fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Oficial do Exercito Brasileiro causa pânico após perseguir e atirar contra família em Brasiléia

Publicado

em

Arma usada pelo tenente do Exercito Brasiléia, Wander D. G. Souza.

Arma usada pelo tenente do Exercito Brasiléia, Wander D. G. Souza.

Menor de 12 anos foi atingido no pé por um dos disparos feito pelo tenente que perseguia e atirava contra camionete

Alexandre Lima

Será uma data para se esquecer, ou ao menos tentar. Raimundo Rodrigues Vidal, um senhor de 70 anos, tentava chegar em sua casa localizada no ramal do km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), na companhia de Raimundo Nonato de Souza Bispo (42) e sua esposa, Maria Nilzete Barbosa da Silva e seus filhos menores de 12 e 2 anos de idade, além de Eurides Araújo da Silva Costa.

Segundo o depoimento, a camionete estava próximo ao trevo de acesso a BR 317 no início da noite deste sábado, dia 27, quando perceberam que uma moto vinha sentido contrário pela Avenida Manoel Marinho Montes, teria invadido a contra mão.

Numa manobra rápida, Seu Raimundo virou para a esquerda afim de evitar a colisão frontal, mas, a moto ainda tocou na parte traseira do lado direito, fazendo com que o motoqueiro caísse na Avenida. Parando mais a frente com o intuito de oferecer ajuda, perceberam que o mesmo teria se levantado e sacado uma arma.

Moto do militar foi apreendida e levada para o pátio da PM em Brasiléia.

Moto do militar foi apreendida e levada para o pátio da PM em Brasiléia.

Temendo pelo pior, saíram do local rumo a BR. O motoqueiro que teria sacado de uma arma, seria um tenente do Exercito Brasileiro, identificado como Wander D. G. Souza, de 49 anos, e estaria pilotando uma moto modelo Honda/CBR, placa NAB 6813, de alta cilindrada.

Foi apurado que o Tenente estava voltando de uma confraternização, festa realizada do Clube da Polícia Militar, localizado no km 02 da BR 317. Neste local teria ingerido bebida alcoólica e portava uma pistola de grosso calibre, uso exclusivo do Exercito, modelo Taurus, calibre 40mm.

Numa atitude impensada, o militar abordou um veículo VW/Saveiro, placas MZQ 4537, dirigido por Fábio Lopes dos Santos (28), e o fez seguir a camionete pela BR. Alguns quilômetros a frente na tentativa de fazer parar, o mesmo iniciou disparos sem saber quem estaria dentro.

Projétil que atingiu o pé do menor, foi encontrado no dia seguinte dentro da camionete.

Projétil que atingiu o pé do menor, foi encontrado no dia seguinte dentro da camionete.

Um desses disparos, acertou a porta traseira do lado esquerdo e atingiu o pé do menor de 12 anos. Foi quando Fábio teria perdido o controle pelo nervosismo e a Saveiro saiu da estrada, bateu no barranco e capotou, jogando o militar de cima. Mesmo assim, se levantou com a arma na mão e teria tentado parar a camionete.

Dentro da camionete, o menor alertou que foi atingido e procuraram apoio num balneário localizado no km 10 e acionaram a Polícia Militar. De volta para procurar ajuda no hospital, ainda viram o militar na estrada e o motorista saindo debaixo do carro capotado.

O mesmo foi abordado pelos policiais militares que o conduziu ao hospital, pois havia sinal de machucado pelo corpo. No mesmo tempo, o menor também era atendido e ficava em observação e por ser oficial do Exercito, recebeu apoio de soldados armados dentro da unidade hospitalar.

O motorista da Saveiro, Fábio prestou depoimento na delegacia após escapar do capotamento na BR.

O motorista da Saveiro prestou depoimento na delegacia após escapar do capotamento na BR.

O caso está registrado na delegacia de Brasiléia e conduzido pelo delegado Mardilson Vitorino, onde deteve a arma do militar. Somente horas depois, o mesmo seria ouvido, mas optou pelo seu direito de ficar calado, para em seguida ser conduzido ao quartel do Exercito em Epitaciolândia, onde ficará aguardando o desenrolar do caso.

