Geral
Operação da Polícia Penal frustra fuga de 11 detentos em presídio de Cruzeiro do Sul, no Acre
Agentes descobriram buraco na parede da cela após perceberem movimentação suspeita; equipes especializadas foram acionadas para reforçar a segurança.

De acordo com Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), os agentes da unidade perceberam movimentação atípica no local e, após uma vistoria. Foto: cedida
Uma operação da Polícia Penal, realizada nesta sexta-feira (11), impediu a fuga de 11 detentos do presídio de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), os agentes da unidade identificaram uma movimentação atípica no local e, após uma vistoria, encontraram um buraco na parede da cela, que seria usado para a evasão dos presos.
Diante da situação, as divisões especializadas foram acionadas para auxiliar os policiais de plantão, reforçando a segurança do presídio e garantindo que o plano de fuga fosse interrompido. A ação rápida dos agentes evitou que os detentos conseguissem escapar, mantendo a integridade do sistema prisional.

Após uma vistoria, descobriram um buraco na parede da cela, por onde os detentos deveriam fugir. Foto: cedida
O Iapen ressaltou que investigações estão em andamento para apurar como o buraco foi aberto e se houve participação de pessoas externas ao presídio. A operação reforça a importância da vigilância constante e do trabalho coordenado das equipes de segurança para prevenir incidentes semelhantes.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), os agentes da unidade identificaram uma movimentação atípica no local e, após uma vistoria, encontraram um buraco na parede da cela. Foto: cedida
Comentários
Geral
Operação combate garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
A Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Polícia Militar Ambiental deflagram, entre os dias 10 e 13 últimos, a Operação Xapiri para combater organizações criminosas que atuam no garimpo ilegal, no leito do Rio Madeira, nas proximidades do município de Borba/AM.
A investigação se deu por meio de denúncias de conflitos entre garimpeiros e indígenas, o que levou a indícios de que a população local estaria sendo cooptada por facções para atuar no garimpo ilegal na região.
Durante a operação, foi realizada a identificação de 25 trabalhadores em situação análoga à escravidão, sendo 2 menores de idade. A Auditoria Fiscal do Trabalho e o MPT irão apurar as responsabilidades daqueles que exploram a mão-de-obra nas condições degradantes constatadas.
Comentários
Geral
Acusado de levar vítima do Acre para exploração sexual na Europa é preso
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 14, a Operação Insídia, com o objetivo de combater o tráfico de pessoas para exploração sexual, com foco em vítimas enviadas para a Europa. A ação ocorreu em Rio Branco, onde foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, emitidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Acre.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e outros materiais considerados relevantes para as investigações. O caso teve início após uma denúncia feita por uma vítima na Superintendência Regional da PF em Mato Grosso.
A vítima relatou que foi levada para a Europa com a promessa de melhores condições de vida, mas acabou sendo explorada sexualmente.
Com informações da ASCOM PFAC
Comentários
Geral
Com mergulhador e trator, equipes tentam recuperar motores da ETA I no Rio Acre

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Equipes do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB e do Corpo de Bombeiros trabalham desde a quinta-feira (14) à noite no bairro da Base, em Rio Branco, para recuperar dois motores de bombas de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) número I, que soltaram-se das bombas durante a recuperação do flutuante onde estavam.
Um mergulhador do Corpo de Bombeiros amarrou canos de aço nas peças e um trator do tipo PC tenta puxá-las até a beira da água, para que sejam levadas a um local onde serão reparadas. Antônio Lima, diretor do SAERB, disse ao ac24horas que após manutenção, os motores serão colocados como reserva. “É uma peça fácil de ser reparada, basicamente lavamos e deixamos secar. Como estas peças, além das que estão em funcionamento, temos outras 10 que usamos para reserva”, explicou.
Ainda segundo Lima, a plataforma com duas bombas foi levada da região da Sobral flutuando, guiada por um barco, na quinta-feira (13), depois de tombar. Como o flutuante estava emborcado, as bombas ficaram expostas ao chão de terra no momento em que a estrutura foi arrastada pela margem, o que ocasionou o descolamento dos motores do restante das peças da bomba.
Você precisa fazer login para comentar.