Extra
Operação da Polícia Civil prende dois foragidos da Justiça em Xapuri na ‘Estrada da Borracha’

Francisco da Silva Barroso, vulgo ‘Chico Doido’, 34 anos, é acusado de ter assassinado Josemar da Silva Conde, conhecido por “Tripinha”, em novembro de 2019.
Acusado de matar empresário em 2019, ‘Chico Doido’ foi preso na companhia de outro procurado por crime cometido em 2023
Em atenção às festividades de São Sebastião que se aproximam no município de Xapuri, a Polícia Civil, através da Delegacia de Xapuri, realizou uma operação no final do dia desta quinta-feira, 11, na Estrada da Borracha, ocasião em que prendeu duas pessoas foragidos da justiça.

Francisco da Silva Barroso, vulgo ‘Chico Doido’, 34 anos, é acusado de ter assassinado Josemar da Silva Conde, conhecido por “Tripinha”, em novembro de 2019. A Vítima era comerciante e presidente do partido político PSOL, no município de Xapuri, em 20 de novembro de 2019, por motivo de divisa de terra no Seringal Simitumba, colocação Campo Verde, dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Josemar da Silva Conde, conhecido por “Tripinha”, foi assassinado em novembro de 2019.
O corpo de Josemar foi resgatado com o apoio de uma equipe do CIOPAER e levou para ser entregue no Instituto Médico Legal (IML), na Capital. Josimar foi morto com um tiro de espingarda no peito após ter sido convidado para conversar com Francisco sobre uma divisão de terras.
Chico Doido foi preso três dias depois do homicídio na propriedade de uma irmã, onde também foi encontrado a espingarda que foi usada na morte de Josemar. Na época, disse que teria agido em legítima defesa.
Sete dias depois de sua prisão, o Juízo da Vara Única da Comarca de Xapuri decidiu converter a prisão em flagrante de um homem indiciado pela suposta prática do crime de homicídio qualificado em custódia preventiva, por entender que que o mesmo morava em área de difícil acesso e próximo a fronteira da Bolívia.

O segundo detido, J. da S. C., 48 anos, é acusado de roubo e encontrava-se foragido desde o ano de 2003, e no momento da prisão estava na companhia de Francisco, com destino ao município de Xapuri.
“A Polícia Civil está atenta a grande movimentação que já se iniciou no município e vem realizando diversas ações para garantir uma festividade tranquila à população de Xapuri. Hoje conseguimos retirar de circulação duas pessoas foragidas da justiça que estavam chegando ao município, e continuaremos com as ações durante todo esse período.”, disse a Delegada, Dra. Michelle Boscaro.
RELEMBRE MATÉRIAS:
Empresário é morto com tiro de espingarda no peito na zona rural de Xapuri
Corpo de empresário de Xapuri assassinado em seringal é resgatado por helicóptero
Operação policial localiza e prende acusado de matar empresário em Xapuri
Acusado de matar empresário em Xapuri tem prisão preventiva decretada
Comentários
Extra
Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.
Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.
Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.
Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.
Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Comentários
Extra
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco
Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP
Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.
A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.
Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.
O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.
Comentários
Extra
Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população
Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.
Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.
Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.
Balanço de atendimentos – Janeiro/2026
Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.
A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.























Você precisa fazer login para comentar.