Acre
Operação conjunta recupera camionete furtada em RO na Bolívia
Documentos originais adulterados denuncia possível esquema de quadrilha em Detran de RO

Caminete já estava com documentos adulterados e placas de outra cidade do mesmo estado – Fotos: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Uma operação conjunta entre polícias na tarde desta quarta-feira, dia 9, fez com que fosse possível a recuperação de uma camionete modelo Chevrolet, placas falsas NEC 4341, que foi furtada na cidade de Ariquemes (RO), na última sexta-feira, dia 4, e denunciasse um possível envolvimento de pessoas dentro do Departamento de Trânsito do estado vizinho.
A recuperação do veículo, só foi possível graças ajuda de um amigo do real proprietário que esteve no final de semana na fronteira, para realizar compras no lado boliviano e ainda viu quando estava com as placas originais, assim, comunicou o paradeiro.

Documento original com impressão falsa denuncia possivel quadrilha dentro do Detran de RO – Foto: Alexandre Lima
Ao chegar na fronteira para tentar recuperar o veículo, descobriu que o mesmo já estava com licenciamento falso e grosseiramente impressos, onde transformou de combustão diesel à gasolina, além das placas da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia com o mesmo número.
Com o documento original e cópia da chave que ligou o veículo, foi provado a propriedade e o furto. Na volta para o lado brasileiro, aconteceu momentos de tensão, já que o boliviano que a teria comprado, não desejava entregar e ainda perseguiu os policiais até a fronteira. Foi quando os policiais respiraram aliviados, juntamente com o proprietário.
As investigações irão estar voltadas para o Estado de Rondônia a partir de agora, já que os documentos são verdadeiros, mas, impressos grosseiramente. Levando a crer que existe um esquema de venda do papel de licenciamento, para tentar ‘esquentar’ os veículos em outros estados e países vizinhos.
Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Você precisa fazer login para comentar.