fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Onda de frio pode chegar ao Acre com temperatura a 10 graus

Publicado

em

Uma intensa onda de frio polar chegará ao Acre na próxima terça-feira, 9 de agosto, derrubando brusca e acentuadamente a temperatura, principalmente em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira e municípios vizinhos, com mínimas que podem oscilar, ao amanhecer dos dias seguintes, entre 10 e 13ºC, de acordo com o portal O Tempo Aqui.

Outro portal, o ClimaTempo, explica que essa frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira, 8 de agosto, mas só se organiza completamente na terça-feira, 9 de agosto, junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Esta frente fria traz também uma forte massa de ar frio de origem polar.

As mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, deverão oscilar entre 10 e 13ºC, em Rio Branco e demais municípios do leste e do sul do Acre. No entanto, segundo O Tempo Aqui, os fortes ventos, que estarão soprando da direção sudeste, deixarão sensação térmica ainda mais baixa para quem estiver exposto a tais ventos, cujas rajadas, em alguns pontos, poderão passar de 50km/h.

“Essa massa de ar polar será muito abrangente, devendo ser a mais forte do ano a atingir a Amazônia, até o momento. Até a cidade de Manaus deverá ser atingida pelos ventos dessa onda polar”, diz o portal acreano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Chuvas reduzem quase 100% os focos de queimadas no Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Pedro Devani/Secom

O número de queimadas no Acre caiu drasticamente nos primeiros quatro meses de 2025. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o estado registrou apenas 46 focos de incêndio neste ano.

Segundo os dados, foram registrados 35 focos de incêndio em janeiro, 5 em fevereiro, nenhum em março, 3 em abril e outros 3 até o dia 2 de maio.

A redução é de 99,5% em comparação com o segundo semestre de 2024, quando os satélites do Inpe identificaram 8.551 focos em todo o território acreano.

A queda está diretamente relacionada ao chamado “inverno amazônico”, período de chuvas intensas que compreende os primeiros meses do ano na região Norte.

De acordo com o Inpe, o período crítico de queimadas no estado ocorre entre julho e setembro, quando as chuvas cessam e se intensifica a estiagem, elevando os registros de focos de calor.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo entrega madeira para reforma de passarelas em Epitaciolândia

Publicado

em

Entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. Foto: Felipe Freire/Secom

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizou na manhã deste sábado, 3, a entrega de madeira para a reforma das passarelas de pedestres da Ponte José Augusto, que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia. A ação visa garantir mais segurança e condições adequadas de mobilidade para a população que transita diariamente entre os dois municípios.

Durante a entrega, o governador Gladson Camelí destacou o compromisso de sua gestão com a população e a importância da iniciativa. “Essa entrega é importante principalmente para garantir o direito de ir e vir de toda uma população. São ações que reforçam nosso compromisso com as prefeituras e mostram que com união conseguimos vencer desafios. A passarela da Ponte José Augusto é uma prioridade, pois oferece segurança para os pedestres que a utilizam todos os dias”, afirmou.

Segundo o presidente do Imac, André Hassem, a doação das madeiras atende a uma demanda urgente da população e visa garantir trafegabilidade segura. “As passarelas, que somam 240 metros — 120 metros de cada lado —, já estavam com trechos bastante comprometidos. Algumas tábuas já tinham caído, o que representava um risco. Estamos entregando esse material para que a prefeitura possa iniciar a troca imediata e garantir melhores condições aos pedestres e ciclistas”, destacou.

A ação integra a política de apoio institucional do governo do Estado aos municípios, reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade de vida dos acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Caso Micaias: polícia conclui que jovem morto no Taquari era inocente

Publicado

em

Foto: arquivo pessoal

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato de Micaias Santos de Almeida, de 18 anos, morto a tiros em fevereiro deste ano em Rio Branco. Segundo as investigações, ele e um amigo foram confundidos com membros de uma facção rival por criminosos que planejavam um ataque em razão da guerra entre grupos criminosos no estado.

Micaias e André Silva dos Santos, que também tem 18 anos e sobreviveu ao ataque, caminhavam pela rua após visitarem um amigo no bairro Taquari quando foram baleados por dois homens em uma motocicleta. Os disparos ocorreram nas proximidades da Rua Baguari, entre o Taquari e o Ramal Menino Jesus, no Loteamento Praia do Amapá.

De acordo com entrevista do delegado Cristiano Bastos, à Rede Amazônica no Acre, os dois jovens eram inocentes e não tinham qualquer ligação com o crime organizado. “O Micaias e o André, que é o sobrevivente, foram vítimas inocentes dessa guerra entre facções, eles não tinham nenhum envolvimento com crime. Os autores [do crime] possuem envolvimento com organização criminosa e a intenção inicial deles era praticar crime contra as pessoas que estavam em uma festa no bairro Taquari, que seria uma festa de organização criminosa rival”, afirmou.

Dois dos quatro envolvidos foram presos dias após o crime pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Um terceiro suspeito está foragido e o quarto é menor de idade, tendo o caso encaminhado à Vara da Infância e Juventude. Segundo o delegado, os criminosos usaram duas motos no ataque, cada uma com dois ocupantes.

A polícia apurou que os autores ficaram nas imediações da festa, aguardando alguém sair para efetuar o ataque. Micaias e André, que não estavam na festa, passaram pelo local no momento em que os criminosos decidiram agir.

Presidente do projeto social “SOS Taquari”, Micaias era conhecido por seu envolvimento com ações voltadas à infância e juventude do bairro onde morava. Ele liderava atividades esportivas e parcerias com outras iniciativas voluntárias, como o projeto Amigos Solidários no Acre. O coordenador da organização, Derineudo de Souza, descreveu o jovem como um líder nato e sonhador. “Ele era um ser de luz, uma pessoa diferente, que brilhava e usava esse brilho para tentar ajudar a comunidade do Taquari”.

Na época do crime, Micaias foi atingido por quatro tiros e morreu no local antes de receber atendimento. André foi socorrido com ferimentos no tórax e no abdômen e sobreviveu. Os dois tinham acabado de sair para acompanhar um amigo até em casa quando foram surpreendidos pelos disparos.

Os suspeitos que estão presos agora aguardam julgamento em regime preventivo. Os nomes dos envolvidos seguem sob sigilo.

Comentários

Continue lendo