Cotidiano
Operação Arama prende seis por caça e pesca ilegal em floresta protegida no Amazonas
Foram apreendidos 1,2 toneladas de pescado, 1 tonelada de carne de caça e animais vivos; ação da PF e ICMBio também confiscou armas e equipamentos usados nos crimes

Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação. Foto: internet
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desencadearam, no último sábado (31/5), a Operação Arama para combater crimes ambientais na Floresta Nacional Mapiá-Inauiní, na Bacia Purus, nos municípios Boca do Acre e Pauini. unidade de conservação federal no Amazonas. Durante a ação, seis pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em caça e pesca predatórias dentro da área protegida.
Entre os materiais apreendidos estão 1.200 kg de pescado, 1.000 kg de carne de caça e 10 tracajás vivos. Os agentes também confiscaram barcos, motosserras, armadilhas, armas de fogo e suprimentos utilizados nas atividades ilegais.
A operação integra as ações de fiscalização do ICMBio para proteger a fauna e a flora amazônicas, principalmente em áreas sob gestão federal. Os presos foram levados à PF e podem responder por crimes como pesca e caça ilegais em unidade de conservação, porte de equipamentos para caça, transporte irregular de animais silvestres e posse ilegal de arma de fogo. Novas investigações podem ampliar a lista de acusações.
A Operação Arama resultou na prisão em flagrante de seis pessoas e na apreensão de:
-
1.200 kg de pescado ilegal
-
1.000 kg de carne de caça (incluindo animais silvestres)
-
10 tracajás vivos (espécie de quelônio amazônico)
-
Armamentos e equipamentos utilizados nas atividades ilegais (armas de fogo, motosserras e armadilhas)
Crimes cometidos
Os infratores responderão por:
- Pesca e caça ilegais em unidade de conservação
- Porte ilegal de armas
- Transporte não autorizado de espécies silvestres
- Uso de equipamentos proibidos em área protegida
A ação reforça a fiscalização contínua contra a exploração predatória na Amazônia. Os presos foram levados à PF e podem ter novas acusações incluídas conforme avançam as investigações.
A Floresta Nacional Mapiá-Inauiní é uma área federal protegida que sofre constante pressão de atividades ilegais. Operações como esta visam preservar a biodiversidade amazônica e coibir crimes ambientais.
Comentários
Cotidiano
Wendell Barbosa confirma presença no AJP do Rio de Janeiro

Foto PHD: Wendell Barbosa entra em um novo momento da carreira
O paratleta Wendell Barbosa confirmou a participação no AJP do Rio de Janeiro, competição programada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Arena Carioca.
“Vamos começar a temporada de 2026 em grande estilo. Disputar torneios no Rio de Janeiro, a capital da arte suave no Mundo, e sempre desafiador e prazeroso”, declarou Wendell Barbosa.
Como faixa preta
Wendell Barbosa terá o seu primeiro desafio como faixa preta e isso amplia o nível técnico das lutas.
“Teremos desafios maiores e bem mais difíceis. O Brasil tem os melhores atletas do Mundo e a qualidade dos adversários dispensa qualquer comentário. O momento, agora, é para intensificar os treinamentos”, avaliou Wendell Barbosa.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper de Futsal inicia com bons jogos e muitos gols

Foto João Valente: Botafogo Academy e Camisa 11 fizeram um jogo sem gols da rodada de abertura
Começou neste domingo, 18, no ginásio do Sesc, a 11ª Copinha Arasuper de Futsal com 12 partidas nas categorias Sub-10, 12 e 14.
“Iniciamos a Copinha com o maior número de equipes. O evento cresceu e estamos avaliando a possibilidade de realizar a uma segunda divisão para contemplar mais equipes e ampliar as disputas”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins
Confira os resultados
Sub-10
Escola do Galvez 7 x 1 Santinha
Sena Esporte 4 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 3 x 0 Boleiro Mirim
Rei Artur 4 x 0 Xavier Maia
Sub-12
Escolinha da Conquista 2 x 1 Meninos da Vila
Sena Esporte 5 x 1 Barcelona do Calafate
Botafogo Academy 0 x 0 Camisa 11
Flamenguinho 2 x 0 Furacão do Norte
Sub-14
Santa Cruz 6 x 1 Botafogo Academy
Escola do Galvez 5 x 2 Bangu
Flamenguinho 2 x 1 Santinha
Cruz Azul 3 x 3 PSC
Comentários
Cotidiano
FATRI define calendário das competições da temporada 2026

FATRI define calendário das competições da temporada 2026
O departamento técnico da Federação Acreana de Triathlon(FATRI) divulgou neste domingo, 18, o calendário de competições para a temporada de 2026. A temporada inicia com um Aquatlhon(natação e corrida) no dia 29 de março e será fechada no dia 6 de dezembro com Seringueiro de Ferro.
“Vamos ter mais eventos em 2026. Os desafios serão ampliados e isso fortalece o nosso esporte”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.
Acreanos nos Mundiais
Além do calendário Estadual, o Acre tem 14 atletas classificados para os Mundiais de Triathlon e Multiesportivo(Duathlon). O Triathlon será promovido em Pontevedra, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de setembro e o Duathlon está programado entre 12 e 26 de novembroem Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Calendário 2026
Aquatlhon(natação e corrida)/29 de março
Duathlon(corrida e bike)/31 de maio
Triathlon 70.3/26 de julho
Seringueiro de Ferro/6 de dezembro

Você precisa fazer login para comentar.