totalmente abandonado, sem entrar nenhum equipamento. Com a benfeitoria efetuada sonho em levar nossa produção para vender na feira Maria Florêncio”, destacou Braga.
O trabalho de pavimentação, desobstrução de bueiros e reconstrução de pontes foram executadas nos ramais do quilometro 10, 6, 7, 69 (Ramal do Picadão), Pega Fogo, Km 19, 17 ligando ao ramal do Km 26 e no quilometro 5 (Alegria do Carmo) interligando no Km13 sentido Porongaba.
SECOM – Raylanderson Frota
Comentários

Flash
Vereadores da base de Brasiléia se reúnem para escolher nome para sucessão de Fernanda Hassem
Logo após a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brasiléia realizado nesta terça-feira, dia 30, os vereadores que fazem parte da base do executivo; Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Lessandro Jorge (Sem Partido), Leonir de Castro (PP), Marcos Tibúrcio (MDB) e Rogério Pontes (PROS) se reuniram com um propósito consolidado por parte dos mesmos.
O objetivo da reunião, seria que um dos seis vereadores, deverá concorrer as eleições de 2024 ao cargo de prefeito no município. Os vereadores que iniciaram a reunião informal, no entanto, a decisão ocorreu sem a presença da Prefeita.
Ao mesmo tempo, se especula a possível indicação de um dos secretários municipais, ou de Carlinho do Pelado, que já foi vereador por duas legislaturas e vice-prefeito nos dois mandatos de Fernanda Hassem.
Carlinho do Pelado, por sua vez, acredita que esta seria sua vez de competir ao cargo executivo, uma vez que esteve nos últimos 16 anos, nos bastidores da política ajudando o Município.
Outro fato que chama atenção na ação do grupo, seria da decisão que ainda pode estar sendo levado ao conhecimento da gestora.
Comentários
Flash
Onças Maiara e Maraisa serão levadas para “namorar” em centro de preservação
Queridinhas do público que visita o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco – Capital do estado do Acre, as onças pintadas Maiara e Maraisa, serão levadas para fora do estado para um período de namoro.
Elas já atingiram a idade adulta e como estão prestes a entrar no cio, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela administração do parque, está finalizando as tratativas para a remoção da dupla.
A princípio, o destino de Maiara e Maraisa é o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, o CENAP, e Atibaia, interior paulista. Elas irão passar por um período de adaptação até que estejam prontas para dividirem o mesmo espaço com um macho.
A data certa da transferência ainda não está confirmada, mas faz parte de um plano de reprodução do CENAP/ICMBIO
Comentários
Flash
Estado capacita forças de segurança com instruções de policiamento nas fronteiras do Acre
O governo do Acre, por meio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na manhã desta segunda-feira, 29, em Rio Branco, a abertura do Estágio de Adaptação ao Policiamento de Fronteira (Eapfron) 2023. A vice-governadora Mailza esteve presente na solenidade, e destacou o trabalho integrado das forças de segurança.
“Nosso governo tem como prioridade investir na qualificação e valorização de todos aqueles que fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública, pois entendemos que somente assim é possível combater o crime e resguardar a vida da população”, disse.

Além da fronteira, o grupo atua em conjunto com outras equipes policiais no território acreano. Foto: Felipe Freire/Secom
De acordo com o titular da Sejusp, José Américo Gaia, a integração das polícias é essencial para o crescimento dos índices de produtividades do Gefron. “Estamos somando esforços para o aprimoramento do trabalho dos nossos policiais e, consequentemente, dando resposta à sociedade contra o crime organizado. Especializar, dar condições à nossa polícia de fazer seu trabalho com mais qualidade é nossa meta para evitar crimes e controlar o tráfico de drogas no estado”, enfatizou.

Mailza destacou o trabalho do governo do Estado para a segurança da população acreana. Foto: Felipe Freire/Secom
O estágio capacita forças de segurança que atuam nas fronteiras num trabalho integrado entre as polícias Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal e o Centro Integrado de Operações Aéreas.

O estágio capacita forças de segurança que atuam nas fronteiras num trabalho integrado entre as polícias Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal e o Centro Integrado de Operações Aéreas.
A capacitação será de oito dias e inclui identificação e enfrentamento de fraudes, busca de veículos, patrulhamento fluvial, técnicas de entrevista e rastreamento dos crimes nas áreas transfronteiriças.

“Especializar, dar condições à nossa polícia de fazer seu trabalho com mais qualidade é nossa meta, para evitar crimes e controlar o tráfico de drogas no estado”, destacou Gaia. Foto: Felipe Freire/Secom
Também estiveram presentes o secretário adjunto da Sejusp, coronel Evandro Bezerra; o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Dias; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos; o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Glauber Feitoza; o coordenador do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa, delegado Fabrizzio Sobreira; o coordenador do Grupo Especial de Operações em Fronteira, coronel Cleudo dos Santos Maciel; o coordenador adjunto, delegado Remullo Diniz; e o coordenador do estágio, capitão da PM Edson de Lima Queiroz.
Comentários
-
Extra23 horas atrás
Polícia boliviana prende trio após praticar assalto em loja de Cobija
-
Geral1 dia atrás
Jovem sai para comprar bebida e quase é morto na cidade de Xapuri
-
Extra1 dia atrás
Polícia Civil de Xapuri prende mulher que trazia cocaína para ser revendida no município
-
Acre1 dia atrás
Policial Penal supostamente alcoolizado invade pista contrária e causa acidente em Rio Branco
-
Geral1 dia atrás
‘Mui amigo’: Jovem acusa vizinho de ter atirado em seu joelho quando caminhava em via pública
-
Brasil22 horas atrás
Vídeo: PM realiza a maior apreensão da história do estado de SP com mais de 12 toneladas de maconha
-
Extra1 dia atrás
Em plena luz do dia: Policial penal reage à assalto e acaba ferido pela própria arma
-
Geral2 dias atrás
Homem quebra dedo da mulher e é preso dirigindo embriagado