Todos os envolvidos também foram ouvidos e o militar poderá responder inicialmente, por tentativa de homicídio, lesão corporal grave e atirar em via pública. Sem falar dos procedimentos internos que poderá sofrer no Exército Brasileiro.

Durante a manhã deste domingo, o pai do jovem conseguiu localizar o projétil que acertou seu pé e entregou na delegacia para que seja periciada e faça parte do processo aberto.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista de aplicativo e passageiro são presos com simulacro de arma de fogo em Rio Branco

Publicado

em

Foto/captura

Na tarde desta quinta-feira (30), o motociclista de aplicativo Eduardo Luiz de Paula Lima, de 28 anos, e o passageiro Isaque Mota de Carvalho, de 37 anos, foram presos pela Polícia Militar do Acre (PMAC) nas proximidades do Horto Florestal, em Rio Branco.

Durante patrulhamento no bairro Santa Quitéria, agentes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do Bope, avistaram a dupla em uma motocicleta Yamaha Fazer 250 em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da polícia, os dois tentaram fugir, mas foram interceptados na rua José Magalhães, no bairro Conquista.

Foto/captura

Na revista pessoal, os policiais encontraram um simulacro de pistola Glock na cintura de Isaque, que resistiu à prisão e precisou ser contido. Ele já possui passagem por roubo.

Eduardo, que conduzia a motocicleta, afirmou que estava realizando transporte por aplicativo e desconhecia que o passageiro carregava um simulacro de arma de fogo.

Foto/captura

Diante dos fatos, ambos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde a ocorrência foi registrada e as providências legais serão tomadas.

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Ponte sobre o Rio Caeté não será demolida e será transformada em estaiada, afirma superintendente do Dnit

Publicado

em

O Dnit já está tomando providência e nós temos que correr agora através do governo federal, via Denit, para que esse problema seja corrigido, para que a gente possa ter recursos para consertar, recuperar essa ponte e dar segurança às pessoas

Em uma reunião com empresários e políticos na noite dessa quarta-feira, 29, na sede da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, informou que a ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, não será mais demolida, como havia anunciado antes. Ele informou que os pilares, que estão em movimento, serão removidos e a estrutura será aproveitada, ampliada e terá o mesmo modelo de outras pontes da BR-364, chamada estaiada.

“Não vai ser demolida. Como tem um problema geológico entre o P2 e P5, então nós vamos remover esses pilares e vamos estaiar, como a ponte aqui de Cruzeiro do Sul, com um vão livre, ampliar essa ponte de 210 para 360 metros, levantar duas torres em cima da própria ponte. Nós vamos ter que fazer um tipo de licitação através da contratação integrada e quem ganhar vai ter que fazer o projeto básico, projeto executivo e a execução dessa obra e com isso, em julho, a gente provavelmente já esteja cavando os primeiros tubulões. Essa licitação vai acontecer ao nível de Brasil”, explicou Ricardo, que descartou o risco de haver desabastecimento em Cruzeiro do Sul e demais cidades que dependem da BR-364, onde está a ponte.

“Com nosso monitoramento, os ônibus e carros pequenos vão passar pela ponte e por baixo os caminhões, até o mês de abril, maio, quando o rio baixa. Já tendo a licitação da obra, a gente vai pedir também que a empresa que ganhar faça como foi feito na ponte de Tarauacá, onde nós estamos fazendo a ampliação com um desvio, passando normalmente sem nenhum problema. Então aqui nós estamos querendo reforçar o pilar até a construção definitiva dos estais. Não vai haver nenhum desabastecimento, o que vai ter é que no normal, os caminhões fariam o percurso em cima da ponte em 15, 20 segundos e ele agora vai gastar meia hora para passar“, relatou.

Apesar da preocupação, o presidente da Associação Comercial, Jairo Bandeira, acredita que a operação terá sucesso e as mercadorias continuarão chegando ao Vale do Juruá.

