Cotidiano
Operação Hagnos: Polícia Civil do Acre promove ações em defesa de crianças e adolescentes
De janeiro a 11 de novembro de 2024, houve 475 casos registrados. A maioria das ocorrências está concentrada na capital, Rio Branco, seguida pelas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauac

Polícia Civil do Acre intensifica palestras em escolas para combater violência contra crianças e adolescentes. Foto: cedida
Neste mês de novembro, a Operação Hagnos tem mobilizado forças de segurança pública em todo o país no combate a qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação, que se estende até o dia 29, busca fortalecer medidas preventivas e repressivas para combater crimes, promovendo um ambiente seguro e colaborativo, por meio da atuação conjunta das forças policiais e parceiros sociais.
A Polícia Civil do Acre (PCAC) tem desempenhado um papel ativo na operação, reforçando as equipes nas delegacias com maior número de registros de crimes contra crianças e adolescentes, bem como realizando palestras educativas, que têm como objetivo orientar a comunidade escolar sobre como identificar e detectar sinais de violência que crianças e adolescentes possam estar enfrentando. Muitas dessas vítimas não compreendem completamente a situação de abuso ou violência, seja ela sexual, psicológica ou de outras formas.

Polícia Civil do Acre intensifica palestras em escolas para combater violência contra crianças e adolescentes. Foto: cedida
Dados coletados pelo Departamento de Inteligência da PCAC revelam a situação no estado. De janeiro de 2022 a 11 de novembro de 2024, foram registrados 1.594 boletins de ocorrência (BOs) de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2022, o número de BOs foi de 547, enquanto em 2023 subiu para 572. De janeiro a 11 de novembro de 2024, houve 475 casos registrados. A maioria das ocorrências está concentrada na capital, Rio Branco, seguida pelas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Os dados mostram que 92% das vítimas são do sexo feminino e 8% do sexo masculino, com a faixa etária de 12 a 28 anos sendo a mais afetada.
A delegada coordenadora do projeto Bem-Me-Quer, iniciativa que visa proporcionar um atendimento humanizado às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo suporte especializado e sensível às suas necessidades, Juliana De Angelis, destacou a importância de ações mais firmes na repressão desses crimes, assim como das palestras para conscientizar e capacitar tanto os jovens quanto os educadores e a comunidade em geral.
“A Polícia Civil está profundamente empenhada em proteger nossas crianças e adolescentes. As palestras não apenas trazem conhecimento, mas abrem caminhos para que vítimas ou pessoas próximas se sintam encorajadas a denunciar e buscar ajuda. Sabemos que muitos menores podem estar sofrendo em silêncio, e nosso papel é dar voz a esses casos e promover a justiça”, afirmou Juliana.

Operação Hagnos reforça a importância da atuação conjunta entre forças de segurança e sociedade na prevenção de crimes contra menores. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves
Comentários
Cotidiano
Ex-jogador do Flamengo, Léo Moura estará na final da Copa SEST SENAT

A diretora do SEST SENAT Rio Branco, Daniely Vale, confirmou a presença do ex-lateral do Flamengo e ídolo do futebol brasileiro, Léo Moura, nas finais da Copa SEST SENAT, que acontecem nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6 de dezembro, na capital acreana.
Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, a Copa SEST SENAT chega ao seu momento decisivo reunindo atletas e torcedores de toda a região. As semifinais das categorias masculino e feminino serão realizadas nesta sexta-feira (5), com portões abertos a partir das 15h. As finais acontecem no sábado, com programação a partir das 14h.

Segundo Daniely Vale, a participação de Léo Moura torna o evento ainda mais especial. “Ter a presença de um ícone como Léo Moura engrandece a Copa SEST SENAT e motiva ainda mais nossos atletas e o público. Estamos preparando uma grande festa, com esporte, lazer e integração para toda a família”, afirmou a diretora.
Além das partidas decisivas, o evento contará com uma programação completa para o público, que inclui apresentações de bandas locais, brinquedos para crianças — entre eles uma roda-gigante —, lanches gratuitos e sorteio de brindes.
Os destaques ficam por conta do sorteio de passagens aéreas e de uma moto Honda zero quilômetro. Durante o evento, haverá linhas de ônibus saindo a cada 30 minutos do Terminal Urbano para o SEST SENAT.


Você precisa fazer login para comentar.