Cotidiano
Operação Arama prende seis por caça e pesca ilegal em floresta protegida no Amazonas
Foram apreendidos 1,2 toneladas de pescado, 1 tonelada de carne de caça e animais vivos; ação da PF e ICMBio também confiscou armas e equipamentos usados nos crimes

Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação. Foto: internet
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desencadearam, no último sábado (31/5), a Operação Arama para combater crimes ambientais na Floresta Nacional Mapiá-Inauiní, na Bacia Purus, nos municípios Boca do Acre e Pauini. unidade de conservação federal no Amazonas. Durante a ação, seis pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em caça e pesca predatórias dentro da área protegida.
Entre os materiais apreendidos estão 1.200 kg de pescado, 1.000 kg de carne de caça e 10 tracajás vivos. Os agentes também confiscaram barcos, motosserras, armadilhas, armas de fogo e suprimentos utilizados nas atividades ilegais.
A operação integra as ações de fiscalização do ICMBio para proteger a fauna e a flora amazônicas, principalmente em áreas sob gestão federal. Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação, porte de equipamentos para caça, transporte irregular de animais silvestres e posse ilegal de arma de fogo. Novas investigações podem ampliar a lista de acusações.
A Operação Arama resultou na prisão em flagrante de seis pessoas e na apreensão de:
1.200 kg de pescado ilegal
1.000 kg de carne de caça (incluindo animais silvestres)
10 tracajás vivos (espécie de quelônio amazônico)
Armamentos e equipamentos utilizados nas atividades ilegais (armas de fogo, motosserras e armadilhas)
Crimes cometidos
Os infratores responderão por:
- Pesca e caça ilegais em unidade de conservação
- Porte ilegal de armas
- Transporte não autorizado de espécies silvestres
- Uso de equipamentos proibidos em área protegida
A ação reforça a fiscalização contínua contra a exploração predatória na Amazônia. Os presos foram levados à PF e podem ter novas acusações incluídas conforme avançam as investigações.
A Floresta Nacional Mapiá-Inauiní é uma área federal protegida que sofre constante pressão de atividades ilegais. Operações como esta visam preservar a biodiversidade amazônica e coibir crimes ambientais.
Comentários
Cotidiano
Pedro Calid participa de treinamentos no Clube Brasília

Foto PHD: Pedro Calid e o técnico Pedrinho, do Brasília Vôlei
O levantador do Teles e da Seleção Acreana Sub-18 participou nesta semana de treinamentos no Brasília Vôlei, em Brasília, no Distrito Federal. O atleta aproveitou a passagem pela capital federal para testar o seu nível técnico e físico.
“Essa foi uma excelente experiência. É importante ter intercâmbio com outros atletas e treinadores para poder seguir crescendo dentro da modalidade”, comentou Pedro Calid.
Levantador promissor
Para o técnico Alfredo Teles, Pedro Calid é um dos novos talentos do vôlei acreano.
“O Calid é muito dedicado nos treinos e isso é fundamental para formação de um atleta. Ele vem sendo preparado para jogar o Brasileiro de seleções em 2026 e essa passagem no Vôlei Brasília vai acrescentar muito”, declarou Alfredo Teles.
Comentários
Cotidiano
Assermurb derrota o Andirá e segue na luta por uma vaga nas quartas

Foto João Valente: Assermurb conquistou uma vitória importante na disputa pela classificação
A Assermurb derrotou o Andirá por 4 a 1 nesta quarta, 17, no Florestinha, e chegou aos 8 pontos na fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-17. A Assermurb ocupa a 6ª colocação depois de sete partidas disputadas.
Santa x Tigre
Santa Cruz e Plácido de Castro fazem mais um confronto da primeira fase do Estadual Sub-17 nesta quinta, 18, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta. O confronto marca o reencontro do meia Mussarela, do Plácido de Castro, com a sua ex-equipe.
Comentários
Cotidiano
Brenda acerta com Galvez e é mais um reforço para o Estadual

Foto arquivo pessoal: Brenda chega no Galvez como uma grande contratação
A meia Brenda, ex-Operário do Mato Grosso, é mais um reforço do Galvez para a disputa do Campeonato Estadual Feminino. O acordo foi fechado nesta quarta, 17, e a atleta chega para ser titular nas Imperatrizes.
“Vamos montar um time para tentar a conquista do bicampeonato. A competição vai ser uma das mais disputadas dos últimos anos e estamos tentando fechar um elenco forte”, comentou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Mais atletas
Igor Oliveira ainda tenta as contratações de uma lateral esquerda, uma meia e uma atacante de área.
“Temos negociações encaminhadas e até o início da próxima semana devemos fechar. Quero um grupo com 23 atletas”, afirmou o dirigente.
Segue com a preparação
Ainda sem o elenco completo, o técnico Maurício Carneiro vem comandando os treinamentos no Sesc. A meta é ter todas as atletas em Rio Branco no fim da próxima semana.
Você precisa fazer login para comentar.