“A nossa preocupação é com a logística de translado das nossas mercadorias, porque já sofremos demais com o isolamento ao longo dos anos, e hoje tememos que isso venha trazer alguns ônus a mais para a nossa sociedade. Mas eu creio que não, porque os órgãos, tanto o Dnit quanto o governo, estão agindo para que não venha a ocasionar a falta e aumento do preço dos produtos”, declarou.

Para o prefeito Zequinha Lima, que articulou a reunião, os esclarecimentos foram importantes para os gestores das cidades do Vale do Juruá.

“Eu fiz o convite para que o Ricardo viesse aqui para esclarecer de fato que decisão foi tomada pelo Dnit porque qualquer bloqueio muda a vida das pessoas aqui, seja do cidadão comum, seja do empresariado. Colocamos nossos questionamentos e o superintendente esclareceu todas as medidas que estão sendo tomadas para que possa evitar o desabastecimento aqui da nossa região. A gente quer diminuir os problemas da região junto com o Ricardo, a população e os empresários e buscar solução para médio, curto e longo prazo”, destacou o gestor.

O deputado federal Zezinho Barbary, cita a necessidade de garantir recursos para viabilizar solução para o problema da ponte do Caeté.

“O Dnit já está tomando providência e nós temos que correr agora através do governo federal, via Denit, para que esse problema seja corrigido, para que a gente possa ter recursos para consertar, recuperar essa ponte e dar segurança às pessoas. Além da ligação, por onde chega a alimentação e tudo aqui para o Juruá, nós também temos que ter a preocupação de não colocar a vida das pessoas em risco”, concluiu o parlamentar.

Ponte estaiada

As estaiadas, como as de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, têm uma ou mais torres (ou postes), a partir das quais os cabos sustentam a ponte. Uma característica dessas pontes são os cabos ou estais, que correm diretamente da torre para o convés, formando um padrão semelhante a um leque ou uma série de linhas paralelas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Após assassinado de comerciante a tiros durante assalto em Cruzeiro do Sul, dois suspeitos são presos

Publicado

em

Esposa da vítima relatou à polícia que criminosos chegaram armados no local e acusaram Manoel Carlos Alemão da Costa, de 48 anos, de comprar mercadoria roubada. Suspeito foi preso pela Polícia Civil

Informações preliminares indicam que a vítima se recusou a pagar “caixinha”, um suborno solicitado por criminosos, o que pode ter motivado o assalto e o homicídio subsequente. Foto: captada 

Na tarde desta quinta-feira (30), um assalto terminou em tragédia no bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul. O comerciante Manoel Carlos Alemão da Costa, de 48 anos, conhecido como “Scoob”, foi morto a tiros dentro de seu estabelecimento na Rua Amazonas.

Crime ocorreu na Rua Amazonas, no bairro Cruzeirão, em Cruzeiro do Sul. Foto: Reprodução

De acordo com testemunhas, a vítima foi surpreendida por criminosos armados que invadiram o comércio e efetuaram disparos contra ele. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local, Manoel já estava sem vida. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo e os procedimentos periciais.

A Polícia Militar iniciou buscas logo após o crime e, em menos de uma hora, dois suspeitos foram presos pela Polícia Civil.

O comerciante Manoel Carlos Alemão da Costa, de 48 anos, conhecido como “Scoob”, foi morto a tiros dentro de seu estabelecimento na Rua Amazonas. Foto: cedida 

Inicialmente, o caso foi tratado como latrocínio (roubo seguido de morte). No entanto, informações extraoficiais indicam que o crime pode estar relacionado à recusa do comerciante em pagar taxas ilegais a uma facção criminosa ou a um possível acerto de contas.

A investigação segue em andamento para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar possíveis outros envolvidos no crime.

Manoel Carlos Alemão foi assassinado na tarde desta quinta-feira (30) em Cruzeiro do Sul. Foto: Reprodução

De acordo com testemunhas, a vítima foi surpreendida por criminosos armados que invadiram o comércio e efetuaram disparos contra ele. Foto: cedida 

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo