Cotidiano
Operação Arama prende seis por caça e pesca ilegal em floresta protegida no Amazonas
Foram apreendidos 1,2 toneladas de pescado, 1 tonelada de carne de caça e animais vivos; ação da PF e ICMBio também confiscou armas e equipamentos usados nos crimes

Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação. Foto: internet
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desencadearam, no último sábado (31/5), a Operação Arama para combater crimes ambientais na Floresta Nacional Mapiá-Inauiní, na Bacia Purus, nos municípios Boca do Acre e Pauini. unidade de conservação federal no Amazonas. Durante a ação, seis pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em caça e pesca predatórias dentro da área protegida.
Entre os materiais apreendidos estão 1.200 kg de pescado, 1.000 kg de carne de caça e 10 tracajás vivos. Os agentes também confiscaram barcos, motosserras, armadilhas, armas de fogo e suprimentos utilizados nas atividades ilegais.
A operação integra as ações de fiscalização do ICMBio para proteger a fauna e a flora amazônicas, principalmente em áreas sob gestão federal. Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação, porte de equipamentos para caça, transporte irregular de animais silvestres e posse ilegal de arma de fogo. Novas investigações podem ampliar a lista de acusações.
A Operação Arama resultou na prisão em flagrante de seis pessoas e na apreensão de:
-
1.200 kg de pescado ilegal
-
1.000 kg de carne de caça (incluindo animais silvestres)
-
10 tracajás vivos (espécie de quelônio amazônico)
-
Armamentos e equipamentos utilizados nas atividades ilegais (armas de fogo, motosserras e armadilhas)
Crimes cometidos
Os infratores responderão por:
- Pesca e caça ilegais em unidade de conservação
- Porte ilegal de armas
- Transporte não autorizado de espécies silvestres
- Uso de equipamentos proibidos em área protegida
A ação reforça a fiscalização contínua contra a exploração predatória na Amazônia. Os presos foram levados à PF e podem ter novas acusações incluídas conforme avançam as investigações.
A Floresta Nacional Mapiá-Inauiní é uma área federal protegida que sofre constante pressão de atividades ilegais. Operações como esta visam preservar a biodiversidade amazônica e coibir crimes ambientais.
Comentários
Cotidiano
Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A
Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.
Contra Brasileia
O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão
Finais definidas
As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.
Comentários
Cotidiano
Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14
O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.
“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.
11 competições
A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).
“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Inter define Tite como alvo para treinador em 2026
Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge
Placar
O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12, que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.
Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.
“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.
Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.
Tite: último trabalho e passagem pelo Inter
O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.
Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.
Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.





Você precisa fazer login para comentar.